Desempenho Aspire E15 E5-553G-T4TJ
mqueiroz142
Member Posts: 7 New User
em Laptops
Boa tarde, tudo bem? Adquiri um laptop do modelo acima e após alguns dias de uso começou a perder desempenho, quando na verdade deveria ganhar.
Inicialmente veio com 1TB HD e 4GB RAM com Windows 10 Home 64bits, troquei por 1 SSD de 240GB que eu já usava em outro laptop com Windows 10 Pro 64bits e adicionei 8GB de RAM, totalizando 12GB de RAM. Ele utiliza a placa gráfica integrada e dedicada normalmente, mas ainda assim apresenta quedas bruscas em jogos como League of Legends e Paladins, com configurações baixas.
Eu já li outras perguntas e soluções, compreendo que esse laptop não é feito para jogos, realizei todos os procedimentos que encontrei aqui pelo fórum, meus drivers estão todos atualizados através do Driver Booster, windows updater está em dia e a única coisa que eu não estou utilizando é o software amd radeon, pois pasmem, ele só piora o desempenho gráfico do laptop (tentei versões indicadas no fórum e versões mais recentes, não melhorou nada nada) e minhas opções de energia estão em Alto Desempenho, só utilizo o laptop conectado ao carregador.
Novamente, eu sei que o laptop não é feito para jogos, mas ele não está apresentando apenas quedas de FPS durante partidas, também está com um desempenho horrível para tarefas comuns, ex.: utilizo o Firefox para tentar ganhar mais velocidade, iniciei o browser e ao abrir 5 abas de uma vez o laptop travou geral, tentei iniciar o gerenciador de tarefas e NADA respondeu, tive que reiniciar a força. Apenas com uma aba do Firefox aberto ele apresenta um alto uso de CPU, beirando 90%, se eu tentar abrir alguma coisa, chega a 100% e dá uma travada.
Já vi dicas para instalar o Windows 7, justamente por conta do uso de CPU 100% (inclusive realizei quase todos os tutoriais que achei pela net, mas o uso continua alto com quase nada aberto), mas não encontro todos os drivers desse laptop para o Windows 7, fico com medo de piorar a situação ao tentar trocar o sistema operacional.
Enfim, quero alguma luz, porque com 12GB de RAM, SSD de 240GB (eu uso no máximo uns 150GB, tenho muita pouca coisa instalada porque o SSD tem uns 3 meses de uso), um processador relativamente bom que fica entre 2.20 e 2.64Ghz, placa de vídeo dedicada, como pode estar tão ruim até para tarefas básicas? E não gostaria de enviar para a assistência, pois já vi aqui no fórum também que um cara enviou por conta do uso alto de CPU e voltou do mesmo jeito, e como vendi meu antigo laptop agora só tenho esse para usar.
Desde já, agradeço.
0
Melhores respostas
-
Boa tarde mqueiroz142 !
Começando pelo processador, A10-9600P (que possui a mesma base do A12 9720p) que não é "relativamente bom":
A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
Então ele tem comparação a no máximo um i3 de 4ªGen dual-core.
Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.
Uma GPU (no caso a R7M440) não renderiza nenhuma informação sozinha.
Ela necessita de um conjunto de hardware adequado para que o desempenho final possa ser alcançado sem gargalos.
Como o A10 não tem o desempenho final para em conjunto processar e reenviar as informações de saída, a R7 M440 acaba por ter um desempenho muito próximo de uma 920MX
Em resumo...
A Acer desenvolveu esse projeto para um segmento de tarefas normais do dia-a-dia computacional.
Muitas configurações que são funcionais para alguns podem simplesmente não funcionar para outros devido a fatores como incompatibilidade de versões de drivers, bases de atualização do Windows, dentre outros.
Em alguns casos, uma "simples" atualização do Windows pode causar enormes perdas de desempenho.
Outra questão são jogos online.
A queda de FPS em praticamente 99% desses jogos se refere a questões como banda contratada velocidade interna da rede, dedicação de link, ping, disponibilidade de servidores, dentre outros do que a configuração física dos laptops ou desktops.
O que realmente deve fazer é utilizar a controladora AMD Adrenalin pois somente ela tem suporte para gerenciar a APU de forma adequada.
Lembrado de que essas são as configurações básicas tanto para se jogar quanto para utilizar o máximo desempenho do equipamento:
1- todos os drivers e o Windows devem estar devidamente atualizados
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
3- a bateria deve ser carregada a 100% antes de jogar
4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
5- as aplicações dos jogos e softwares pesados devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvida, caso possua uma) para ser a principal
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Se após a reinstalação o sistema se mantém estável e após algum tempo começa a decair, possivelmente alguma atualização pode star causando incompatibilidades.
A questão do Windows 7 quanto aos drivers (a Acer não fornece drivers homologados para esse modelo) podem ser conseguidos de diversas formas, como utilizando aplicações de automação (DriverBooster ou DriverPack), buscando pelas drivers nos sites das próprias desenvolvedoras (AMD, Realtek, etc) ou até mesmo escrevendo os drivers "na mão" (caso tenha conhecimento avançado de hardware e programação).
A questão é que deve possuir uma licença de Windows 7 original e válida para instalar.
Lembrando de que em janeiro de 2020 o suporte final a usuarios será finalizado pela Microsoft.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
O uso de processador a 100% é um erro comum no Windows 8, 8.1 e 10 devido a incompatibilidade de determinadas atualizações com dlls do sistema.
Realmente desabilitar os updates gera uma maior insegurança ao sistema, mas devido a tantos erros da Microsoft, acaba por ser uma "solução" aceitável.
Acesse o Gerenciador de Tarefas na aba "iniciar" e desative TODAS as aplicações que estiverem setadas para iniciar juntamente com o sistema.
Desinstale qualquer antivírus que tenha instalado.
Acesse os "Serviços" do Windows e procure por Superfetch (Syaman) e marque para "manual"
Reinicie e verifique o resultado.
Verifique essa questão também:
E esse vídeo também pode ajuda-lo:
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1
Respostas
-
Aqui estão alguns dos tutoriais que segui aqui do fórum e não deu certo:0
-
Boa tarde mqueiroz142 !
Começando pelo processador, A10-9600P (que possui a mesma base do A12 9720p) que não é "relativamente bom":
A AMD desenvolveu esse processador utilizando chip UVL com base na antiga arquitetura Bristol Ridge voltado apenas para desempenho suficiente em aplicativos típicos de escritório e web, além de multitarefa leve.
Ele possui TDP baixo de apenas 15W, que gera a questão de integração da APU com a GPU.
Ela necessita de um conjunto de hardware adequado para que o desempenho final possa ser alcançado sem gargalos.
Como o A10 não tem o desempenho final para em conjunto processar e reenviar as informações de saída, a R7 M440 acaba por ter um desempenho muito próximo de uma 920MX
Em resumo...
A Acer desenvolveu esse projeto para um segmento de tarefas normais do dia-a-dia computacional.
Muitas configurações que são funcionais para alguns podem simplesmente não funcionar para outros devido a fatores como incompatibilidade de versões de drivers, bases de atualização do Windows, dentre outros.
Em alguns casos, uma "simples" atualização do Windows pode causar enormes perdas de desempenho.
A queda de FPS em praticamente 99% desses jogos se refere a questões como banda contratada velocidade interna da rede, dedicação de link, ping, disponibilidade de servidores, dentre outros do que a configuração física dos laptops ou desktops.
O que realmente deve fazer é utilizar a controladora AMD Adrenalin pois somente ela tem suporte para gerenciar a APU de forma adequada.
Lembrado de que essas são as configurações básicas tanto para se jogar quanto para utilizar o máximo desempenho do equipamento:
2- o aparelho deve estar setado para usar o plano de energia de alto desempenho do Windows
4- a bateria deve estar setada nas opções avançadas de energia para máximo desempenho
5- as aplicações dos jogos e softwares pesados devem estar setadas no Painel da GPU dedicada (AMD ou Nvida, caso possua uma) para ser a principal
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptador
MaClane disse:Boa tarde mqueiroz142 !
Em resumo...
6- o aparelho deve estar conectado diretamente a uma tomada de energia exclusiva, devidamente aterrada sem nenhum adaptadorSei que para jogos não vai ter um ótimo desempenho, mas já sigo todas as configurações básicas que você citou e ainda assim, como mencionei, as vezes pra abrir o browser com mais de 2 abas ele trava, não é muito bom em multi tarefa, mas ser tão ruim assim? Ainda mais com uma memória boa.Eu reinstalei o W10 faz uma semana, no começo estava de boa, mas o desempenho voltou a cair essa semana, o que pode ser? Parece que vai caindo ao longo do tempo, o que faria sentido se eu já tivesse instalado milhares de programas, baixado coisas de procedência duvidosa e tals... mas não fiz nada disso.Em um fórum do LoL um cara com esse mesmo notebook instalou o Windows 7 e resolveu o problema de FPS, mas vi que no site da Acer os drivers desse modelo são suportados somente no Windows 10, o que devo fazer?0 -
Se após a reinstalação o sistema se mantém estável e após algum tempo começa a decair, possivelmente alguma atualização pode star causando incompatibilidades.
A questão do Windows 7 quanto aos drivers (a Acer não fornece drivers homologados para esse modelo) podem ser conseguidos de diversas formas, como utilizando aplicações de automação (DriverBooster ou DriverPack), buscando pelas drivers nos sites das próprias desenvolvedoras (AMD, Realtek, etc) ou até mesmo escrevendo os drivers "na mão" (caso tenha conhecimento avançado de hardware e programação).
A questão é que deve possuir uma licença de Windows 7 original e válida para instalar.
Lembrando de que em janeiro de 2020 o suporte final a usuarios será finalizado pela Microsoft.
MaClane disse:Se após a reinstalação o sistema se mantém estável e após algum tempo começa a decair, possivelmente alguma atualização pode star causando incompatibilidades.
Lembrando de que em janeiro de 2020 o suporte final a usuarios será finalizado pela Microsoft.Vou tentar instalar o software da amd Adrenalin novamente, em relação ao uso de CPU 100% (agora por exemplo, estou com o fórum aberto e uma aba do youtube), você sabe o que poderia ser? Segui alguns tutoriais do youtube, tecmundo e tals, mas não adiantou.Talvez reinstalar o Windows 10 e desativar os updates? (sei que não é a melhor alternativa, mas pelo menos não reduziria o desempenho ao longo do tempo?)0 -
O uso de processador a 100% é um erro comum no Windows 8, 8.1 e 10 devido a incompatibilidade de determinadas atualizações com dlls do sistema.
Realmente desabilitar os updates gera uma maior insegurança ao sistema, mas devido a tantos erros da Microsoft, acaba por ser uma "solução" aceitável.
Acesse o Gerenciador de Tarefas na aba "iniciar" e desative TODAS as aplicações que estiverem setadas para iniciar juntamente com o sistema.
Acesse os "Serviços" do Windows e procure por Superfetch (Syaman) e marque para "manual"
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
MaClane disse:O uso de processador a 100% é um erro comum no Windows 8, 8.1 e 10 devido a incompatibilidade de determinadas atualizações com dlls do sistema.
0 -
Realizou TODOS os procedimentos?
MaClane disse:Realizou TODOS os procedimentos?
0 -
Nesse caso, realmente sugiro que reinstale seu sistema OEM de fábrica para testar.
Bom dia, em relação aos jogos, percebi que o problema é que estava esquentando muito, mesmo já utilizando um suporte com cooler. Vou comprar um ventiladorzinho usb para deixar nos dias mais quentes.Hoje o uso da CPU ta chegando a 100% quando abro alguma coisa (mesmo que seja a primeira coisa que to abrindo após ligar o note), depois vai caindo gradualmente.Vou acompanhar essa semana pois hoje percebi que está travando menos. Obrigada pela ajuda!0
-
Boa tarde mqueiroz142 !
A que tipo de equipamento se refere com "ventiladorzinho usb" ?
A questão da CPU chegar a 100% quando se abre algum aplicativo é perfeitamente normal em qualquer sistema.
Faça os testes e me informe aqui.
Esse notebook é um lixo assim mesmo, com o windows 7 melhora bastante mas o lol fica com 60 70 80 varia bastante, a Acer deveria ter vergonha de comercializar um produto tão ruim desse, um notebook que eu tinha da Acer i5 com Intel graphics 4000 rodava bem melhor que esse lixo.0
-
GabrielM disse:Esse notebook é um lixo assim mesmo, com o windows 7 melhora bastante mas o lol fica com 60 70 80 varia bastante, a Acer deveria ter vergonha de comercializar um produto tão ruim desse, um notebook que eu tinha da Acer i5 com Intel graphics 4000 rodava bem melhor que esse lixo.
Boa tarde!
O aparelho atende perfeitamente as necessidades e tem desempenho para o segmento que foi proposto e desenvolvido.
Ou seja, ele não é de segmento gamer e o conjunto de hardware não fornece suporte adequado a jogos.
A Acer não comercializa esse modelo como sendo gamer e não o desenvolveu para essa finalidade.
Se precisa de ajuda deve começar por parar de utilizar palavras ofensivas e começar a solicitar ajuda.
Se vocês comercializam um notebook com gpu dedicada ela tem que tem um desempenho razoável, até os gráficos integrados da Intel é melhor que isso, oque adianta eu pedir ajudar se vocês não vão resolver esse aparelho horrível.0
-
GabrielM disse:Se vocês comercializam um notebook com gpu dedicada ela tem que tem um desempenho razoável, até os gráficos integrados da Intel é melhor que isso, oque adianta eu pedir ajudar se vocês não vão resolver esse aparelho horrível.
Aqui não existe "vocês" porque não é um canal direto de comunicação com a Acer.
Aqui é um, fórum aberto participativo e colaborativo de usuarios e entusiastas Acer.
nem eu nem nenhum outro usuario aqui trabalhamos para a Acer ou a representamos legalmente.
Essa informação está no AUCA que teve acesso quando aceitou as regras do fórum.
O fato de haver uma GPU dedicada em absolutamente nada significa que o aprelho deva rodar jogos.
Esse modelo não é de segmento gamer e não possui suporte adequado a jogos.
Ele cumpri o papel para o qual foi desenvolvida (que não são jogos).
Começando pelo processador, A12 9720P :
Uma GPU (no caso a RX540) não renderiza nenhuma informação sozinha.
Como o A12 não tem o desempenho final para em conjunto processar e reenviar as informações de saída, a RX540 acaba por ter um desempenho muito próximo de uma 940MX, o que praticamente se equipara a uma MX110
São esses detalhes desconhecidos pela maioria dos usuarios que os leva a acreditar que apenas por um aparelho possuir um processador de clock base mais alto e uma GPU dedicada que irá rodar com desempenho aplicações para as quais não foi desenvolvido.
Pode sim utilizar métodos e procedimentos para tentar melhorar ao máximo o desempenho do aparelho, mas tendo em vista 2 informações:
1- ele nunca terá suporte adequado a jogos
2- a utilização elevada dos recursos irão diminuir a vida do equipamento
Leia esse procedimento desenvolvido por um usuario o qual orientei de diversas formas até conseguir otimizar ao máximo o aparelho:
https://community.acer.com/pt/discussion/581050/aspire-a515-41g-radeon-rx-540-r7-graphics-problemas-com-desempenho-solucionado
Tente também essa versão do Adrenalin: 18.10.1.
Vou testar as versões dos drivers, deixo AMD crossfire ativado?0
-
O CrossFire somente é disponibilizado nas versões antigas do Catalyst que foi descontinuado.
Bom dia, tive o prazer de adquirir o Acer T4TJ por um excelente custo/benefício.Coloquei apenas mais 8GB de memória RAM, ficando com um total de 12GB e pretendo no futuro colocar um SSD de 480GB e mais 8GB de RAM.Mesmo utilizando o HD original de 1TB com praticamente 80% da memória já utillizada (Acreditem, tenho Steam, Batle.net da Blizzard, Origin e a loja de games da EPIC Games, fora a loja de games e apps da própria Microsoft) e apenas 12Gb de memória RAM, deixo aqui minha opinião sobre este notebook.1) Não é GAMER... Se quiser um notebook gamer compre um ACER PREDATOR, vc terá desempenho de sobra... Pare de fantasiar comprar um notebook de R$1.500,00 desejando ter um PREDATOR.2) Tem excelente desempenho para tarefas comuns: Pessoalmente costumo abrir em média 13 habas no meu Firefox... Gsoto de ler notícias de manhã cedo e sim... Pequenos engasgos mas funcionando perfeitamente... As vezes além das 13 Habas no navegador ainda executo o Write, e-mail, atualizo o Norton, leio notícias no Microsoft Noticias e acompanho o mercado de ações.... SEM NENHUMA TRAVAMENTO.... Engasgos ??? SIm, mas SEM TRAVAMENTOS.3) Jogo Diablo III, Apex Legends, War Thunder e diversos outros jogos.... Sou um gamer profissional ??? Claro que não... Funciona bem ??? SIm, aqui tudo de boa. Tem desempenho para partidas em competição ? Claro que não, mas consigo o que desejo... DIVERSÃO.Resumidamente... Como disse acima.... Quer um PC Gamer ??? Pague R$7.000,00 a R$9.000,00 e compre um PREDATOR ou outro que lhe agrade, você terá FPS nas alturas, nada com engasgos.Quer um notebook com excelente custo/benefício ??? ACER T4TJ aqui em casa funciona perfeitamente, nunca tive meu processador em 100% de uso e nem HD, atualizo tudo pelo próprio programa da AMD, mantenho meu win10 atualizado e deixo o Norton antivirus sempre ativado (Só desativo temporariamente quando vou atualizar o drive de vídeo).1
-
Pra ser bem sincero, a única coisa que não me agradou neste T4TJ foi a incapacidade de executar máquinas virtuais sem ter o Win10 Profissional.Tenho outro Notebook ACER antigo com Core i5 que veio com o Win10 Home e funciona perfeitamente máquinas virtuais.No resto estou satisfeito.0