Bateria perdendo carga enquanto conectada ao carregador, Nitro 5 AN515-51-50U2

GualterMM
GualterMM Member Posts: 13

Tinkerer

editado janeiro 13 em Gaming - Predator e Nitro

Em julho de 2024, tive um problema com a bateria original do meu notebook Acer AN515-51-50U2 (os detalhes podem ser encontrados nesse post). Pela recomendação de um membro do fórum, comprei uma nova bateria pelo site www.bringit.com.br. A bateria era de capacidade pouco menor que a original, mas isso era inconsequente pra mim pois sempre uso o notebook conectado na tomada. Após a instalação e calibração da bateria seguindo as instruções do fabricante, ela funcionou perfeitamente.

Porém, em dezembro de 2024, notei que um problema começou a ocorrer: o LED localizado a esquerda da entrada da fonte, que indica se a bateria está carregando ou não, começou a piscar constantemente na cor laranja, independente se o cabo estivesse conectado ou não, até mesmo quando o notebook estivesse desligado. Gravei um vídeo pra demonstrar o ocorrido:

O que acompanhou isso foi que agora, a carga máxima da minha bateria vem lentamente diminuindo. O indicador de bateria do Windows me mostra que hoje, tenho apenas 57% da carga da bateria disponível, e isso vem diminuindo diariamente.

Para fins de comparação, gerei dois battery reports, um quando o problema começou a acontecer e outro ontem:

Dado a situação, é possível concluir que a bateria está defeituosa? Ela mal tem 6 meses de uso, então não sei se ela é o problema, ou se outro componente eletrônico causou isso (fonte ou algum circuito do notebook responsável pelo carregamento da bateria). Vi também sugestões para "reiniciar" a bateria usando um pequeno buraco na parte de baixo do notebook, porém gostaria de ter uma segunda opinião sobre a situação pois tenho medo da bateria morrer de vez ao fazer isso.

Respostas