AN515-52: Restauração de fabrica não funciona, HD parece estar defeituoso e melhores opções de SSD

DinoStarrk
DinoStarrk Member Posts: 4 New User
editado February 21 em Gaming - Predator e Nitro

Saudações prezados (as), tudo bom?

Meu notebook é um an515-52. Comprei o computador em 2020 e o HD durou somente até 2023.

Acredito que eu acabei reforçando o dano a ele, pois eu tentei várias vezes fazer o factory reset e deu erro em todas as vezes.

Em algum momento acredito que fiz uma instalação direta do windows e depois usei o factory reset, enquanto ele ainda abria o sistema, sem excluir as participações. E pode ser que ele ficou menos funcional.

Como não tenho certeza que o HD está estragado. Eu li diversos fóruns e não encontro solução além de comprar um SSD.

Eu tenho duas perguntas. Para ter certeza da disfunção e reciclar o HD. Se eu excluir as outras partições do HD haveria diferença de desempenho relevante do sistema oem para o padrão Windows? Eu vi pelos fóruns que eu perderia o sistema operacional oem. Há a possibilidade de recuperar o sistema oem caso eu apague do sistema? Ouvi dizer que não há assistência autorizada fora da garantia no Brasil. O objetivo real é reciclar o HD e ter certeza da disfunção e acredito que o sistema oem deve estar perdido de qualquer forma já que o HD está muito ruim. Será que não haveria outra forma de reciclar o HD? Deixando os clusters defeituosos de lado e usando somente a parte funcional?

E caso eu deva comprar um SSD, qual opção seria mais assertiva? Já que vocês disseram que o suporte é gen 3x4. Seria um desperdício comprar um de quarta geração? E o aquecimento também poderia ser pior que um HD ou SSD sata 3?

[Titulo editado para incluir o modelo do produto]

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 15,346 Trailblazer

Olá, recomendo substituir o HDD mecânico quebrado por um SSD Sata-3 de 2,5" muito mais rápido e confiável, como o Samsung 870 EVO V-NAND de até 2 TB. Você pode montar o HDD antigo em um gabinete USB HDD externo (US$ 10 em qualquer loja de PC) e tentar copiar seus dados para outro PC. Se você nunca fez backup do seu HDD, precisa reinstalar o Windows no novo SSD com uma imagem ISO em uma unidade de instalação USB e transferir seus dados do outro PC, reinstalar programas online.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 16,477 Trailblazer

Olá, bom dia.

Quando você adquiriu esse notebook havia somente o HD? Visto que normalmente deveria vir com um SSD M2 Gen3x4, a não ser que tenha adquirido usado.

Eu já sugiro nem ficar perdendo tempo com HD, mude logo para um SSD M2 Nvme que o desempenho da máquina será outro. A depender do uso, o HD pode estar com badblocks, e nesse caso é recomendado não salvar mais arquivos, visto a possibilidade de perdê-los.

A licença do Windows é atrelada à Bios, logo trocando o HD não perderá.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• DinoStarrk

Isso, veio somente o HD, comprei ele em janeiro de 2020 e o produto novo.

Obrigado pelas respostas.

Vou providenciar um SSD. Não estou com grana sobrando, me disseram que o SSD WD green tem um ótimo custo benefício, mas a durabilidade é baixíssima. Será que há uma opção por menos de R$ 300 melhor que este?

Cês acham que eu consigo recuperar sistema operacional OEM ou eu deveria pegar o SSD e somente instalar o windows padrão com a chave da BIOS e os drivers do site Acer?

• RenanVilela

Bem estranho não ter vindo com SSD já.

Esse SSD é muito bom também, mas não é M2. Em relação a uma maior durabilidade, cada marca estipula um valor de ciclos, então depende, mas normalmente dura bastante.

Dê uma procurada que nesse valor você encontra bons modelos de 512GB, marcas como Crucial, Samsung, própria WD também tem, mas procure por M2 Nvme Gen3x4. Após isso, faça uma instalação limpa do SO e instale os drivers direto pelo site de suporte da Acer.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• DinoStarrk

O HD é um WD10SPZX Sata 6gb/s, 1 TB

• RenanVilela

Assim que realizar o upgrade nos dê um feedback de como ficou.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• DinoStarrk

A entrega do SSD demorará mais de uma semana. O post pode ficar aberto todo este tempo?

Eu tenho outra dúvida, o HDD tá dando tela azul, não faz algumas funções e fiquei sabendo que está cheio de red flags, clusters danificados.

Vocês achariam que seria possível recuperar o sistema operacional ou qualquer coisa do HD e da partição recovery para o próximo dispositivo de memória? Parece repetitivo, porque vocês disseram para fazer uma instalação limpa na próxima peça. Mas eu queria ter certeza que já posso considerar o HDD uma peça morta. Eu não sei nem como acessaria aos arquivos. Por eles estarem possivelmente corrompidos eles podem corromper a nova peça?

• RenanVilela

Pode ficar aberto, não há problema.

Como falamos, o ideal é uma instalação limpa do sistema. Talvez possa ter arquivos de inicialização que estejam corrompidos, e nesse caso clonando esse HD para o novo SSD os problemas seriam os mesmos.

Há algumas ferramentas do Windows que visam inutilizar alguns defeitos, como por exemplos, setores defeituosos. Para que não fique sem a máquina, pode tentar realizar.

Tente criar um WindowsToGo em um pendrive, dessa forma talvez consiga reparar o HD atual. Quando der o boot, acesse o Prompt de Comandos (CMD), digite os códigos:

chkdsk :X(verifique a letra da unidade HD) /r /f

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD