Notebook Acer Aspire V5-171-6406 incompatível com SSD ?
Boa tarde.
Após uma conversa extensiva no canal de suporte via Chat da Acer e uma por e-mail, buscas por problemas similares neste fórum PT-BR e em inglês - sem sucesso para resolução, peço ajuda aos integrantes do fórum:
1. Solicitei saber se o meu notebook Acer Aspire V5-171-6406 suporta disco rígido do tipo SSD, no qual obtive confirmação positiva do suporte da Acer e com a info. adicional de que a capacidade máxima suportada é de 500gb.
2. Realizei a troca do HDD de fábrica por um SSD 240GB (Kingston-A400).
3. Ao tentar realizar a instalação "limpa" do Windows 7 (Professional) 64bits (excluindo todas as partições e formatando "do zero"), me deparo sempre com o mesmo erro de Windows: "O windows não pôde formatar uma partição no disco 0. O erro ocorreu ao preparar a partição selecionada para a instalação. Código de erro: 0x80070057" – na imagem: TELA_1.JPG.
4. O erro "0x80070057" ocorre quando:
4.a. Deleto todas as partições existentes e crio novas conforme tela instalação do Windows. Quando tento FORMATAR a partição recém criada pelo Windows, o erro mencionado ocorre – na imagem: TELA_2.JPG.
4.b. Após utilizar a opção
"Carregar drivers" da instalação do Windows 7 e carregar o driver
baixado do site da ACER "AHCI_Intel_11.0.0.1032_W7x64W7x86", a
instalação flui aparentemente normal até o final – na imagem: TELA_3.JPG.
PORÉM, quando o sistema reinicia pela primeira vez, me deparo com outro erro: "A disk read error ocurred. Press Ctrl+Alt+Del to restart". Mesmo realizando a combinação de comandos "Ctrl+Alt+Del" e o sistema “reboota”, sempre me deparo com o mesmo erro, ou seja, fico em loop – na imagem: TELA_4.JPG.
5. Observações:
5.a. Realizei os procedimentos com o comando "Diskpart" do DOS, conforme sugestão da Microsoft e alguns posts aqui do fórum: sem sucesso.
5.b. Consigo realizar a instalação do Windows normalmente no SSD quando o mesmo é conectado em outro computador desktop ou notebook.
Exemplo: tenho um notebook da marca Microboard Ultimate UI3 (fabricado há uns 10 anos) que formatou, particionou, instalou e funciona normalmente com o SSD recém adquirido (inclusive estou utilizando ele para publicar aqui no fórum).
5.c. Realizei testes de "bad blocks" com ferramentas verificadoras de integridade SSD/HDD e afins no SSD e ele está sem problemas/avarias.
5.d. Já realizei diversas formatações, instalações, particionamentos, etc - no HDD que veio de fábrica deste notebook e nunca tive problemas/erros deste tipo. Inclusive eu troquei novamente para o HDD "antigo" e realizei toda uma formatação nova com sucesso.
5.e. Instalei no SSD o Windows7 (x64) em outro notebook e após, coloquei o SSD no note da ACER, pra ver se pelo menos iniciava o sistema operacional e depois disso eu faria uma restauração pra corrigir a questão dos drivers e etc. Resultado: o notebook da ACER reconhece na BiOS o SSD, porém ao realizar o BOOT, o mesmo erro ocorrido na imagem (TELA_4.JPG) ocorre: " A disk read error occurred / Press Ctrl+Alt+Del to restart ".
5.f. Tentei a instalação de outras edições do Windows (8, 10) porém me deparo com os mesmos problemas.
5.g. O boot está sendo feito de um pendrive “bootavel” de 32gb (USB 3.0), visto que a máquina não tem drive de DVD/CD. Foi testado com outro pendrive de capacidade menor.
5.h. Tentei a instalação do Windows tanto pela porta USB 3.0 como
as outras portas USB 2.0 do notebook.
5.i. O pendrive bootavel foi criado pelo programa Rufus (versão 3.8), com imagens ISO do Windows 7, tanto MULTI instalação como com ISO que constava somente a versão Professional 64bits do Windows 7. Não me recordo a partição que o Rufus colocou como padrão para a criação do bootavel (MBR/GPT/etc), mas acredito que foi “MBR” (posso checar essa informação se necessário).
5.j. Instalação de sistemas operacionais como o Linux ocorrem naturalmente. Testado distros Zorin OS Lite e Ubuntu.
-- As telas citadas ao longo do texto estão em anexo deste post.
-- Informações acerca do meu equipamento:
- Modelo do Notebook: V5-171-6406.
- BiOS versão: 1.09 (atualizado da versão 1.05).
- Windows de fábrica: Windows Home Basic.
- Wndows que será instalado, após a troca do HDD pelo SSD, é o Windows 7 Professional (64bits) ou Windows 8 (64bits), tenho as duas licenças.
- HDD de fábrica possui 500gb armazenamento.
- o SSD que necessito instalar no note é da marca: Kingston, modelo: A400, capacidade: 240gB.
- tenho ciência de que o Windows 7 está com os dias contados, porém necessito instalar esta versão. Caso realmente não tenha solução vou optar por outras edições.
- na aba Security da minha BiOS não aparece a opção "Secure Boot" ou equivalente - mesmo após colocando uma senha de supervisor da BiOS.
- Não tenho mais a partição de recuperação/recovery da Acer.
Obrigado desde já. Alan Bauer.
Respostas
-
Esse modelo possui uma função chamada boot mode no bios? Se houver, experimente alterar para legacy e na instalação do Windows, pressione shift+f10 e converta o ssd assim
Diskpart
List disk
Sel disk X (número do ssd)
Clean
Convert mbr
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Olá.Opção "boot mode" o Bios não apresenta.Vou te listar as opções modificaveis que o Bios tem para trabalharmos em cima disso:Aba Main:- Quiet Boot; Network Boot; F12 Boot Menu; D2D Recovery; Wake on Lan; SATA Mode (atualmente como AHCI Mode, opcional "IDE".Aba Boot:- Somente a lista de prioridades de boot, sem opções a mais que isso.Aba Security:- Set Supervisor Password (atualmente configurado); Set User Password; Set HDD Password; Password on Boot.Aba Information:- Somente infos. sem opções.Obrigado.0
-
Você já tentou a minha dica acima?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Olá!Você comentou:(...) "Se houver, experimente alterar para legacy e na instalação do Windows(...)"Aquele "Se houver" me fez pensar que, se eu não tivesse a opção, não era para prosseguir com teu procedimento no Windows.Vou realizar o procedimento mesmo sem a opção e já te trago o resultado.Obrigado.
0 -
Eu creio que você tenha solucionado o problema, certo?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Olá,Irei realizar o teu procedimento provavelmente hoje à noite e lhe trarei os resultados.O comando do Diskpart é pra realizar após tentar formatar a partição, ou logo no inicio da instalação do Windows, antes de deletar as partições, etc ?Vou tentar também realizar o comando logo quando eu colocar o SSD no note da Acer, sendo que o Windows já está instalado atualmente.Obrigado.0
-
Logo no início da instalação!Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Boa tarde,Realizado teus procedimentos:(Diskpart
List disk
Sel disk X (número do ssd)
Clean
Convert mbr)1. No inicio da instalação realizado os comandos do DISKPART.2. Carregado drivers da controladora SATA AHCI x86 e x64.3. Sem partições encontradas, pressionado "Avançar" para o Windows mesmo criar as partições e realizar o resto.4. Reiniciado o sistema após instalação.Erro ocorrido: "A disk read error occurred / Press Ctrl+Alt+Del to restart ". (TELA_4.jpg do primeiro post).Obrigado.
0 -
Existe a possibilidade de ser um problema no cabo sata. Você pode testar com outro cabo?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Mesmo se funciona o HDD plenamente no notebook? Inclusive tenho este notebook há uns 6 anos rodando com o HDD de fábrica.
0 -
é isso o que eu acho estranho. você está utilizando o ssd no lugar do hdd ou está utilizando o ssd em algum caddy? Você já tentou atualizar o firmware do ssd em outro computador?Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Olá!Estou utilizando o SSD no lugar do HDD.Não havia pensado no firmware do SSD.Irei atualizar (se houver att pra este modelo) o firmware mais tardar na segunda e aproveito para refazer teus procedimentos anteriores.Assim que finalizar te trago os resultados.Obrigado.0
-
Ok! Poste o resultado aqui.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Bom dia Alanbauer !
Fato é de que se distribuições Linux instalam normalmente, fisicamente seu aparelho não apresenta problemas.
Existe uma sequencia enorme de fatores para se instalar o WIndows 7 com existo em sistemas com base Uefi ou herdados.
A questão é, possui uma chave oficial adquirida legalmente do Windows 7 ?
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Olá @egydiocoelho !Não haviam atualizações para o firmware do SSD - em anexo na imagem (TELA_SSD_Firmware.png)Olá @MaClane !Sim, tenho licença original.Inclusive não mencionei no meu primeiro post, mas realizei o teste com o serial do Windows 7 Home Basic que foi disponibilizado de fábrica, junto ao equipamento (o CD-key/Product-Key está impresso e colado na parte traseira do notebook, junto à etiqueta do modelo).Sobre a tua constatação "(...)Existe uma sequencia enorme de fatores para se instalar o WIndows 7 com existo em sistemas com base Uefi ou herdados.(...)", também concordo. Por esta razão, posso estar errado, mas acredito que deveria ter uma opção no BIOS deste notebook para o modo Legacy ou equivalente, que mesmo nas versões atualizadas deste BIOS não tem (pelo que andei pesquisando, somente as versões do notebook que vieram de fábrica com Windows 8 foram agraciados).Não sei se se é o caso, (de novo, posso estar me confundindo) mas inclusive tem usuários que atualizaram BIOS manualmente (correndo riscos) para ter estas opções.Obrigado.
0 -
Eu creio que a acer deveria liberar a opção para os usuários atualizarem o bios 1.09 para a versão 2.21. É possível desbloquear, mas não podemos publicar o procedimento na comunidade e além disso, há o risco de bloquear o notebook durante a atualização. Seria interessante que você informasse, se você conectou o hdd em um caddy, e se tiver feito isso, desconecte o hdd e deixe apenas o ssd conectado.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Olá @egydiocoelho !Não haviam atualizações para o firmware do SSD - em anexo na imagem (TELA_SSD_Firmware.png)Olá @MaClane !Sim, tenho licença original.Inclusive não mencionei no meu primeiro post, mas realizei o teste com o serial do Windows 7 Home Basic que foi disponibilizado de fábrica, junto ao equipamento (o CD-key/Product-Key está impresso e colado na parte traseira do notebook, junto à etiqueta do modelo).Sobre a tua constatação "(...)Existe uma sequencia enorme de fatores para se instalar o WIndows 7 com existo em sistemas com base Uefi ou herdados.(...)", também concordo. Por esta razão, posso estar errado, mas acredito que deveria ter uma opção no BIOS deste notebook para o modo Legacy ou equivalente, que mesmo nas versões atualizadas deste BIOS não tem (pelo que andei pesquisando, somente as versões do notebook que vieram de fábrica com Windows 8 foram agraciados).Não sei se se é o caso, (de novo, posso estar me confundindo) mas inclusive tem usuários que atualizaram BIOS manualmente (correndo riscos) para ter estas opções: Fonte: http://catchtito.blogspot.com/2013/05/how-to-update-to-2x-bios-from-1x-bios.htmlObrigado.
0 -
Alanbauer disse:Olá @egydiocoelho !Não haviam atualizações para o firmware do SSD - em anexo na imagem (TELA_SSD_Firmware.png)Olá @MaClane !Sim, tenho licença original.Inclusive não mencionei no meu primeiro post, mas realizei o teste com o serial do Windows 7 Home Basic que foi disponibilizado de fábrica, junto ao equipamento (o CD-key/Product-Key está impresso e colado na parte traseira do notebook, junto à etiqueta do modelo).Sobre a tua constatação "(...)Existe uma sequencia enorme de fatores para se instalar o WIndows 7 com existo em sistemas com base Uefi ou herdados.(...)", também concordo. Por esta razão, posso estar errado, mas acredito que deveria ter uma opção no BIOS deste notebook para o modo Legacy ou equivalente, que mesmo nas versões atualizadas deste BIOS não tem (pelo que andei pesquisando, somente as versões do notebook que vieram de fábrica com Windows 8 foram agraciados).Não sei se se é o caso, (de novo, posso estar me confundindo) mas inclusive tem usuários que atualizaram BIOS manualmente (correndo riscos) para ter estas opções: Fonte: http://catchtito.blogspot.com/2013/05/how-to-update-to-2x-bios-from-1x-bios.htmlObrigado.
Para instalar o Windows 7 é necessário o seguinte:
1- uma ISO com SP1 incluso de mono-version x64 bits (somente Ultimate, Professional ou Home Premium)
2- deve-se utilizar uma porta USB 2.0
3- a pendrive deve ser criada em modo GPT com suporte a Uefi
4- o HDD deve ser convertido para GPT
5- a Bios deve ser setada em Uefi e o SecureBoot desabilitado
A questão de modo Legacy nativa ou herdado é devido ao fato dessa tecnologia ter se torando absoleto e sem segurança.
Em vários paises, aparelhos com modo Legacy se quer podem ser inseridos em redes governamentais e de empresas.
Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
Atenciosamente: J. MaClane™
If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
Sincerely, J. MaClane ™For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!0 -
Olá @egydiocoelho.Concordo contigo sobre a atualização da BIOS.Inclusive pelo suporte da ACER por e-mail fui ignorado em dois e-mails de resposta seguido, sobre esta questão (sobre o modo UEFI e modo SecureBoot que não constam no BIOS deste notebook). Além de outros e-mails com respostas "vazias".Resultado?: me sugeriram ficar com o HDD de fábrica e nada mais, nenhuma explicação, nada.Isto me deixou profundamente decepcionado, me fazendo desistir desta marca e não recomendá-la nas minhas próximas aquisições de qualquer produto/serviço.Respondendo à sua pergunta: O SSD está instalado no lugar do HDD de fábrica e seu modelo é reconhecido no BIOS.Olá @MaClane.Seguindo teus procedimentos:1-uma ISO com SP1 incluso de mono-version x64 bits (somente Ultimate, Professional ou Home Premium): feito.
2-deve-se utilizar uma porta USB 2.0: feito.3-a pendrive deve ser criada em modo GPT com suporte a Uefi: feito (vide anexo deste post o print do Rufus: TELA_RUFUS_GPT_UEFI.PNG).Caso não seja isso por favor, me corrija.3.1. Ao tentar "bootar" o pendrive formatado deste jeito, com a opção do boot "USB Flash" (vide anexo imagem: TELA_ORDEM_BOOT_3.jpg) ocorreu o erro:""Error: Legacy boot of UEFI mediaThis drive can only boot in UEFI mode.It can not boot in BIOS/Legacy mode.If you want to boot this drive in BIOS/Legacy mode, you should recreate it in Rufus using the following settings:*Partition scheme -> MBR*Target system -> BIOS...""(vide anexo imagem: TELA_ERROR_1.jpg).3.2. Tentei bootar pela opção 4 (vide anexo imagem: TELA_ORDEM_BOOT_4.jpg):A instalação do Windows iniciou.Carreguei os drivers AHCI.Segui os procedimento do @egydiocoelho do segundo post, no inicio da instalação do Windows.
Mas ao invés de converter para MBR converti para GPT.A instalação prosseguiu até o final e o sistema reiniciou.Ao iniciar, mesmo erro ocorrido no item 3.1 = vide anexo imagem: TELA_ERROR_2.jpg.4-o HDD deve ser convertido para GPT: feito, no item 3.2 neste caso.
5-a Bios deve ser setada em Uefi e o SecureBoot desabilitado: não tenho estas duas opções na BIOS, como procedo neste caso?Obrigado a todos.
0 -
Como esse modelo possui somente o modo legacy, converta o ssd e o pendrive para gpt. Seria interessante que você verificasse se o mesmo problema ocorre com outro sistema operacional.Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
egydiocoelho Trailblazer
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0