Aspire ES1-512 desligando com 40% de bateria
Tenho um Aspire ES1-512 a uns 9/10 anos, que apresenta esse problema na bateria. Quando chega em 40 ou 30% ele desliga como se tivesse chegado a 0%. Eu achava que era porque já tinha chegado ao fim da vida útil dela mas verifiquei no HWINFO e consta que está com 9% de desgaste, que na minha percepção leiga, não é muito. Já dei reset na bateria mas não apresentou melhora.
[Título editado para incluir modelo do produto]
Respostas
-
O problema da bateria do seu Acer Aspire ES1-512 parece ser típico de um laptop com bateria envelhecida. Mesmo com apenas 9% de desgaste, a capacidade da bateria pode ter se degradado significativamente ao longo de seus 9-10 anos de uso. Baterias podem desenvolver problemas internos que impedem o carregamento e descarga adequados, mesmo com baixo percentual de desgaste.
Como Gerar o Relatório de Bateria no Windows
Para verificar a saúde da bateria, siga estes passos:
- Abra o PowerShell ou Prompt de Comando como administrador
- Digite
powercfg /batteryreport
- Pressione Enter
- Navegue até a pasta
C:\Users$$SeuNomeDeUsuário]
- Abra o relatório HTML gerado
O Que Verificar no Relatório
Pontos Importantes:
- Compare a capacidade de design original com a capacidade de carga atual
- Se a capacidade de carga completa estiver significativamente reduzida (cerca de 50% ou menos), considere a substituição da bateria
windows 10/11 optimization guide for gaming
Windows 10/11 optimization guide for gaming — Acer Community
My AN515-43 laptop UserBenchmark-
https://www.userbenchmark.com/UserRun/515145660 -
Verifiquei e basicamente diz o mesmo que o HWINFO. Fiz o calculo e o resultado deu 10.68% de desgaste. A bateria tinha capacidade originalmente de 36.708 mWh e agora tem de 32.786 mWh. Tenho suspeita que o problema seja no ícone de bateria que está mostrando errado o valor dela.
0 -
Olá, não há forma de uma bateria de iões de lítio com 10 anos manter 90% da capacidade mesmo quando armazenada. A bateria está descarregada e as estatísticas do HWINFO são falsas, provavelmente retiradas de registos de baterias em mau estado ou apenas fictícias. Recomendo que compre uma bateria nova: Acer Aspire ES1-512-C5YW Replacement Laptop Battery | BatteryBuy.ph
1 -
Olá, bom dia.
Como a bateria já possui 10 anos de vida útil é bem provável que houve desgaste natural da mesma, e a informação dada pelos programas é equivocada.
Experimente usar na bateria mas em modo de economia e verifique se ela vai desligar dessa forma também.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0