Dúvida de Compatibilidade de Memória RAM - Acer Nitro V 15 (8GB DDR5 5600MHz)

Opções
Gabriela_A_Marques
Gabriela_A_Marques Member Posts: 2 New User
editado July 8 em Gaming - Predator e Nitro

Olá pessoal!

Estou tentando fazer um upgrade de memória no meu Acer Nitro V 15, que veio de fábrica com 8GB de RAM DDR5 5600MHz. (Segue abaixo a config)

SPD1.jpg

Pesquisando aqui no fórum, vi algumas recomendações sobre a marca Crucial geralmente ser compatível com notebooks Acer. Com base nisso, comprei um pente de 16GB da Crucial (DDR5 5200MHz) para adicionar, mas, infelizmente, ele não funcionou. O notebook não deu vídeo.

Minha dúvida é a seguinte:

• A diferença na velocidade (5600MHz original vs. 5200MHz da nova RAM) pode ser a causa da incompatibilidade? Ou seja, o sistema não aceita uma memória com velocidade inferior à que já está instalada?
  • Existe a possibilidade de a marca Crucial, neste caso específico, não ser compatível com o meu modelo de Acer Nitro V 15?

Alguém já teve uma experiência similar ou sabe me dizer qual seria a RAM ideal para upgrade neste modelo? Agradeço qualquer ajuda ou dica!

Melhor resposta

Comentários

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,916 Guru
    editado July 8 Responder ✓

Olá @Gabriela_A_Marques,

Seja bem-vinda!

Geralmente os módulos RAM da Crucial são compatíveis com os Nitros V15:

https://br.crucial.com/compatible-upgrade-for/acer/nitro-v-15-anv15-51

Módulos DDR5 podem necessitar de período de "treinamento" (tela preta + FANs em rotação máxima), por um tempo aproximado de 2 a 15 minutos para fazer o autoteste e reconhecer estes módulos corretamente:

https://br.crucial.com/support/articles-faq-memory/ddr5-memory-training

Antes de instalar o módulo novo, verifique se o firmware UEFI do seu Nitro V15 ANV15-51 está atualizado com a última versão disponível (1.26 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • Gabriela_A_Marques
    Gabriela_A_Marques Member Posts: 2 New User

Oi eGomes, muito obrigada =)

Eu deixei rodando por uns 5, 6 minutos e a tela continuou preta, vou deixar mais tempo para testar, mas até já solicitei a devolução do slot, para pegar o de 5600 da Crucial também, de qualquer forma testarei por mais tempo quando o novo chegar caso seja necessário.

Obrigada pelos links, eu tinha procurado "pelazinternet" mas a maioria dos sites/pessoas diziam que o normal era aguardar até 2 minutos, passando disso era porque provavelmente não era compatível.

Valeu pela resposta!

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,916 Guru
    editado July 8

Oi @Gabriela_A_Marques,

Experimente também fazer um teste utilizando somente este módulo da Crucial nos dois slots SO-DIMM.

Em alguns casos, pode ser necessário limpar os terminais de contato do módulo com álcool isopropílico ou spray limpa contatos.

Ainda persistindo o problema de incapacidade de POST, é possível sim que o mesmo esteja com defeito.

Lembrando também, que há muita incidência de módulos Crucial falsificados no mercado.

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • Manoel_v1
    Manoel_v1 Member Posts: 1 New User

Boa tarde, deu certo o upgrade com a memória 5600 da Crucial??

EEstou pensando em fazer o upgrade so que estou com um pouco de receio.