Dúvida de Compatibilidade de Memória RAM - Acer Nitro V 15 (8GB DDR5 5600MHz)

Opções
Gabriela_A_Marques
Gabriela_A_Marques Member Posts: 2 New User
editado July 8 em Gaming - Predator e Nitro

Olá pessoal!

Estou tentando fazer um upgrade de memória no meu Acer Nitro V 15, que veio de fábrica com 8GB de RAM DDR5 5600MHz. (Segue abaixo a config)

SPD1.jpg

Pesquisando aqui no fórum, vi algumas recomendações sobre a marca Crucial geralmente ser compatível com notebooks Acer. Com base nisso, comprei um pente de 16GB da Crucial (DDR5 5200MHz) para adicionar, mas, infelizmente, ele não funcionou. O notebook não deu vídeo.

Minha dúvida é a seguinte:

• A diferença na velocidade (5600MHz original vs. 5200MHz da nova RAM) pode ser a causa da incompatibilidade? Ou seja, o sistema não aceita uma memória com velocidade inferior à que já está instalada?
  • Existe a possibilidade de a marca Crucial, neste caso específico, não ser compatível com o meu modelo de Acer Nitro V 15?

Alguém já teve uma experiência similar ou sabe me dizer qual seria a RAM ideal para upgrade neste modelo? Agradeço qualquer ajuda ou dica!

Melhor resposta

Comentários

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,832 Guru
    editado July 8 Responder ✓

Olá @Gabriela_A_Marques,

Seja bem-vinda!

Geralmente os módulos RAM da Crucial são compatíveis com os Nitros V15:

https://br.crucial.com/compatible-upgrade-for/acer/nitro-v-15-anv15-51

Módulos DDR5 podem necessitar de período de "treinamento" (tela preta + FANs em rotação máxima), por um tempo aproximado de 2 a 15 minutos para fazer o autoteste e reconhecer estes módulos corretamente:

https://br.crucial.com/support/articles-faq-memory/ddr5-memory-training

Antes de instalar o módulo novo, verifique se o firmware UEFI do seu Nitro V15 ANV15-51 está atualizado com a última versão disponível (1.26 ou superior):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51

• Gabriela_A_Marques
    Gabriela_A_Marques Member Posts: 2 New User

Oi eGomes, muito obrigada =)

Eu deixei rodando por uns 5, 6 minutos e a tela continuou preta, vou deixar mais tempo para testar, mas até já solicitei a devolução do slot, para pegar o de 5600 da Crucial também, de qualquer forma testarei por mais tempo quando o novo chegar caso seja necessário.

Obrigada pelos links, eu tinha procurado "pelazinternet" mas a maioria dos sites/pessoas diziam que o normal era aguardar até 2 minutos, passando disso era porque provavelmente não era compatível.

Valeu pela resposta!

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,832 Guru
    editado July 8

Oi @Gabriela_A_Marques,

Experimente também fazer um teste utilizando somente este módulo da Crucial nos dois slots SO-DIMM.

Em alguns casos, pode ser necessário limpar os terminais de contato do módulo com álcool isopropílico ou spray limpa contatos.

Ainda persistindo o problema de incapacidade de POST, é possível sim que o mesmo esteja com defeito.

Lembrando também, que há muita incidência de módulos Crucial falsificados no mercado.