Destravar o TDP do processador A12-9720P?

WalterJunior
WalterJunior Member Posts: 5

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá, esse é meu primeiro post aqui no fórum.

Eu tenho um notebook Acer Aspire A515-41G-13U1 e já li práticamente tudo sobre ele aqui no fórum. Comprei ele para trabalho e jogos, devido ao ótimo custo/benefício que encontrei. Eu sei, eu sei... Já ouvi falar muito aqui que esse note não é pra jogos e tal, principalmente devido a esse TDP baixo que esse processador tem, mas convenhamos, ele funciona. Da pra jogar muitos jogos tranquilamente. Todos que tenho aqui rodam, GTA V, Fallout 3 e 4, Tomb Raider, PUBG Lite, Warface, entre vários outros. E pra esses jogos (não todos) "sobra" placa de vídeo e "falta" processador, principalmente no GTA V, onde da aquele problema de textura já conhecido por muitos, quando o processamento está baixo.

A placa de vídeo tem como fazer overcloking pelo próprio software da AMD, bem tranquilo! A questão é: Existe alguma forma de fazer overcloking nesse processador A12-9720P? Destravar esse TDP igual os processadores da série Ryzen? O que tá "matando" o dezempenho em vários jogos é esse TDP travado em 15W. Existe alguma forma de fazer isso? Mesmo que seja mega complicada de fazer (o que eu não faria), mas queria saber se existe a possíbilidade? Até pra alguém que queira, tentar. Tem vários canais no YouTube sobre testes de jogos nesse notebook, e isso seria de grande ajuda.

Querendo ou não, esse notebook se tornou a principal escolha para quem quer jogar e não conta com grana suficiente para comprar um da série NITRO ou semelhante, mesmo não sendo adequado para isso.

Melhores respostas

• MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    editado agosto 2019 Responder ✓
    Boa tarde WalterJunior !

Não como "destravar" o TDP.
    Esse limite térmico é implementado de 2 formas: instruções embargadas no processador e fisicamente na construção.
    Os procedimentos existentes "desbloqueiam" limites de frequência.
    Mas com TDP baixo, caso seja feito, o thermal
    throttle ocorreria antes mesmo do processador atingir o clock base.
    Muito além do TDP, esse processador utiliza o projeto da serie anterior, além da falta de algumas instruções internas embargadas que são exclusivas para jogos.
    Sendo assim, a questão é mais de suporte adequado.

E quanto a colocação sobre a GPU, "sobra" placa de vídeo", ela se quer é uma placa mediana.
    Tem equiparação a no máximo uma GT940M com bandwidth baixo pra faixa de segmento.
    Então como informou ter lido vários posts, sabe das limitações desse modelo e que é sim possivel rodar alguns jogos (como praticamente todo notebook), porém sem suporte adequado.

Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• MaClane
    Responder ✓
    Para que ele atingisse o limite sem que o limite de TDP fosse ativado pelas instruções, seria necessário algumas intervenções que além de tornar inviável o uso padrão do notebook, acarretariam em perda total de toda garantia, além dos riscos gerados.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

Respostas

• MaClane
    editado agosto 2019 Responder ✓
    Boa tarde WalterJunior !

Não como "destravar" o TDP.
    Esse limite térmico é implementado de 2 formas: instruções embargadas no processador e fisicamente na construção.
    Os procedimentos existentes "desbloqueiam" limites de frequência.
    Mas com TDP baixo, caso seja feito, o thermal
    throttle ocorreria antes mesmo do processador atingir o clock base.
    Muito além do TDP, esse processador utiliza o projeto da serie anterior, além da falta de algumas instruções internas embargadas que são exclusivas para jogos.
    Sendo assim, a questão é mais de suporte adequado.

E quanto a colocação sobre a GPU, "sobra" placa de vídeo", ela se quer é uma placa mediana.
    Tem equiparação a no máximo uma GT940M com bandwidth baixo pra faixa de segmento.
    Então como informou ter lido vários posts, sabe das limitações desse modelo e que é sim possivel rodar alguns jogos (como praticamente todo notebook), porém sem suporte adequado.

Sincerely, J. MaClane ™

• WalterJunior

Tinkerer

Então é impossivel? Não existe nenhuma forma de aumentar o desempenho desse processador?
  • MaClane
    Responder ✓
    Para que ele atingisse o limite sem que o limite de TDP fosse ativado pelas instruções, seria necessário algumas intervenções que além de tornar inviável o uso padrão do notebook, acarretariam em perda total de toda garantia, além dos riscos gerados.

Sincerely, J. MaClane ™

• WalterJunior

Tinkerer

Poderia detalhar um pouco mais? - Quando a perda de garantia e riscos, acredito que cada um seja responsável por isso. Provavelmente eu não faria, porque tenho outros usos para ele também, mas tem quem queira fazer. - Caso não tenha tempo ou paciência de detalhar agora, pode ser em uma outra hora, sem problemas.
  • MaClane
    Não é permitido pelas regras do fórum compartilhar nenhum procedimento que viole garantias.
    Mas envolveria alterações de estrutura, na parte de controle de energia, desmontagem, realocação em uma base adaptada, etc.
    Nem valores finais nem o risco valeriam para se ter diferença final de alguns Hz no clock.

Sincerely, J. MaClane ™

• WalterJunior

Tinkerer

Entendi, mesmo com isso ainda vale a pena esse notebook no geral (ainda mais em promoção), tanto para uso normal quanto para alguns jogos. Claro, não adianta querer rodar todos os jogos famosos de 2018/2019 no ultra em 60fps que não vai rolar. Mas pra quem é mais pé no chão, da pra se divertir com muitos títulos. 

Obrigado pelas respostas, MaClane.
  • MaClane
    Tanto que, mesmo sabendo dessas limitações, já existem vários usuarios desse modelo que conseguem (com conhecimento que é oferecido aqui) rodar jogos que a principio o aparelho não seria capaz de renderizar.
    Logicamente existem vários procedimentos a serem seguidos, configurações, testes e até mesmo um sobre-esforço do equipamento.

Sincerely, J. MaClane ™

• WalterJunior

Tinkerer

editado agosto 2019
    Quando a minha colocação de que "sobra" placa de vídeo, é na questão dos jogos que eu tenho, que são todos de 2015 para trás (exceto o PUBG Lite que roda muito bem no ultra e é desse ano ou ano passado, não sei.). Ela nunca chega a bater nos 100%, já o processador... E como a resolução desse notebook é apenas HD, isso é um fato que contribui para a "sobra" também. Mas já sei quem em vários titulos de 2016 em diante essa "sobra" não vai existir, tendo que deixar a qualidade gráfica mais baixa em pról do desempenho.
  • felippesmash0811
    felippesmash0811 Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
    realmente, pubg lite roda MUITO bem, Crash bandicot tbm..  eu coloquei o SSD que da mais estabilidade nos jogos, porém não consigo maravilhosos desempenho, porém para LOL e Pubg que eu jogo está ótimo. Recomendo que instale Wise game booster, é gratuito e pelo menos aqui me da um ganho de 5-10 fps. Ele fecha muitos processos. Também usei tutoriais na internet para cancelar certos processos do Windows.