Meu Nitro AN515-57 está superaquecendo na PCH – já tentei de tudo! 😭

TatianeAielo
TatianeAielo Member Posts: 3 New User
editado May 18 em Gaming - Predator e Nitro

Meu Nitro AN515-57 está superaquecendo na PCH – já tentei de tudo! 😭

Oi, gente! Vim aqui no desespero porque tá difícil demais.

Tenho um Acer Nitro AN515-57-795J que completou 1 ano e 3 meses de uso. Desde o início percebi uma queda de desempenho, mas por falta de conhecimento, não entendi o que estava rolando. Entrei em contato com o suporte da Acer, comentei sobre a possibilidade de superaquecimento, e a resposta foi: “isso é porque você trocou o Linux pelo Windows” (sim, eu ri de nervoso 😂).

Esperei acabar a garantia pra abrir e fazer uma limpeza. Foi aí que descobrimos: quem está superaquecendo é a PCH.

Colocamos thermalpad pra ajudar, e conseguimos baixar a temperatura... mas ainda assim, ela fica em 89°C mesmo sem uso. 😩

Não consigo fazer nada com o computador. E o pior: a promessa de ser um " notebook gamer" simplesmente não se sustenta.
Não consigo rodar jogos leves, simplesmente o desempenho despenca completamente quando a PCH esquenta (quase o tempo todo). Como designer, uso muito o Photoshop — e com ele apenas aberto, a PCH já vai pra 105°C. 🤯

Já tentei absolutamente tudo:

• Troca de pasta térmica
  • Coloquei thermalpad na PCH
  • Fiz limpeza completa
  • Comprei base resfriadora

E... nada. O notebook continua praticamente inutilizável.

Alguém já passou por isso ou sabe como resolver?
Sério, tá muito frustrante. Investi alto e me sinto de mãos atadas.

.

Alguns prints desse momento, sem uso apenas escrevendo.

image.png image.png

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 5,435 Guru

Olá,

Chega a ser "ridículo" (pra não falar outra coisa...) em pleno 2025 ouvir comentários que a culpa é do Linux...🙄🙏

Isso é um problema congênito causado por erro de design do PCB da placa-mãe que equipa os Nitro AN515-57. Onde o PCH fica praticamente embaixo de um dos SSDs M.2 dos slots disponíveis.

A única alternativa, é remover um dos SSDs instalados:

• TatianeAielo

Obrigada! @eGomes
    Eu removi e a pch continua quente ainda. Muito triste a falta de suporte da Acer!

image.png
  • eGomes

Experimente fazer um teste passando este seu SSD da Lexar do slot #1 (próximo ao PCH) para o slot #2 (à direta).

• TatianeAielo

oi @eGomes o Slot #1 já está vazio, estou usando um SSD no slot #2 a direita e um SSD SATA agora.

• eGomes

Neste momento, o PCH do seu Nitro AN515-57 está com algum tipo de modificação (dissipador ou material térmico adaptado)? Caso afirmativo, procure desfazer qualquer alteração que tenha sido realizada.

Para descartarmos a possibilidade de erro de leitura do referido sensor, procure utilizar a ferramenta HWiNFO para monitorar a temperatura de todos os sensores disponíveis.

Dica:

Para evitar a possibilidade de eventuais conflitos, não utilize este programa juntamente com o HWMonitor!

Outras duas possibilidades:

• Falha no circuito de alimentação do PCH (overvolt). Seria interessante procurar uma assistência técnica (que seja realmente capacitada) para verificar as tensões primárias do Intel Chipset 500 PCH series (1.05 V, 1.8 V e 3.3 V) com auxílio de um multímetro;
    • Superaquecimento no PCH pode estar indicando que o mesmo esteja com iminência de falha (morte súbita).