Meu Nitro 5 AN515-52-52BW, está com problema de disco 100% e outros, como resolver definitivamente?

13»

Respostas

• O disco em 100% só acontece após a inicialização?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia MercenarioRJ !

Realmente não há nenhum "consumo excessivo" de RAM.
    Cada browser consome RAM de acordo com as paginas abertas e abas, plugins, etc.
    Esse valor é dinâmico e não é fixo.
    Acredito que não esteja entendo realmente que isso se trata do funcionamento normal do sistema.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MercenarioRJ
    MercenarioRJ Member Posts: 53 Enthusiast WiFi Icon
    O disco em 100% só acontece após a inicialização?
    Na inicialização e quando eu abro qualquer programa que seja.
  • Teria como você gravar um vídeo e postar no youtube, mostrando você abrindo algum programa e o gerenciador de tarefas?
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    O disco em 100% só acontece após a inicialização?
    Na inicialização e quando eu abro qualquer programa que seja.
    É perfeitamente normal o uso de disco atingir taxas de 100% na inicialização e quando alguma requisição de programa é aberta.
    O que caracteriza o erro é permanecer dessa forma constante sem nenhuma requisição.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MercenarioRJ
    Teria como você gravar um vídeo e postar no youtube, mostrando você abrindo algum programa e o gerenciador de tarefas?

Vídeo é complicado... Mas aqui por exemplo eu fui desfragmentar o disco e já atingiu disco 98%, 97%, beirando ao 100.

• MaClane
    Teria como você gravar um vídeo e postar no youtube, mostrando você abrindo algum programa e o gerenciador de tarefas?

Vídeo é complicado... Mas aqui por exemplo eu fui desfragmentar o disco e já atingiu disco 98%, 97%, beirando ao 100.

Esse fator não caracteriza nenhum erro e sim funcionalidade normal do sistema.
    Qualquer alta requisição irá desencadear altas leitura e escritas do disco que pode atingir normalmente picos de 100%.
    A questão como já lhe informei é que esse consumo não seja constante.

Realmente até o momento todas as informações que apresentou são apenas de funcionalidades normais do aparelho e do sistema.

Sincerely, J. MaClane ™

• MercenarioRJ
    MaClane disse:
    MaClane disse:
    Boa noite MercenarioRJ!

Seus problemas são de sistema e configuração e não físicos. 
    A questão da RAM, deve desinstalar o antimalware e o Slimjet. 
    Qual browser testou? 
    A questão informada do SSD do GarouSP é que ele adquiriu um SSD de 2.5" polegadas e não M.2
    No seu caso, o ideal seria um Sata 3 (PCIe NVMe apenas pagaria a mais por um SSD que ficaria subutilizado) M.2 2280.
    O tempo de boot será diminuído muito. 
    Mas existe sim a possibilidade de ocorrer o erro de 100%.
    A solução definitiva será somente quando a Microsoft corrigir de vez com alguma atualização. 
    Quais as configurações corretas então para que esses problemas sejam sanados? Como desisntalar o antimalware e qual o navegador que consome menos ram de todos?
    Testei Chrome, FireFox, Slimjet, Opera, OperaGX, entre outros, todos com alto consumo de ram.
    Qual o modelo exato desse SSD então? Pois sou totalmente leigo no assunto, mas aquele SSD que eu mandei me pareceu ter uma velocidade bem maior do que alguns outros, por isso perguntei.
    As configurações variam de acordo cada sistema.
    O antimalware, verifique nos serviços do Windows e desabilite caso não esteja acessível para remoção.
    Browser é uma questão de utilização, deve-se evitar muitos plugins e extensões.
    Não há modelo "exato de SSD".
    O erro de 100% afeta qualquer HDD e qualquer SSD, não importa modelo, marca ou desempenho.
    A questão é o Windows e não o hardware.
    O que ocorre com SSDs é que as controladoras possuem base diferentes das de um HDD.
    Por isso em alguns casos, ocorre o "solução" de corrigir o erro já que o Windows irá trabalhar a tecnologia de forma diferente.
    Mas infelizmente existem casos em que usuarios que instalaram SSDs e o erro foi "solucionado", voltou a ocorrer depois de um tempo devido aos patchs de Windows.
    Sinceramente acho que o problema agora não é o disco 100%, mas sim o alto consumo de memória ram que esses serviços estão apresentando e o longo tempo de boot. E se não há modelo exato de ssd, eu posso estar colocando qualquer um? Não entendi o porque do ssd ficar subutilizado, como falei antes sou leigo no assunto. 
  • MercenarioRJ
    MaClane disse:

Qualquer alta requisição irá desencadear altas leitura e escritas do disco que pode atingir normalmente picos de 100%.

Realmente até o momento todas as informações que apresentou são apenas de funcionalidades normais do aparelho e do sistema.
    Acho que por enquanto então meus problemas foram sanados, obrigado pelas dicas e pelos esclarecimentos. Só gostaria de saber agora qual o modelo de ssd mais apropriado para o meu modelo, vou estar comprando daqui um tempo
  • O melhor modelo seria um nvme gen3x4 da samsung, kingston, adata, crucial ou intel. No entanto, você pode optar por um ssd m2 2280 sata 3. Mas é importante destacar que o m2 sata 3 possui basicamente o mesmo desempenho de um ssd de 2,5" sata 3 e este costuma ser mais barato do que o sata 3 m2.
    No entanto, tudo isso depende de que programas você utiliza e para qual fim você utiliza o notebook.

egydiocoelho Trailblazer

• MercenarioRJ
    @egydiocoelho Gostaria de usar para alguns programas e jogos
  • MaClane
    Bom dia MercenarioRJ !

Esse modelo tem suporte a SSD com slot M.2 2280 tanto Sata 3 quanto PCIe NVMe Gen3x4 de pelo menos 512Gb testados pela Acer.

Sugiro que adquira um de ao menos 256Gb.
    Opte por marcas de reconhecimento no mercado.

Como informações  complementares, no HDD original de sua máquina existe a partição de recuperação do Windows criada pela Acer.
    Durante o período vigente de garantia de software, essa partição não deve ser apagada nem danificada.
    Caso opte por instalar um SSD realente, você pode clonar o Windows 10 e sua partições, até mesmo para manter acesso ao sistema OEM.
    Para isso, o espaço do SSD deve ser do mesmo tamanho da partição Windows no HDD e deverá alinhar as partições.
    Pode utilizar algum software de clonagem como o Minitool Partition, Macrium Reflect ou EaseUS.

Você não perde garantia de hardware por abrir seu equipamento para realizar um upgrade, contato que no processo não danifique nenhum componente ou parte do aparelho nem rompa nenhum lacre interno.

Lembrando que caso precise acionar a garantia em algum momento, voce deverá remover todos os hardwares instalados e recolocar todos que forem removidos e realizar backup dos seus dados

De qualquer forma, eu realmente aconselho que faça o upgrade de RAM, visto que 8Gb é uma quantidade mínima para sistemas atuais.

Esse modelo suporta no máximo32GB de RAM (possuindo 2 slots, sendo 16Gb em cada um) So-DIMM DDR4 2400/2666Mhz

Pode utilizar o CPU-z para certificar qual está instalada no seu modelo.

Sincerely, J. MaClane ™

• MercenarioRJ
    MaClane disse:

Acho que por enquanto então meus problemas foram sanados, obrigado pelas dicas e pelos esclarecimentos. Só gostaria agora de saber qual o modelo mais apropriado de um ssd para esse modelo, vou estar comprando daqui um tempo.
  • MercenarioRJ
    MaClane disse:

Acho que por enquanto então meus problemas foram sanados, obrigado pelas dicas e pelos esclarecimentos. Só gostaria agora de saber qual o modelo mais apropriado de um ssd para esse modelo, vou estar comprando daqui um tempo.