Compatibilidade de SSD com Nitro 5 AN517-54-76EG

Tenho um notebook Acer Nitro 5 Intel, modelo AN517-54-76EG | NH.QEGAL.004, e estou pensando em adicionar um novo SSD para expandir o armazenamento.
Gostaria de saber se esse modelo de SSD é compatível com o meu notebook:
SSD ADATA XPG, 1TB, S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 2280, NVMe
(Leitura: 7400MB/s | Gravação: 5500MB/s)
Link para referência:
Caso esse modelo não seja compatível, poderiam me indicar outros SSDs que sejam recomendados para esse notebook e que ofereçam um bom desempenho?
Desde já, agradeço pela atenção e aguardo um retorno.
Respostas
-
Olá, natsalete
O Nitro 5 AN517-54 realmente possui dois slots M.2, porém é importante destacar que:
- O slot principal suporta SSDs PCIe NVMe Gen3x4
- O segundo slot pode compartilhar linhas com a interface SATA, dependendo da versão da placa-mãe
⚠️ Mesmo que o SSD seja Gen4, como o ADATA S70 Blade, ele funcionará perfeitamente no padrão Gen3. Você apenas não terá os máximos de velocidade Gen4 — o desempenho será limitado pela interface da máquina, não pelo SSD.
Para garantir que o slot usado é o correto (sem queda para modo SATA ou AHCI), recomendo instalar e abrir o HWiNFO64:
👉 Verifique:
- Velocidade de link PCIe (ex: Gen3 x4)
- Modo de operação (NVMe vs SATA)
- Histórico de temperatura e desgaste
Isso garante que o SSD está operando nas condições ideais e evita surpresas como reconhecimento incompleto ou redução de desempenho.
💡 Se o segundo slot estiver compartilhando linha SATA e o SSD for instalado ali, ele poderá ser detectado com modo SATA, o que limita o protocolo NVMe — por isso vale confirmar antes da instalação.
Se quiser ajuda com os dados do HWiNFO ou confirmar a leitura, estou por aqui!
0