Saudações prezados (as), tudo bom?
Meu notebook é um an515-52. Comprei o computador em 2020 e o HD durou somente até 2023.
Acredito que eu acabei reforçando o dano a ele, pois eu tentei várias vezes fazer o factory reset e deu erro em todas as vezes.
Em algum momento acredito que fiz uma instalação direta do windows e depois usei o factory reset, enquanto ele ainda abria o sistema, sem excluir as participações. E pode ser que ele ficou menos funcional.
Como não tenho certeza que o HD está estragado. Eu li diversos fóruns e não encontro solução além de comprar um SSD.
Eu tenho duas perguntas. Para ter certeza da disfunção e reciclar o HD. Se eu excluir as outras partições do HD haveria diferença de desempenho relevante do sistema oem para o padrão Windows? Eu vi pelos fóruns que eu perderia o sistema operacional oem. Há a possibilidade de recuperar o sistema oem caso eu apague do sistema? Ouvi dizer que não há assistência autorizada fora da garantia no Brasil. O objetivo real é reciclar o HD e ter certeza da disfunção e acredito que o sistema oem deve estar perdido de qualquer forma já que o HD está muito ruim. Será que não haveria outra forma de reciclar o HD? Deixando os clusters defeituosos de lado e usando somente a parte funcional?
E caso eu deva comprar um SSD, qual opção seria mais assertiva? Já que vocês disseram que o suporte é gen 3x4. Seria um desperdício comprar um de quarta geração? E o aquecimento também poderia ser pior que um HD ou SSD sata 3?
[Titulo editado para incluir o modelo do produto]