Nitro 5 (AN515-51) desligando durante jogos
Laurofa
Member Posts: 5 New User
Boa noite pessoal!
Comprei este notebook em maio de 2018. Raramente usei ele fora de tomada e quase nunca tirei ele da bancada.
Em março deste ano fiz o seguinte upgrade:
SSD m.2 Kingston A1000
Memoria ram Kingston HyperX Impact 8GB
Alguns meses atrás (um bom tempo depois do upgrade) o note começou a desligar durante jogos (sempre ligado na tomada). Mais especificamente durante Apex Legends, que é o jogo que mais estava jogando no época. E sempre que ele desliga durante os jogos eu aperto o botão de power, o teclado acende e apaga umas 3 vezes até o note ligar de vez. Eventualmente jogava outros títulos e nunca desligou. Depois de ocorrer algumas vezes eu formatei o ssd m.2 e instalei o windows no outro ssd que uso no notebook, continuou o problema. Alternei a instalação dos games entre os dois ssd e não adiantou.
Passou um tempo e ele desligava bem eventualmente a ponto de eu não me importar muito. Cheguei a achar que Apex era mal otimizado ou algo do tipo. Porém recentemente comecei a jogar mais horas de outros jogos e o note desligou em todos que testei. O tempo de desligamento foi bem aleatório, mas agora ta demorando menos a ponto de uma vez ter desligado no lobby antes de carregar a partida.
Fiz diversos testes que li no fórum, de pessoas com problemas iguais ou parecidos. Vou listar os que eu lembro:
1. "Reforcei" aquela peça de borracha que fica na tampa que dá acesso a memória ram para pressionar o botão melhor
2. Deixei a bateria descarregar por completo umas 3 vezes e dei carga máxima com o notebook desligado
3. Testei individualmente os 2 pentes de ram nos jogos
4. Fiz a limpeza e troca de pasta térmica. Baixou um pouco a temperatura, ambos ficando na casa dos 60ºC~65ºC durante jogos.
5. Removi os drivers da bateria e reiniciei o note
6. Reinstalei os drivers de vídeo
7º Apertei melhor os parafusos da carcaça do note
E hoje acabei de testar Apex com o notebook desconectado da fonte (cortou bastante os fps) até quase acabar a bateria. Então liguei na fonte desligou em menos de 2 minutos. O que me levou a crer duas coisas: pode ser problema na fonte ou quando cpu e gpu sofrem um stress grande. E uma ultima observação, ele nunca desligou durante outras tarefas, só games mesmo.
Espero que não tenha esquecido de nada valeu!
0
Respostas
-
Boa noite Laurofa !
Mas somente corre nesse jogo em especifico ou em outros também?
Realmente é necessário testar outra fonte / carregador e em outras tomadas de energia.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!1 -
Obrigado pela resposta!Ocorreu em outros jogos também. Testei em outras tomadas, inclusive levei na casa de um amigo para testar e desligou igual. Mas ainda não pude testar em tomadas com aterramento.Estou tentando providenciar uma fonte igual para testar, mas ta difícil.
0 -
Fiz outros testes essas semana. Removi a bateria do notebook e abri alguns jogos com o notebook direto na fonte, o problema persistiu. Medi a tensão da fonte e está marcando certinho.Pelo msi afterbuner eu diminuí os clocks da gpu e consegui jogar por um bom tempo, notebook não desligou.Será que o problema pode ser na placa de vídeo dedicada?0
-
Você pode postar uma imagem com as temperaturas? Além disso, o adaptador de energia faz algum barulho anormal?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Se as temperaturas informadas por você no inicio do tópico estão certas, então dificilmente seria problemas físico e sim configuração.
Sugiro que reinstale seu sistema OEM de faça um teste antes de qualquer tipo de atualização.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
egydiocoelho disse:Você pode postar uma imagem com as temperaturas? Além disso, o adaptador de energia faz algum barulho anormal?Sobre as temperaturas,Durante o jogo, até desligar:Em idle:MaClane disse:Se as temperaturas informadas por você no inicio do tópico estão certas, então dificilmente seria problemas físico e sim configuração.
Sugiro que reinstale seu sistema OEM de faça um teste antes de qualquer tipo de atualização.Novamente, agradeço a ajuda0 -
O seu notebook ainda está na garantia? Se não, você já tentou diminuir a voltagem com o throttlestop?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
egydiocoelho disse:O seu notebook ainda está na garantia? Se não, você já tentou diminuir a voltagem com o throttlestop?Tentei diminuir e aconteceu também. Modifiquei até chegar em um bom equilíbrio de fps/temperatura e desligou.Diminuí a resolução do game pra 1280x720. Agora final de dezembro e começo de janeiro joguei muitas horas por dia e não havia desligado. Hoje desligou, realmente não sei qual a variável que faz desligar.Vou compartilhar os logs do momento que desliga. Toda vez é o mesmo erro "Kernel-power 41". O que não ajuda muito na hora de solucionar o problema0
-
Eu havia ajudado um usuário que tinha o mesmo problema no mesmo modelo. Experimente desinstalar os drivers da bateria e do adaptador ca no gerenciador de dispositivos e poste o resultado. Verifique isso também: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/844407-tudo-sobre-kernel-power-41-meu-pc-desliga-ramdomicamente/Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Então, como está a resolução do problema, pois estou com o mesmo problema e não sei mais o que fazer.0
-
Bom dia Saulo_Red !
Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
Coloque um @ na frente do meu nome que lhe oriento por lá para qualquer duvida
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Mas não parece que tenha sido solucionado.0
-
Saulo_Red disse:Mas não parece que tenha sido solucionado.
Não é questão de solução.
Para manter o fórum organizado e sua duvida ter maior visibilidade, por favor, evite de postar em tópicos já solucionados, abertos por outros usuarios ou inativos.
Sempre abra um novo post, assim como já foi orientado pelos moderadores.
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0