Boa noite pessoal!
Comprei este notebook em maio de 2018. Raramente usei ele fora de tomada e quase nunca tirei ele da bancada.
Em março deste ano fiz o seguinte upgrade:
SSD m.2 Kingston A1000
Memoria ram Kingston HyperX Impact 8GB
Alguns meses atrás (um bom tempo depois do upgrade) o note começou a desligar durante jogos (sempre ligado na tomada). Mais especificamente durante Apex Legends, que é o jogo que mais estava jogando no época. E sempre que ele desliga durante os jogos eu aperto o botão de power, o teclado acende e apaga umas 3 vezes até o note ligar de vez. Eventualmente jogava outros títulos e nunca desligou. Depois de ocorrer algumas vezes eu formatei o ssd m.2 e instalei o windows no outro ssd que uso no notebook, continuou o problema. Alternei a instalação dos games entre os dois ssd e não adiantou.
Passou um tempo e ele desligava bem eventualmente a ponto de eu não me importar muito. Cheguei a achar que Apex era mal otimizado ou algo do tipo. Porém recentemente comecei a jogar mais horas de outros jogos e o note desligou em todos que testei. O tempo de desligamento foi bem aleatório, mas agora ta demorando menos a ponto de uma vez ter desligado no lobby antes de carregar a partida.
Fiz diversos testes que li no fórum, de pessoas com problemas iguais ou parecidos. Vou listar os que eu lembro:
1. "Reforcei" aquela peça de borracha que fica na tampa que dá acesso a memória ram para pressionar o botão melhor
2. Deixei a bateria descarregar por completo umas 3 vezes e dei carga máxima com o notebook desligado
3. Testei individualmente os 2 pentes de ram nos jogos
4. Fiz a limpeza e troca de pasta térmica. Baixou um pouco a temperatura, ambos ficando na casa dos 60ºC~65ºC durante jogos.
5. Removi os drivers da bateria e reiniciei o note
6. Reinstalei os drivers de vídeo
7º Apertei melhor os parafusos da carcaça do note
E hoje acabei de testar Apex com o notebook desconectado da fonte (cortou bastante os fps) até quase acabar a bateria. Então liguei na fonte desligou em menos de 2 minutos. O que me levou a crer duas coisas: pode ser problema na fonte ou quando cpu e gpu sofrem um stress grande. E uma ultima observação, ele nunca desligou durante outras tarefas, só games mesmo.
Espero que não tenha esquecido de nada

valeu!