WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE no meu Acer Nitro V 15

Olá, pessoal!

Comprei um Acer Nitro V15 no início de janeiro de 2025 (por volta do dia 3), com as seguintes especificações:

• Processador: Intel Core i5 (13ª geração)
  • GPU: NVIDIA RTX 3050 (6GB)
  • RAM: 8GB
  • Sistema Operacional: Linux

No mesmo dia da compra, instalei uma memória RAM adicional da Samsung (comprada separadamente) e também instalei o sistema operacional Windows 11. No dia seguinte, o notebook começou a apresentar telas azuis com os seguintes erros: WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE.

Pesquisei sobre o problema e encontrei vídeos recomendando desativar o controlador VMD na BIOS. Fiz isso e consegui acessar o sistema novamente, mas as telas azuis continuaram.

Levei o notebook à assistência técnica, e me informaram que o problema era a memória RAM adicional. Removeram a memória, e o problema aparentemente foi resolvido. No entanto, hoje as telas azuis voltaram a acontecer, ainda com os mesmos erros mencionados, mas também com novos códigos que vou deixar aqui.

- Id de Compartimento de Memória: 0x124_16_GenuineIntel_DEVICEDRIVER_IMAGE_GenuineIntel.sys

- O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000010, 0xffff80851b21e028, 0xffff8084fd4eabac, 0xffff8084fd6e61a0)

- Id de Compartimento de Memória: LKD_0x15E_FATAL_MINIPORT_ERROR_MINIPORT_REQUESTED_PLDR_1_19_IMAGE_mtkwl6ex.sys

Esses erros acima foram os quais ocasionaram as telas azuis hoje, e eu retirei do
Monitor de Confiabilidade. Mas lembrando que passo por esse problema a muito tempo e os códigos já foram outros…

E vale ressaltar que a assistência técnica realizou diversos testes de memória, GPU, CPU, acompanhou temperatura, tudo que vocês podem imaginar, e no final confirmou que a pane era a memória RAM.

Melhor resposta

Respostas