(PHN16-71) Aquecimento anormal no processador.
Tinkerer
Olá, comunidade e moderadores Acer,
Gostaria de relatar um problema e pedir orientação sobre o comportamento térmico do meu novo notebook.
Produto:
- Modelo: Predator Helios Neo 16 (PHN16-71)
- Processador: Intel Core i7-13650HX
- Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce RTX 4060
- Data de Recebimento: Segunda-feira, 04 de agosto de 2025. O notebook é novo.
Descrição do Problema:Desde o primeiro uso, notei um aquecimento que me parece anormal no processador. Durante qualquer sessão de jogo, a temperatura da CPU atinge o limite de 100°C de forma muito rápida. O mais preocupante é que isso ocorre com o processador em baixa carga de trabalho, na faixa de 25% a 30% de uso.
Já utilizei o software PredatorSense para ajustar o perfil de ventoinhas para "Máximo", mas mesmo com a refrigeração em sua capacidade total, a temperatura se mantém cravada em 100°C, o que ativa o "Thermal Throttling" e limita o desempenho.
Um outro comportamento que observei é que, ao fechar o jogo, a temperatura da CPU cai instantaneamente de 100°C para cerca de 55-60°C. Essa queda abrupta me deixou em dúvida se o sistema de refrigeração está operando corretamente.
Minha Pergunta:Esse comportamento térmico (atingir 100°C com carga tão baixa) é considerado dentro dos parâmetros esperados para este modelo? Ou isso indica uma possível falha de hardware, talvez na aplicação da interface térmica de metal líquido, que justifique acionar a garantia?
Estou anexando uma captura de tela do software HWiNFO que documenta as temperaturas, o uso e a ativação do estrangulamento térmico (Thermal Throttling) durante o ocorrido.
Agradeço antecipadamente por qualquer orientação que a comunidade ou um representante oficial da Acer possa fornecer.
as imagens do predator sense são de jogos, quando estão abertos eles começam a bater essas temperaturas elevada e não conseguem abaixar mais, mesmo utilizando o modo turbo ou o modo desmpenho com as vetoinhas no maximo
[Título editado para incluir modelo do produto e descrição do tópico]
Respostas
-
Olá, boa tarde.
De fato são temperaturas bem altas, apesar do processador suportar. Mas é sabido que a longo prazo acaba diminuindo a vida útil dos componentes utilizando-o dessa forma por longos períodos.
Esse problema ocorre com qualquer jogo ou com algum em específico?
Em uso normal, com o plano de energia em Equilibrado, as temperaturas ficam na média de quantos graus?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Obrigado pela atenção. Para fornecer um panorama ainda mais detalhado do que está acontecendo, seguem os pontos específicos que observei, organizados do uso mais leve ao mais intenso:
- Em Uso Cotidiano: Para tarefas normais, como navegar na internet ou assistir vídeos, o notebook se comporta perfeitamente bem. As temperaturas ficam estáveis entre 52°C e 60°C, com picos breves e normais de 70°C durante instalações de programas.
- O Início do Problema (Uso Leve): O primeiro sinal de que algo está errado aparece em tarefas leves. Com a CPU em cerca de 15% de uso e as ventoinhas manualmente no Máximo, a temperatura já se estabiliza em uma faixa que considero alta: 65°C a 72°C até 78°C as vezes.
- O Problema Crítico (Uso Moderado/Intenso): Assim que o uso da CPU ultrapassa os 20%, o sistema de refrigeração se mostra incapaz. A temperatura sobe imediatamente para 80°C+ e, conforme a exigência aumenta, atinge o teto de 91°C, 95°C e 100°C, oscilando nesse limite e ativando o thermal throttling.
- Falha em Todos os Modos: É crucial ressaltar que isso não acontece apenas no modo "Turbo". No "Modo Desempenho"(o mais utilizado) o comportamento é o mesmo. E até no "Modo Equilíbrio", que deveria ser mais conservador, o notebook atingiu 90°C jogando The Witcher 3 com as ventoinhas no máximo.
- A Queda de Temperatura: Por fim, o comportamento mais peculiar é o resfriamento. Não existe uma curva gradual de temperatura. No exato instante em que o jogo é fechado, a temperatura despenca de quase 100°C para aproximadamente 70-60°C quase instantaneamente.
1 -
Olá,
Você está utilizando uma base refrigeradora neste seu Predator PHN16-71?
It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
1 -
não, eu não estava usando nenhuma base, contudo, ao me deparar com essas temperaturas eu elevei ele um pouco, já evitando tampar as entradas de ar, mas sem sucesso, se obtive foi uma melhora de 1°C ou nem isso
0 -
The Witcher 3 é "famoso" por fazer uso intenso da CPU e elevar a temperatura.
Uma alternativa, seria desativar as frequências de operação Turbo Boost:
It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
1 -
É, pior q eu desativei o Turbo Boost, não da forma descrita ai, mas sim no painel de controle limitando o processador em 99%, e bom, foi assim q essa foto foi tirada, batendo 91°C, ocilava para 100°C, com as ventoinhas no maximo.
Um ponto que me deixou pensativo foi a completa ausência de uma curva gradual de temperatura. Em vez de aquecer progressivamente, bastava executar uma tarefa mais exigente, como abrir um jogo, para a temperatura saltar instantaneamente de 50°C para 90°C. A partir daí, ela passava a oscilar bruscamente entre 80°C e quase 100°C(quase sempre pulando algo ente 10-20°C nunca uma ocilação tranquila de uns 3-4°C), sem nunca estabilizar em um patamar.(o mesmo ocorre de forma contraria, ao fechar o jogo a temperatura no mesmo microsegundo cai para 60 e estabiliza em 50-56)
Além disso, notei algo curioso: o ar que saía pelas aberturas de ventilação era quente, mas não parecia condizer com a temperatura de 90°C reportada pelo sistema. Isso reforçou minha suspeita de que poderia haver um problema de condutividade térmica entre o processador (die) e o dissipador de calor desta unidade em específico.
Para descartar a possibilidade de ser um caso isolado, testei vários jogos. Entendo que The Witcher 3 exija bastante do processador, mas o comportamento se repetiu em The Sims 4 e Sons of the Forest, que também atingiram picos de 100°C com apenas >30% de uso da CPU. Até mesmo em My Summer Car, que utilizava somente 15-18% do processador, a temperatura se manteve próxima dos 80°C.
Como teste final, rodei um software de estresse. No momento exato em que cliquei em "iniciar", a temperatura saltou para 100°C — foi o tempo de clicar e alternar a janela para o Predator Sense para ver o monitoramento. O processador até tentava reduzir a temperatura, mas sem sucesso, ficando oscilando entre 99°C e 100°C. Deixei o teste rodando por 5 minutos, e mesmo com o Thermal Throttling ativo, não houve qualquer queda, nem que fosse para 98°C.(O teste foi conduzido do inicio o fim com as ventoinhas setadas manualmente no maximo)
Outro ponto notório era como o calor se concentrava de forma excessiva. Na parte da carcaça onde o processador deve ficar, o plástico esquentava tanto que chegava a incomodar a mão. O mais estranho era o contraste com as saídas de ar: as laterais estavam sempre muito frias e as traseiras, apenas mornas. Para se ter uma ideia da ineficiência, meu Acer Nitro a 70°C solta um ar muito mais quente do que este Predato a 100°C.
Diante de todas essas evidências, fiquei convencido de que minha unidade veio com uma falha de fábrica ou foi danificada durante o armazenamento. Como ainda estou no prazo, solicitei a devolução à loja. Afinal, se o problema for exclusivo desta unidade, ela já não me interessa; e se for uma falha de projeto do modelo, a situação é ainda pior, pois demonstra uma engenharia de resfriamento ineficiente.
Bom ainda quero continuar com o modelo e penso em comprar outro assim que receber o reembolso, espero realmente ser uma situação atipica da unidade em especifico
Desde já, fico muito grato pela tentativa de ajuda.
1 -
Como último teste, você pode atualizar o firmware do seu Predator PHN16-71 com a versão mais recente (1.18):
https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Predator_PHN16-71/downloads?suggest=PHN16-71;1
Porém analisando o changelog, é pouco provável que vá melhorar alguma coisa!
1 -
Se possível nos dê um feedback.
Pelo que sei esse modelo vem com metal líquido para resfriamento, e nesse caso pode ter sido aplicado de forma incorreta, pois ele é bem melhor em relação a dissipação de calor, e temperaturas próximas do Thermal, na minha opinião, só deveriam chegar com um processamento extremamente pesado.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Claro, ja enviei para loja e assim que chegar o novo eu volto e dou um feedback com os teste aqui, assim ajuda também caso alguém encontre um problema parecido
0 -
Pessoal, só para dar um update final.
A devolução do note deu certo, mas o reembolso atrasou e o estoque oficial acabou, e o que restou em anúncios de terceiros está com preço inviável.
Por isso, vou ter que avaliar outras opções, como a versão com 4070 ou esperar a série 50. Uma pena, no fim, não ter tido a chance de testar uma unidade daquele modelo funcionando perfeitamente para ver seu real comportamento.
Valeu mesmo, pessoal. Obrigado a todos!
1