Compatibilidade de SSD com Nitro 5 AN517-54-76EG

Opções
natsalete
natsalete Member Posts: 3 New User
editado July 10 em Gaming - Predator e Nitro

Tenho um notebook Acer Nitro 5 Intel, modelo AN517-54-76EG | NH.QEGAL.004, e estou pensando em adicionar um novo SSD para expandir o armazenamento.

Gostaria de saber se esse modelo de SSD é compatível com o meu notebook:

SSD ADATA XPG, 1TB, S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 2280, NVMe
(Leitura: 7400MB/s | Gravação: 5500MB/s)
Link para referência: https://www.kabum.com.br/produto/169967

Caso esse modelo não seja compatível, poderiam me indicar outros SSDs que sejam recomendados para esse notebook e que ofereçam um bom desempenho?

Desde já, agradeço pela atenção e aguardo um retorno.

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 17,882 Trailblazer

Olá, natsalete

O Nitro 5 AN517-54 realmente possui dois slots M.2, porém é importante destacar que:

• O slot principal suporta SSDs PCIe NVMe Gen3x4
    • O segundo slot pode compartilhar linhas com a interface SATA, dependendo da versão da placa-mãe

⚠️ Mesmo que o SSD seja Gen4, como o ADATA S70 Blade, ele funcionará perfeitamente no padrão Gen3. Você apenas não terá os máximos de velocidade Gen4 — o desempenho será limitado pela interface da máquina, não pelo SSD.

Para garantir que o slot usado é o correto (sem queda para modo SATA ou AHCI), recomendo instalar e abrir o HWiNFO64:

👉 Verifique:

• Velocidade de link PCIe (ex: Gen3 x4)
    • Modo de operação (NVMe vs SATA)
    • Histórico de temperatura e desgaste

Isso garante que o SSD está operando nas condições ideais e evita surpresas como reconhecimento incompleto ou redução de desempenho.

💡 Se o segundo slot estiver compartilhando linha SATA e o SSD for instalado ali, ele poderá ser detectado com modo SATA, o que limita o protocolo NVMe — por isso vale confirmar antes da instalação.

Se quiser ajuda com os dados do HWiNFO ou confirmar a leitura, estou por aqui!

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 17,482 Trailblazer

Olá, bom dia.

O SSD mencionado é de Gen4x4, porém o slot é Gen3x4, ou seja, as velocidades serão reduzidas, ficando em torno de 3500MB/s no máximo. Nesse caso o ideal seria procurar um modelo Gen3x4.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!