WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE no meu Acer Nitro V 15

Olá, pessoal!
Comprei um Acer Nitro V15 no início de janeiro de 2025 (por volta do dia 3), com as seguintes especificações:
- Processador: Intel Core i5 (13ª geração)
- GPU: NVIDIA RTX 3050 (6GB)
- RAM: 8GB
- Sistema Operacional: Linux
No mesmo dia da compra, instalei uma memória RAM adicional da Samsung (comprada separadamente) e também instalei o sistema operacional Windows 11. No dia seguinte, o notebook começou a apresentar telas azuis com os seguintes erros: WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR e INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE.
Pesquisei sobre o problema e encontrei vídeos recomendando desativar o controlador VMD na BIOS. Fiz isso e consegui acessar o sistema novamente, mas as telas azuis continuaram.
Levei o notebook à assistência técnica, e me informaram que o problema era a memória RAM adicional. Removeram a memória, e o problema aparentemente foi resolvido. No entanto, hoje as telas azuis voltaram a acontecer, ainda com os mesmos erros mencionados, mas também com novos códigos que vou deixar aqui.
- Id de Compartimento de Memória: 0x124_16_GenuineIntel_DEVICEDRIVER_IMAGE_GenuineIntel.sys
- O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000124 (0x0000000000000010, 0xffff80851b21e028, 0xffff8084fd4eabac, 0xffff8084fd6e61a0)
- Id de Compartimento de Memória: LKD_0x15E_FATAL_MINIPORT_ERROR_MINIPORT_REQUESTED_PLDR_1_19_IMAGE_mtkwl6ex.sys
Esses erros acima foram os quais ocasionaram as telas azuis hoje, e eu retirei do Monitor de Confiabilidade. Mas lembrando que passo por esse problema a muito tempo e os códigos já foram outros…
E vale ressaltar que a assistência técnica realizou diversos testes de memória, GPU, CPU, acompanhou temperatura, tudo que vocês podem imaginar, e no final confirmou que a pane era a memória RAM.
Melhor resposta
-
O QUE FIZ PARA SOLUCIONAR:
Entrei em contato com o suporte da Microsoft e os mesmos me recomendaram a fazer um reparo do sistema. Na prática, meu Windows atualizou de W11 Home para W11 Pro. Já faz alguns dias que eu realizei essa ação, e até agora, não tive nenhuma tela azul. Aparentemente, o problema foi solucionado…OBS: Os erros que estão aparecendo (sinalizados pelo X vermelho) não são de tela azul!!! São outras panes que venho solucionando, mas nenhuma delas é grave.
0
Respostas
-
Olá,
Não é correto desativar a opção Intel VMD nas configurações do firmware. Esta opção só deve ser utilizada ao instalar SO sem suporte a este controlador de armazenamento.
O arquivo mtkwl6ex.sys é referente ao controlador de rede sem fio MediaTek (MT7921). Experimente atualizar o driver do mesmo:
MediaTek, Inc. - Net - 24.40.2.574 (26/08/2024 - 7,7 MB)
Faça o download e descompacte o arquivo .CAB (utilize a ferramenta 7-Zip) em uma pasta temporária. Em seguida, atualize o driver manualmente através do Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc).
Procure atualizar o driver do controlador gráfico Intel + firmware UEFI com a última versão disponível (1.23 ou superior):
Mensagem de erro WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR geralmente está relacionado a hardware com defeito!
Se o problema persistir, substitua os módulos RAM ou entre em contato com o Suporte Técnico da Acer para substituir a placa-mãe. Pois estes Nitro V15 estão com alto índice de defeito e problemas.
It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
1 -
Eu desativei na BIOS o Controlador VMD, que aparece quando aperta Ctrl+S, e não a opção Intel VMD.
Se eu atualizar o driver Mtk, perco a rede? Não tenho cabo de rede e estou usando wireless. Se eu perder a rede, vai ser difícil eu acessar a internet novamente.
Instalei hoje o "Updates ME Firmware" fornecido pela Acer e lançado no dia 6 de Fevereiro de 2025 (1.24)1 -
Intel VMD e Controlador VMD são a mesma coisa:
Anote antes o SSID e senha da sua conexão, antes de atualizar o driver.
It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
1 -
Tá bom, então na prática, o que eu tenho que fazer? Poderia falar o passo a passo?
0 -
No link acima há um passo a passo de como instalar o Windows com o controlador Intel VMD habilitado.
Neste momento se preocupe com estes BSODs que estão ocorrendo:
Se após a instalação dos drivers e firmware mais recentes o problema ainda persistir. Há um forte indício de ser um defeito de hardware!
Erros relacionado ao módulo GenuineIntel.sys, pode estar indicando que o processador do seu Nitro V15 esteja com defeito:
1 -
Vou tentar. Depois retorno pra dizer o que aconteceu. Obrigado!
0 -
O QUE FIZ PARA SOLUCIONAR:
Entrei em contato com o suporte da Microsoft e os mesmos me recomendaram a fazer um reparo do sistema. Na prática, meu Windows atualizou de W11 Home para W11 Pro. Já faz alguns dias que eu realizei essa ação, e até agora, não tive nenhuma tela azul. Aparentemente, o problema foi solucionado…OBS: Os erros que estão aparecendo (sinalizados pelo X vermelho) não são de tela azul!!! São outras panes que venho solucionando, mas nenhuma delas é grave.
0 -
Você tem eventos críticos que estão sendo causados por erro de hardware!
É preciso verificar se os mesmos estão sendo causados por hardware defeituoso ou algum driver.
0 -
As telas azuis pararam, que eram o que mais estavam me incomodando. Porém, alguns eventos críticos ocorreram até então. Vou listar aqui quais foram:
09/02/2025 17:03 - APPCRASH (Nada de preocupante. Foi por causa de um jogo.)
09/02/2025 19:19 - O Windows não foi desligado corretamente (???)
10/02/2025 07:15 - O Windows não foi desligado corretamente (???)
12/02/2025 17:59 - LKD_0x15E_FATAL_MINIPORT_ERROR_MINIPORT_REQUESTED_PLDR_1_19_IMAGE_mtkwl6ex.sys (Esse eu postei aqui no fórum e você me passou a solução. Realizei a atualização do driver e até agora esse erro não apareceu novamente.)
13/02/2025 06:42 - O Windows não foi desligado corretamente (???)
13/02/2025 10:33 - APPCRASH (Nada de preocupante. O aplicativo da câmera travou depois de eu ter gravado um vídeo pela webcam de alguns minutos.)
17/02/2025 17:04 (HOJE) - LKD_0x1D4_COMMAND_EXECUTION_FAILED_0x5_UcmUcsiAcpiClient_UcmUcsiCx!UcmUcsiCx::GenerateUcsiFailureDump (Postei no fórum e aguardo solução.)0 -
Interessante, pode ser algum dispositivo onboard na placa-mãe que esteja conectado a interface USB.
Você está utilizando algum dispositivo Bluetooth? Verifique no Gerenciador de Dispositivos qual versão do driver MediaTek você possui instalado em seu computador.
0 -
Versão do driver MediaTek do adaptador de rede: 24.40.2.574
… do Bluetooth: 1.1036.0.3680 -
Experimente atualizar o driver do controlador Bluetooth com a versão abaixo indicada:
Mediatek Inc. - Bluetooth - 1.1040.0.485 (06/11/2024 - 1.8 MB)
Faça o download e descompacte o arquivo .CAB (utilize a ferramenta 7-Zip) em uma pasta temporária. Em seguida, atualize o driver manualmente através do Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc).
1 -
Atualizado!
Mas afinal… Essa solução é para qual problema? Este tópico já está resolvido. O meu problema atual é o erroLKD_0x1D4_COMMAND_EXECUTION_FAILED_0x5_UcmUcsiAcpiClient_UcmUcsiCx!UcmUcsiCx::GenerateUcsiFailureDump
0 -
Para tentarmos solucionar o problema da interface USB! Como sugerido no outro tópico, instale também o driver do chipset Intel disponível na página de suporte da Acer.
1 -
Atualizações!
Enviei meu laptop para a garantia no dia 14/03, e retornou hoje, dia 26/03. O repair report constou que era pane no SSD, logo, ele foi trocado.Vou seguir monitorando pra ver se vai voltar a dar algum erro, e qualquer coisa aviso aqui!
1