Apresentação

Gonçalosantos
Gonçalosantos Member Posts: 28 Enthusiast WiFi Icon
editado junho 2023 em Arquivo de 2015

Boas malta sou o Gonçalo, sou novo por aqui e aproveito para me apresentar e colocar uma questão!

se houver por aí alguma solução agradecia, cumprimentos.

comprei recentemente este modelo 

Aspire ES1-512, já tenho o windows 10 (upgrade) tudo normal, mas com as duas ultimas atualizações comulativas e para o windows 10 esta semana, o meu touchpad deixou de funcionar,simplesmente desapareceu do pc nem aparace no gestor de dispositivos nem nada, só tenho rato usb. alguèm me pode ajudar obrigado.

Comentários

• Gonçalosantos

boas pessoal sou novo por aqui, fica a minha apresentação,abraço.

• Gonçalosantos

boas pessoal o meu touchpad deixou de funcionar, não me aparece no gestor dispositivos nem no rato, nada sumiu, como posso resolver? isto aconteceu depois das ultimas atualizações comulativas do windows 10.

• Dilan13
    Dilan13 Member Posts: 14

Tinkerer

Você já tentou apertar as teclas Fn+F7 ? Isso é um atalho para ativar/desativar o touch.

"Bom, também uso o Windows 10 e aparentemente o driver touchpad do meu notebook é próprio da Microsoft".

Talvez uma dessas atualizações possa ter tentado instalar algum driver da microsoft no seu touch (que não é compatível), entre no site da acer e procure o driver, para touchpad, exclusivo do seu portátil lá.

http://br.acer.com/ac/pt/BR/content/drivers

Responda aqui caso não tenha conseguido.

• Gonçalosantos

boa tarde amigo, sim já apertei essas teclas (FN+F7) sem qualquer efeito, no site já pesquisei por nummero de serie do pc também não me aparece nenhuma drive para touchpad, inclusive já atualizei a bios com versão mais recente após ter telefonado para a ACER e a conselho deles mas não tive qualquer sorte continua tudo na mesma.

• Dilan13

Tinkerer

Tem certeza que seu notebook é o modelo citado acima ? Pesquise pelo modelo do notebook

Sem título.jpg

Caso seja esse o modelo existe sim um driver atualizado pra touchpad.

Sem título1.jpg

• Gonçalosantos

estava a ver no sistema operacional incorrecto! estava no 8.1, já pus no 10 e já instalei a drive mais recente, continuo na mesma..

• Dilan13

Tinkerer

Bom lendo na internet vi outras pessoas com notebooks da acer com mesmo problema que você, o problema nesses casos, foi que o touchpad estava desconfigurado na BIOS.

Fiz Alguns testes no meu notebook. Na Bios do meu sistema, meu touchpad estava no modo "Advanced" > troquei o modo para "Basic" e meu touchpad também não funcionou 100% nesse modo.

Depois voltei na BIOS e coloquei como Advanced denovo, agora está normal.

Caso você queira tentar.

1.Entre na BIOS Apertando F2 (repetidamente) no momento que o pc está iniciando. (Irá Abrir o Setup)

2.Entre na janela "Main".

3.Em "Touchpad" troque a configuração que tiver."Advanced" para "Basic" ou vice-versa (Provavelmente estará em Advanced)

4.Aperte "F10" para salvar e inicar.

5.Ao iniciar o windows aperte Fn+F7 e tente usar o touch. (Se não funcionar volte na BIOS e coloque como estava antes)

CAM00113.jpg

• Gonçalosantos

ok fiz a troca no campo (main) na bios como disse, troquei de Advanced para Basic, fiquei com o touch a funcionar mas só com as funções básicas as avançadas nenhuma funciona.

fiquei também com a opção touchpal a aparecer novamente no gestor dispositivos, (só tinha o rato usb,) agora ao trocar para Advanced novamente ficou tudo igual sem funcionar

• Dilan13

Tinkerer

Infelizmente seu Windows 10 não está reconhecendo as funções avançadas do seu touch. o jeito é você usar o touch no modo Basic. Você pode ainda tentar instalar o driver Elantech do seu touch, caso consiga, ótimo, com ele você vai poder configurar opções avançadas manualmente, mas se não conseguir procure na internet outro software que faça isso. Smiley Happy

• Gonçalosantos

eu já instalei o driver diz que foram instalados com exito mas depois aparece esta mensagem.pergunto se repor o computador para uma data anterior á instalação das atualizações do windows 10 resolve o problema?

driver recente.JPGdriver recente.JPG

• Dilan13

Tinkerer

Talvez sim, so que depois o windows voltaria a instalar tudo denovo.

Você também pode tentar desinstalar as atualizações manualmente.

Iniciar>Configurações>Atualização e Segurança>Opções avançadas>Exibir Histórico de Atualizações: Desistalar Atual...

lá você pode desinstalar as atualizações (não se esqueça de por o touch em modo Advanced para ver se voltou..)

• Gonçalosantos

também já experimentei esse passo mas só consegui desinstalar uma das duas atualizações não sei porque não me aparece opção para desistalar a outra! não consigo manualmente.

já experimentei tudo o que foi aqui falado, não sei mais que fazer, parece-me que o programa não fica instalado no notebook, não me aparece no gestor dispositivos

• Dilan13

Tinkerer

Bom, você têm duas opções: Entre em contato com suporte da Acer ou volte a usar o Windows 8.1 original de fábrica.

Eu recomendo você usar o Windows 8.1, é possível fazer isso usando a ferrementa eRecovery da acer.

• Gonçalosantos

Boa tarde, tentei repôr o notebook para uma data anterior mas infelizmente deu erro no fim de fazer a reposição, dava erro no iniciar do windows, ao fim de 2/3 tentativas abria opção para recuperar produto, assim fiz a recuperação do SO e já fiz todas as atualizações necessárias inclusive o windows 10, fiquei novamente com o touch a funcionar a 100%. Felizmente tinha já feita gravação em usb da recuperação do produto.

neste momento está tudo ok, agradeço os posts aqui no fórum e a ajuda prestada, abraço.

Spoiler
    Smiley Tongue
  • Gonçalosantos

aqui está também uma solução que pode ser viável a alguém que tenha o mesmo problema, não experimentei porque já tinha reposto o SO de novo.cumpr....

http://www.luizhenriquecampos.com.br/2015/08/26/solucionando-problemas-touchpad-nao-funciona-no-windows-10/