Olá, comunidade e moderadores Acer,
Gostaria de relatar um problema e pedir orientação sobre o comportamento térmico do meu novo notebook.
Produto:
- Modelo: Predator Helios Neo 16 (PHN16-71)
- Processador: Intel Core i7-13650HX
- Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 4060
- Data de Recebimento: Segunda-feira, 04 de agosto de 2025. O notebook é novo.
Descrição do Problema:Desde o primeiro uso, notei um aquecimento que me parece anormal no processador. Durante qualquer sessão de jogo, a temperatura da CPU atinge o limite de 100°C de forma muito rápida. O mais preocupante é que isso ocorre com o processador em baixa carga de trabalho, na faixa de 25% a 30% de uso.
Já utilizei o software PredatorSense para ajustar o perfil de ventoinhas para "Máximo", mas mesmo com a refrigeração em sua capacidade total, a temperatura se mantém cravada em 100°C, o que ativa o "Thermal Throttling" e limita o desempenho.
Um outro comportamento que observei é que, ao fechar o jogo, a temperatura da CPU cai instantaneamente de 100°C para cerca de 55-60°C. Essa queda abrupta me deixou em dúvida se o sistema de refrigeração está operando corretamente.
Minha Pergunta:Esse comportamento térmico (atingir 100°C com carga tão baixa) é considerado dentro dos parâmetros esperados para este modelo? Ou isso indica uma possível falha de hardware, talvez na aplicação da interface térmica de metal líquido, que justifique acionar a garantia?
Estou anexando uma captura de tela do software HWiNFO que documenta as temperaturas, o uso e a ativação do estrangulamento térmico (Thermal Throttling) durante o ocorrido.
Agradeço antecipadamente por qualquer orientação que a comunidade ou um representante oficial da Acer possa fornecer.
as imagens do predator sense são de jogos, quando estão abertos eles começam a bater essas temperaturas elevada e não conseguem abaixar mais, mesmo utilizando o modo turbo ou o modo desmpenho com as vetoinhas no maximo
[Título editado para incluir modelo do produto e descrição do tópico]