ACER VX15 CONTROLADOR DE FAN

LucasSouza
LucasSouza Member Posts: 11

Tinkerer

editado maio 2023 em Arquivo de 2019
Olá pessoal, venho aqui neste fórum para juntos fazermos uma pressão na Acer para que eles criem um controlador de fan para o Acer vx5/vx15.

Não tem a mínima lógica, um produto deste não possuir um controle de fans, o programa acer quick acess já vi com um controle de fan em um outro modelo, não sei bem exatamente qual é, mas ele possuía a opção de ligar os fans em uma velocidade maior.

Eu moro no interior de Goiás - Brasil e aqui faz muito calor em certas épocas do ano, a temperatura ambiente chega a 30ºC, sei que existem pessoas com este notebook em regiões bem mais quentes, e mais ao norte do país, mas é completamente injusto o que a Acer fez neste modelo.
Imaginem só, se a temperatura ambiente já está quente, por volta de 30ºC, mesmo uma versão i5 pode claramente chegar na casa dos 85-90ºC rodando aplicações mais pesadas, imaginem então quanto tempo o produto de vocês vai durar funcionando nesta temperatura, que por um simples controle de fan funcionando a velocidade mais alta antes de esquentar, poderia diminuir a temperatura drasticamente para a casa dos 75-78ºC isso em temperatura ambiente de 30ºC.
A lógica é em simples, o notebook VX15 começa a aumentar a velocidade dos seus fans quando a temperatura chega na casa dos 80ºC, ou quando a CPU sofre muita carga em % de uso. E isso não adianta, é um modo de fazer refrigeração inteligente? Sim, mas não adianta só isso. A lógica então seria colocar os fans a 100% antes mesmo do calor começar a ser gerado, assim ele já seria constantemente dissipado, pois a única vez que vi meu VX15 acelerar os fans e fazer um tremendo barulho, foi quando atualizei a bios e quando ele uma vez bateu 93ºC em um teste de stress. Agora imagine trabalhar nesta temperatura ou jogar nela por horas, quanto tempo o aparelho vai durar e o quão desconfortável é isso. 
Da mesma forma, eu já sim testei jogar com os fans no máximo, já descobri o programa que faz isso e o utilizo, porém o próprio programa contem falhas, o notebook fan control, não existe o modelo do Acer VX15 para controle, ou você liga os fans sob stress a 100%, o que eu não sei se realmente é 100%, pode ser mais que isso levando-os a stress critico, ou eu desligo os fans, e para voltar o normal preciso reiniciar o PC. 
Com certeza não custa nada a Acer incluir no Quick Acess um controle de fans para o VX15 de forma simples, e eficiente e segura. Seria muito simples: Uma configuração automática, depois 4 modos, fans a 70% da capacidade, fans a 80%, fans a 90% e fans a 100%. Seria genial e ótimo para nós. Como eu disse, com os fans a 100% em dias mais amenos de temperatura ambiente por volta dos 24ºC já vi meu notebook fazer 56ºC na CPU jogando jogos como Dark Souls 3, Resident Evil 2, The division, Rise of tomb raider, e isso é bem confortável de usar, se eu quero ou não ter fans barulhentos com o notebook mais frio o problema é meu, nada que um fone não resolva...

Por favor, comentem abaixo e vamos fazer uma pressão e aguardar uma resposta da Acer, uma vez que somos usuários, e com certeza sabemos que para os programadores do notebook, isso não é nada...
Ou ao menos a Acer teste o programa notebook fan control no VX15 e nos diga se o programa pode causar danos aos fans funcionando a 100% ou não. Assim podemos usá-lo com mais tranquilidade...

Comentários

• Olá! Quem faz o controle da velocidade dos fans x temperatura é o bios do notebook e isso é pré estabelecido pelo fabricante. Experimente instalar este programa predator sense desbloqueado aqui e poste o resultado: https://drive.google.com/open?id=1iLRSJ5cqrwvRW9eZmEInHYURTliN0gpH
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • MaClane
    MaClane ACE Posts: 35,598 Trailblazer
    Bom dia LucasSouza!

Como informou o colega Egydio, a relação temperatura x desempenho dos fans possuem bases nas linguagens baixas controladas diretamente pelas instruções da Bios.
    Devido a essas questões técnicas, nem todo hardware oferece suporte para esse controle direto.
    Apenas em casos que o sistema é criado separadamente é possível ter um maior controle, mas não absoluto.
    Nenhum software ou hardware possui controle total de fans e temperaturas que são reguladas e fixas nas instruções para se evitar sobreaquecimento ou queima das peças.
    Lembre-se que você adquiriu um notebook.
    A arquitetura interna do hardware bem como suas dimensões impedem que várias opções e soluções que somente são disponiveis em desktops sejam implementadas neles.
    São impedimentos físicos e técnicos.
    Tanto Acer quanto qualquer outra empresa disponibilizam informações sob quais temperaturas máximas seus aparelhos podem trabalhar.
    Todo o hardware instalado é testado nessas condições e se adequa exatamente ao que o aparelho se propõem.
    Mesmo que houvesse uma maneira de utilizar os fans a 100% de forma constante como almeja, isso iria gerar maior demanda de carga (lembre-se que seu aparelho é um notebook e possui bateria, não trabalha energia de forma semelhante a um sistema desktop) e consequentemente o aumento de tesão de temperatura iriam causar a queima ou curto no aparelho.

Quanto as temperaturas ambientes, nenhuma empresa é responsável por quaisquer fatores climáticos ou externos que venham a atingir qualquer equipamento.
    Nesse caso, aconselho que se faça valer de outros meios para amenizar, como utilizar o aparelho em local mais arejado possível, adquirir uma boa base resfriadora com cooler ativo, utilizar o aparelho sobre uma superfície que tenha boa troca de calor.

Se precisar mais ajuda para tentarmos sanar seus problemas e duvidas, basta postar.

Apenas para informar, aqui é um fórum aberto colaborativo de usuários e entusiastas Acer.
    Se o que realmente precisa é um contato direto, sugiro que fale nos canais oficiais de suporte.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!
    Atenciosamente:  J. MaClane™

If my answer was helpful, leave a Like, flag as Fixed and click Promote!
    Otherwise, I am willing to try to heal your doubts and solve your problems!
    Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LucasSouza

Tinkerer

Sim, eu sei que a empresa não tem nada a ver com o fator climático, mas veja bem, o Acer Aspire V nitro 5 possui o nitro sence... Por que o VX15 não possui? Por que não fizeram um pra ele? Isso só mostra o quanto a empresa dá importância aos clientes. O Nitro Sence funciona como o predator sence, mas não existe uma versão para o VX15, ele poderia ser muito mais frio que isso, e não passariamos pro throotle, como eu sempre falo em vídeos e fotos de notebooks, as empresas só estão pensando em afinar e afinar cada vez mais os notebooks, não se importando com o que o consumidor quer, para afinar um notebook gasta dinheiro, para criar toda uma engenharia complexa menor, sendo que de qualquer forma, vai ser mais quente. Imagino se o VX15 fosse alguns mm mais espesso, as empresas ficam se importando com barulho de fans, com peso, com tamanho do notebook, o notebook é gamer, o foco deve ser rodar jogos e ter alta potência, o peso pode variar entre 2.5 e 3.5kg, a espessura pode ser um pouco mais robusta, os fans podem fazer mais barulho, não tem problema, de fato, quando alguém vai jogar utiliza fones, na maioria dos casos claro...
    Isso pra mim é desconsideração da empresa, quando o predator sence ja existia, o VX15 entrou, o VX15 saiu entra o nitro e ai criam um Nitro sence para os nitros... mas até agora nada dos VX...
    Lá fora ate as caixas dos VX e dos Nitro 5 são com o nome predator, vem até adesivos, aqui não vem ***** nenhuma de nada, lá fora são como linhas de entrada do predator, aqui são *****... um excelente notebook com alguns defeitos que poderiam ser corrigidos... O VX é superior ao nitro em temperatura, é bem mais confortável, mas mesmo assim, pouco o valorizam...
  • Você poderia baixar esse programa? https://drive.google.com/open?id=1iLRSJ5cqrwvRW9eZmEInHYURTliN0gpH
    Talvez seja o que você queira!
    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • LucasSouza

Tinkerer

Olá! Quem faz o controle da velocidade dos fans x temperatura é o bios do notebook e isso é pré estabelecido pelo fabricante. Experimente instalar este programa predator sense desbloqueado aqui e poste o resultado: https://drive.google.com/open?id=1iLRSJ5cqrwvRW9eZmEInHYURTliN0gpH
    Instalei o programa, ele abre e até aparece os recursos, mas não funciona.

• Você enviar um print ou vídeo? Você pode ir até essa chave: Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\WOW6432Node\OEM\PredatorSense e Model_Name_1st mude o nome vx5-591g para predator ph317-51 e teste!

egydiocoelho Trailblazer

• LucasSouza

Tinkerer

Você enviar um print ou vídeo? Você pode ir até essa chave: Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\WOW6432Node\OEM\PredatorSense e Model_Name_1st mude o nome vx5-591g para predator ph317-51 e teste!
    Bom eu fiz isso, agora não abre o programa, da outra vez pelo menos estava abrindo hahaha
  • LucasSouza

Tinkerer

Você enviar um print ou vídeo? Você pode ir até essa chave: Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\WOW6432Node\OEM\PredatorSense e Model_Name_1st mude o nome vx5-591g para predator ph317-51 e teste!
    veja bem a imagem.. isso ai foi antes de digitar predator, quando eu digito e mudo o nome para predator ele nem abre... 
    Que saco, tão perto e ao mesmo tempo tão chato...
    O que que te custa acer corrigir isto? ....
  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,311 Trailblazer
    editado fevereiro 2019
    Eu não sei como, mas o usuário brummyfan2 conseguiu instalar o predator sense no modelo a515-51! Veja aqui: https://community.acer.com/en/discussion/comment/574809/#Comment_574809
    Eu sei que o seu modelo é o vx5-591g! Mas eu creio que ele poderá lhe ajudar! envie uma mensagem privada para ele inglês!

egydiocoelho Trailblazer

• LucasSouza

Tinkerer

Eu não sei como, mas o usuário brummyfan2 conseguiu instalar o predator sense no modelo a515-51! Veja aqui: https://community.acer.com/en/discussion/comment/574809/#Comment_574809
    Eu sei que o seu modelo é o vx5-591g! Mas eu creio que ele poderá lhe ajudar! envie uma mensagem privada para ele inglês!
    Estou vendo aqui, olhei em outros tópicos e muitos falaram que o predator sence e o nitro sence não funcionam, o produto não é suportado, eu baixei o nitro sence e no meu acontece o mesmo quando tento instalá-lo, aparece: O produto nao e suportado...
    Será que eu deva formatar o computador originalmente e começar tudo de novo?
  • Não isso, não tem haver com a reinstalação do windows! O modelo a515-51 também não suporta o predator sense! pergunte ao brummyfan2 que é um dos usuários ACE, e pergunte se é possível alterar o programa para funcionar no modelo vx5-591g!

egydiocoelho Trailblazer

• LucasSouza

Tinkerer

Não isso, não tem haver com a reinstalação do windows! O modelo a515-51 também não suporta o predator sense! pergunte ao brummyfan2 que é um dos usuários ACE, e pergunte se é possível alterar o programa para funcionar no modelo vx5-591g!
    Entendo, acabei de instalar o nitro sence, mas acontece o mesmo do predator sence, ele abre, mas não aparece as velocidades e não altera os fans, é como se tivesse faltando apenas algo, um comando sequer, não sei
  • MaClane
    LucasSouza disse:
    Sim, eu sei que a empresa não tem nada a ver com o fator climático, mas veja bem, o Acer Aspire V nitro 5 possui o nitro sence... Por que o VX15 não possui? Por que não fizeram um pra ele? Isso só mostra o quanto a empresa dá importância aos clientes. O Nitro Sence funciona como o predator sence, mas não existe uma versão para o VX15, ele poderia ser muito mais frio que isso, e não passariamos pro throotle, como eu sempre falo em vídeos e fotos de notebooks, as empresas só estão pensando em afinar e afinar cada vez mais os notebooks, não se importando com o que o consumidor quer, para afinar um notebook gasta dinheiro, para criar toda uma engenharia complexa menor, sendo que de qualquer forma, vai ser mais quente. Imagino se o VX15 fosse alguns mm mais espesso, as empresas ficam se importando com barulho de fans, com peso, com tamanho do notebook, o notebook é gamer, o foco deve ser rodar jogos e ter alta potência, o peso pode variar entre 2.5 e 3.5kg, a espessura pode ser um pouco mais robusta, os fans podem fazer mais barulho, não tem problema, de fato, quando alguém vai jogar utiliza fones, na maioria dos casos claro...
    Isso pra mim é desconsideração da empresa, quando o predator sence ja existia, o VX15 entrou, o VX15 saiu entra o nitro e ai criam um Nitro sence para os nitros... mas até agora nada dos VX...
    Lá fora ate as caixas dos VX e dos Nitro 5 são com o nome predator, vem até adesivos, aqui não vem ***** nenhuma de nada, lá fora são como linhas de entrada do predator, aqui são *****... um excelente notebook com alguns defeitos que poderiam ser corrigidos... O VX é superior ao nitro em temperatura, é bem mais confortável, mas mesmo assim, pouco o valorizam...
    Toda empresa desenvolve projetos diferenciados para cada aparelho e cada seguimento.
    Se a arquitetura inserida nesse aparelho não permite física nem tecnicamente que seja implementado, em nada tem a ver com a Acer dar ou não valor aos clientes.
    As tecnologias empregadas em aparelhos ultrafinos são diferenciadas e não geram calor ao nível de aparelhos mais potentes.
    Cada projeto atende a um seguimento especifico de usuários e Mercado.
    Comparar máquinas diferentes de projetos diferentes não é quesito para definir que a empresa age com "desconsideração".
    Assim como usar de parâmetro máquinas disponibilizadas em Mercados diferentes.
    E mesmo assim, o VX já não é mais oficialmente comercializado diretamente pela Acer no Brasil

Entendo suas posições, porém todas são de questões técnicas que dependem de inúmeros fatores para serem implementadas em um aparelho que já está fora de linha.

Como disse o colega Egydio, existem algumas tentativas de soluções, mas o fato é que a arquitetura desenvolvida para esse aparelho não permite diretamente esse controle que almeja.
    Esse grau de acesso e controle somente é alcançado (e ainda sim com ressalvas) em sistemas de desktop.
    Se minha resposta foi útil, deixe um Curtir, marque como Solucionado e clique em Promover!
    Caso contrario, fico a disposição para tentarmos sanar suas duvidas e resolver seus problemas!

Sincerely, J. MaClane ™

For users of the English, Spanish, French and German Community, I will be using Google Translate!

• LucasSouza

Tinkerer

Como que não gera calor, se quando ele chega a 85ºC ele sofre throttle?
    Isso já é uma evidência, o notebook tem sim capacidade de trabalhar mais frio de acordo com a escolha do seu usuário, o throttle é a meio prova que o sistema está superaquecido. Não existe hoje um notebook sequer no mundo que não sofra throttle e voce me fala que isso é normal da empresa, que o ntebook resiste a estas temperaturas, noral é ele não passar de 78-80ºC isso sim, impossível ocorrer trottle nessas temperatuas, mas estamos falando de aquecimento, uma coisa que poderia ser resolvida com um simples controle de fans, todos os notebooks atuais são quentes, e não deveriam ser pois todas as empresas no mundo só fazem controles de fans para notebooks mais caros, com GTX 1060 acima, e o mesmo aquecimento ocorre com as 1050 e 1050ti e etc pois quando menor a GPU mais fino é um notebook, eu não sei de onde tiram essa ***** de idéia!!!! Afinar um notebook a este ponto, um notebook gamer!!! Já não existe as max-q pra isso? agora deixem os notebooks gamers espessos em paz...
  • MaClane
    LucasSouza disse:
    Como que não gera calor, se quando ele chega a 85ºC ele sofre throttle?
    Isso já é uma evidência, o notebook tem sim capacidade de trabalhar mais frio de acordo com a escolha do seu usuário, o throttle é a meio prova que o sistema está superaquecido. Não existe hoje um notebook sequer no mundo que não sofra throttle e voce me fala que isso é normal da empresa, que o ntebook resiste a estas temperaturas, noral é ele não passar de 78-80ºC isso sim, impossível ocorrer trottle nessas temperatuas, mas estamos falando de aquecimento, uma coisa que poderia ser resolvida com um simples controle de fans, todos os notebooks atuais são quentes, e não deveriam ser pois todas as empresas no mundo só fazem controles de fans para notebooks mais caros, com GTX 1060 acima, e o mesmo aquecimento ocorre com as 1050 e 1050ti e etc pois quando menor a GPU mais fino é um notebook, eu não sei de onde tiram essa ***** de idéia!!!! Afinar um notebook a este ponto, um notebook gamer!!! Já não existe as max-q pra isso? agora deixem os notebooks gamers espessos em paz...
    Me referi aos aparelhos ultrafinos que geram menos calor pois possuem arquiteturas diferenciadas de consumo de energia.
    Quanto aos Gamers, a tendência que é vista no Mercado é a contraria do que afirma.
    Vide a Dell que adentrou diretamente nesse segmento e que os aparelhos dedicados agora são mais expressos com refrigeração direcionada e própria.
    Infelizmente, nesse modelo que possui, por questões técnicas, uma implementação mais aprofundada não foi possível.

Eu particularmente, aconselho que utilize sim uma base resfriadora ativa.
    Existem disponibilizadas no Mercado modelos de altíssima eficiência que podem gerar uma solução de ventilação efetiva para seu equipamento.

Sincerely, J. MaClane ™

• LucasSouza

Tinkerer

Não faz diferença utilizar o cooler a base refrigerada, eu tenho uma, com ou sem ela o notebook fica com a mesma temperatura, como eu tinha dito lá em cima, ele trabalha possivelmente com a temperatura ou com a carga do processador...
  • MaClane
    editado fevereiro 2019
    LucasSouza disse:
    Não faz diferença utilizar o cooler a base refrigerada, eu tenho uma, com ou sem ela o notebook fica com a mesma temperatura, como eu tinha dito lá em cima, ele trabalha possivelmente com a temperatura ou com a carga do processador...
    Eu posso lhe garantir completamente que faz sim diferença.
    Em testes de laboratório e padronizados que já realizei com modelos ultra-potentes, houve diferença em alguns casos de até 30ºC somente no processador.
    Veja no link que lhe enviei que existem modelos de alto-desempenho e que podem lhe atender e gear um bom resfriamento.

Sincerely, J. MaClane ™

• Calma pessoal! Vamos resfriar um pouco a nossa mente :3! Essas bases resfriadoras funciona sim, como informou o colega MaClane. Entretanto, você deve utilizar aquelas em que você conecta na tomada elétrica! 

egydiocoelho Trailblazer

• AndeGarcia
    AndeGarcia Member Posts: 1 New User
    Então, eu tenho um Acer Nitro 5 versão com I7 7700hq e GTX 1050ti e consegui instalar e rodar o Predator Sense perfeitamente.
  • Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!

egydiocoelho Trailblazer