ACER VX15 CONTROLADOR DE FAN
Olá pessoal, venho aqui neste fórum para juntos fazermos uma pressão na Acer para que eles criem um controlador de fan para o Acer vx5/vx15.
Não tem a mínima lógica, um produto deste não possuir um controle de fans, o programa acer quick acess já vi com um controle de fan em um outro modelo, não sei bem exatamente qual é, mas ele possuía a opção de ligar os fans em uma velocidade maior.
Eu moro no interior de Goiás - Brasil e aqui faz muito calor em certas épocas do ano, a temperatura ambiente chega a 30ºC, sei que existem pessoas com este notebook em regiões bem mais quentes, e mais ao norte do país, mas é completamente injusto o que a Acer fez neste modelo.
Imaginem só, se a temperatura ambiente já está quente, por volta de 30ºC, mesmo uma versão i5 pode claramente chegar na casa dos 85-90ºC rodando aplicações mais pesadas, imaginem então quanto tempo o produto de vocês vai durar funcionando nesta temperatura, que por um simples controle de fan funcionando a velocidade mais alta antes de esquentar, poderia diminuir a temperatura drasticamente para a casa dos 75-78ºC isso em temperatura ambiente de 30ºC.
A lógica é em simples, o notebook VX15 começa a aumentar a velocidade dos seus fans quando a temperatura chega na casa dos 80ºC, ou quando a CPU sofre muita carga em % de uso. E isso não adianta, é um modo de fazer refrigeração inteligente? Sim, mas não adianta só isso. A lógica então seria colocar os fans a 100% antes mesmo do calor começar a ser gerado, assim ele já seria constantemente dissipado, pois a única vez que vi meu VX15 acelerar os fans e fazer um tremendo barulho, foi quando atualizei a bios e quando ele uma vez bateu 93ºC em um teste de stress. Agora imagine trabalhar nesta temperatura ou jogar nela por horas, quanto tempo o aparelho vai durar e o quão desconfortável é isso.
Da mesma forma, eu já sim testei jogar com os fans no máximo, já descobri o programa que faz isso e o utilizo, porém o próprio programa contem falhas, o notebook fan control, não existe o modelo do Acer VX15 para controle, ou você liga os fans sob stress a 100%, o que eu não sei se realmente é 100%, pode ser mais que isso levando-os a stress critico, ou eu desligo os fans, e para voltar o normal preciso reiniciar o PC.
Com certeza não custa nada a Acer incluir no Quick Acess um controle de fans para o VX15 de forma simples, e eficiente e segura. Seria muito simples: Uma configuração automática, depois 4 modos, fans a 70% da capacidade, fans a 80%, fans a 90% e fans a 100%. Seria genial e ótimo para nós. Como eu disse, com os fans a 100% em dias mais amenos de temperatura ambiente por volta dos 24ºC já vi meu notebook fazer 56ºC na CPU jogando jogos como Dark Souls 3, Resident Evil 2, The division, Rise of tomb raider, e isso é bem confortável de usar, se eu quero ou não ter fans barulhentos com o notebook mais frio o problema é meu, nada que um fone não resolva...
Por favor, comentem abaixo e vamos fazer uma pressão e aguardar uma resposta da Acer, uma vez que somos usuários, e com certeza sabemos que para os programadores do notebook, isso não é nada...
Ou ao menos a Acer teste o programa notebook fan control no VX15 e nos diga se o programa pode causar danos aos fans funcionando a 100% ou não. Assim podemos usá-lo com mais tranquilidade...