Bateria perdendo carga enquanto conectada ao carregador, Nitro 5 AN515-51-50U2
Tinkerer
Em julho de 2024, tive um problema com a bateria original do meu notebook Acer AN515-51-50U2 (os detalhes podem ser encontrados nesse post). Pela recomendação de um membro do fórum, comprei uma nova bateria pelo site www.bringit.com.br. A bateria era de capacidade pouco menor que a original, mas isso era inconsequente pra mim pois sempre uso o notebook conectado na tomada. Após a instalação e calibração da bateria seguindo as instruções do fabricante, ela funcionou perfeitamente.
Porém, em dezembro de 2024, notei que um problema começou a ocorrer: o LED localizado a esquerda da entrada da fonte, que indica se a bateria está carregando ou não, começou a piscar constantemente na cor laranja, independente se o cabo estivesse conectado ou não, até mesmo quando o notebook estivesse desligado. Gravei um vídeo pra demonstrar o ocorrido:
O que acompanhou isso foi que agora, a carga máxima da minha bateria vem lentamente diminuindo. O indicador de bateria do Windows me mostra que hoje, tenho apenas 57% da carga da bateria disponível, e isso vem diminuindo diariamente.
Para fins de comparação, gerei dois battery reports, um quando o problema começou a acontecer e outro ontem:
Dado a situação, é possível concluir que a bateria está defeituosa? Ela mal tem 6 meses de uso, então não sei se ela é o problema, ou se outro componente eletrônico causou isso (fonte ou algum circuito do notebook responsável pelo carregamento da bateria). Vi também sugestões para "reiniciar" a bateria usando um pequeno buraco na parte de baixo do notebook, porém gostaria de ter uma segunda opinião sobre a situação pois tenho medo da bateria morrer de vez ao fazer isso.
Respostas
-
Olá, boa tarde.
Pelos prints aparentemente a bateria não perdeu capacidade, ao menos nessa diferença de dias.
Já experimentou desinstalar o driver Adaptador CA Microsoft, pelo Gerenciador de Dispositivos?
Em relação ao led, de fato diz a respeito que é sobre bateria baixa.
Se você utilizar ele somente na tomada, há alguma perda de desempenho ou algo assim?
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Boa noite Renan, obrigado pela resposta.
Não havia experimentado desinstalar esse driver ainda. Ao fazer isso, o Windows apenas reinstalou ele, de acordo com o monitor de eventos. Não houve nenhuma alteração em relação ao problema da bateria.
Além do Adaptador AC Microsoft, existe este outro driver listado abaixo. Eu deveria fazer o mesmo procedimento com ele?
Sobre o desempenho, não. Utilizando ele na tomada não altera o desempenho de forma alguma; inclusive, é como sempre utilizo ele.0 -
Desinstale os dois e reinicie o note.
Verifique qual o nível de desgaste da bateria com o Hwinfo. Pode ser que já esteja alto ou com algum problema também, e nesse caso é só acionar a garantia da mesma.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Olá, essa bateria tem 4 anos e não suporta Modern Standby no Windows, ela também não está funcionando (sem perfil de drenagem). Recomendo que você substitua a bateria por uma bateria de alta qualidade aprovada pela Acer.
0 -
Desinstalei e reiniciei no notebook. Infelizmente não houve nenhuma alteração.
O HWinfo indica um nível de desgaste de 10.8%. Isso seria um nível preocupante para a bateria?0 -
Obrigado pelo comentário @Puraw.
Você saberia me dizer um lugar onde consigo encontrar uma bateria aprovada pela Acer? Comprei a minha pela bringIT e estarei entrando em contato pra checar a garantia, mas gostaria de checar isso no meio tempo.
Além disso, você pode me informar como conseguiu ver a idade da bateria pelo battery report? Fico um pouco perdido com a quantidade de dados no relatório.0 -
Olá, não estou me referindo a um relatório formal de bateria do Windows, mas a uma verificação rápida feita pelo HWINFO.64. Execute um relatório de bateria, cole isso no prompt de comando: powercfg /batteryreport e abra o relatório com seu navegador Edge, clique com o botão direito e selecione "Imprimir em PDF da Microsoft", anexe o relatório à sua resposta, digite @Puraw ou use "Citar" quando responder para que eu receba um alerta.
0 -
Segue o relatório conforme instruído.
0 -
Olá, esta bateria foi instalada em 18 de abril de 2021 (quase 4 anos) com desgaste zero, que deve ser >60% de desgaste, sem perfis de drenagem, então a bateria não estava funcionando nos últimos 3 dias e sem suporte para o protocolo Windows Modern Standby. Recomendo que você compre uma bateria nova: New Genuine Battery for Acer Nitro 5 AN515-51 AN515-52 AN515-53 Aspire A515-51 | eBay
0 -
Não é um nível alto de desgaste, mas pode ser que esteja com defeito sim. Inclusive seria interessante verificar a fonte com um multímetro, pois pode ser um problema também.
Provavelmente a garantia vai trocar a bateria, aí é testar a nova.
Como mencionei anteriormente, pelo BringIt ou BBBaterias são modelos similares mas bons.
Original você deverá encontrar pelo Mercado Livre. Se atente que pelo Ebay haverão taxas e talvez não compense no valor final.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
A bateria foi instalada ano passado
Esse relatório é da bateria que foi instalada em 2024, correto?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Certo. Estou entrando em contato com a bringIT pra ver sobre a garantia.
No meio tempo, vou tentar checar a tensão da fonte (isso é, se a ponta do multímetro conseguir tocar no positivo da fonte).0 -
Sim, foi da bateria mais recentemente instalada.
0 -
Se possível nos informe o resultado caso consiga realizar a medição.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0