Dual Boot Ubuntu 19.10 x Windows 10

IgoPereira
IgoPereira Member Posts: 7

Tinkerer

editado junho 2023 em Arquivo de 2020
Prezados, boa tarde.

Gostaria de tirar umas dúvidas, já li em alguns fóruns, inclusive aqui também, sobre os problemas do Dual Boot.
O modelo da minha máquina é o: AN517-51-56YW

Pois, segui as recomendações:
1) Criei uma senha de supervisor
2) Desativei o 'Secure Boot'
3) Ativei o 'F12 Boot Menu'
4) Mudei o SATA Mode de 'RTS Premium with Optane' para 'AHCI'
5) Pendrive bootavel com a ISO 19.10 
6) No grub adicionei o comando nouveau.modeset=0

Até aí tudo ok, o problema é que para usar o Windows tenho que ir na Bios e mudar o sata mode para 'RTS' (caso queira usar Win10), ou deixar em 'AHCI' (para usar o Ubuntu).
Como posso ajustar para que não precise sempre fazer essas mudanças na Bios independente do sistema que queira usar?

Muito obrigado!

Att,

Melhor resposta

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Responder ✓
    Boa tarde IgoPereira !

Isso porque cada sistema está instalada num base de sata mode diferente.
    Ambos deveriam estar em AHCi ou
    RTS Premium with Optane
    Nesse caso, ou reinstala o Linux nesse modo (é um pouco trabalhoso e pode ocorrer erros devido a base do kernel) ou reinstala o Windows em AHCi.
    Ficar realizando essa troca na Bios pode gerar erro de interpretação e deixar um ou os dois sistemas inacessíveis.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    Responder ✓
    Boa tarde IgoPereira !

Ambos deveriam estar em AHCi ou
    RTS Premium with Optane
    Nesse caso, ou reinstala o Linux nesse modo (é um pouco trabalhoso e pode ocorrer erros devido a base do kernel) ou reinstala o Windows em AHCi.
    Ficar realizando essa troca na Bios pode gerar erro de interpretação e deixar um ou os dois sistemas inacessíveis.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• IgoPereira

Tinkerer

MaClane disse:
    Boa tarde IgoPereira !

Ambos deveriam estar em AHCi ou RTS Premium with Optane
    @MaClane, muito obrigado!

Vou tentar ajustar o Windows para AHCi sem reinstalar, você acha possível?

• MaClane
    Possivelmente ocorrerá erro e o sistema ficará inacessível.

Sincerely, J. MaClane ™

• IgoPereira

Tinkerer

@MaClane, valeu mais uma vez!

Mudei o 'Sata Mode' para AHCi, formatei e reinstalei o Win10 junto com o Ubuntu 19.10. Funcionou perfeitamente!

Abs!

• MaClane
    Boa noite IgoPereira !

Excelente!
    Que bom ter lhe ajudado!
    Precisando de algo, basta postar!

Sincerely, J. MaClane ™

• DavidUP
    DavidUP Member Posts: 47 Troubleshooter
    Bom dia @MaClane!

Pode me ajudar Com Dual Boot Windows10 e Ubuntu? Cara não sei mais o que fazer... E não queria fazer por VirtualBox.

Meu note: F15 F5-573-521B, HDD 1Tb, memória de 8Gb. Windows10.
    Porém atualmente eu coloquei SSD m2 de 500Gb e nele instalei o Windows. E no HDD de 1Tb coloquei dados. Eu segui alguns vídeos e tutoriais e fiz já o seguinte com os seguintes resultados:

1. Separei uma partição do SSD para o Ubuntu de 40Gb. E ajustei a inicialização do Windows para 30s. Baixei a isso 19.10 do Ubuntu do site deles mesmo. E usei o BalenaEtcher pra carregar no pendrive sandisck de 16Gb.
    2. Na BIOS configurei para UEFI e desabilitei o Boot seguro. 
    3. Na maioria das vezes no início da instalação, ou quando abre o acesso live, Try Ubuntu antes de instalar, naquelas linhas aparece uma falha, não lembro agora. Mas carrega normalmente e prossigo a instalação.
    4. Todas as vezes que tentei instalar não aparece aquela informação de que foi detectado que o Windows10 está instalado se quero instalar ao lado. Porém de tantas vezes agora fala que há vários OSs instalados... E eu escolho avançado e escolho as partições que destinei para o Ubuntu.
    5. Normalmente eu coloco 40Gb para o Ubuntu e algumas vezes 2Gb para o swap. Na partição do Ubuntu coloco como ext-4 e / de montagem...
    6. Ele termina a instalação mas sobe direto para o Windows10 não aparece a opção de escolha do OS a ser carregado. Porém está ocorrendo aquele problema de que todas as vezes a hora está errada.
    7. Por último tentei instalar o Ubuntu em uma partição de 70Gb do HDD mas não deu certo. Eu escolhi a própria partição pra pôr o boot. E nas anteriores sempre escolho o SSD como local dos boots.
    8. Eu já tentei restaurar o grub mas dá erro, as vezes diz que não está instalado.

Olha eu não manjo quase nada destas coisas, tudo isto aí foi nos canais e nos tutoriais que fui vendo. Mas não manjo de BIOS e nada de Linux. Mas gostaria muito de aprender porque há uma aplicação no meu trabalho. E porque gosto de tecnologia também.

Por favor me dá uma ajuda.

Muito obrigado!

Abraços!
  • MaClane
    Bom dia DavidUP Po!

Sua mensagem ja foi criada um topico elo sistema aqui:

https://community.acer.com/pt/discussion/comment/783757#Comment_783757

Mantenha por la as questões.

Sincerely, J. MaClane ™