NITRO V 15 - imagem fica toda cinza e bugada ao ligar ou sair do modo suspenso.

fabioburns
fabioburns Member Posts: 6

Tinkerer

Boa tarde,
Comprei o notebook zero e desde sempre acontecendo isso, ao ligar ou sair do modo de suspensão, a tela fica toda bugada.
Não posso enviar o notebook para assistência da acer pois uso para trabalho todo dia, e nem enviar pro técnico abrir da minha cidade, ou perderá a garantia. Estou sem saída. Acontece direto mas não sempre. Para resolver é reiniciando ou entrando e saindo do modo de suspensão. Alguém pode me ajudar? A garantia vence em Julho do meu.

Melhores respostas

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,727 Guru
    editado dezembro 2024 Responder ✓

Olá @fabioburns,

Seja bem-vindo!

Inicialmente, experimente atualizar o firmware UEFI do seu Nitro V15 ANV15-51 para a última versão disponível (1.21):

Nitro V15 ANV15-51 (Firmware 1.21 - 2024/11/26 - 11.78 MB)

E atualizar o driver do controlador gráfico Intel UHD:

Intel® Arc™ e gráficos Iris® Xe - Windows*

Se não funcionar, entre em contato com o Suporte da Acer e solicite a devolução / reparo (RMA) do seu aparelho. Pois trata-se de um defeito congênito que está assolando os Nitro V15.

• fabioburns

Tinkerer

Boa tarde,

Obrigado, já estou baixando, a instalação deles não afeta a garantia, certo? Observarei o comportamento após atualizações e lhe trago o report caso se interesse, agradeço a força!

• fabioburns

Tinkerer

Olá eGomes

Desde o dia 16, após instalar o que me enviou, parou de acontecer aqueles bugs no vídeo, agradeço sua ajuda. Até agora resolvido, espero que continue assim.

• eGomes

Olá @fabioburns,

Fico feliz em saber tenha dado tudo certo!

Seu feedback é muito importante e certamente irá ajudar outros usuários que por ventura venham a ter o mesmo problema.

Boas Festas, para você e toda sua família! 💫

😉👍🏻

• PabloVasconcellos
    PabloVasconcellos Member Posts: 6

Tinkerer

editado dezembro 2024

Gente, vendo o papo aqui eu acredito que esteja com o mesmo problema (os jogos travam e desligam o pc ou a tela fica exatamente assim quando abro um jogo com o notebook conectado na tomada)

Uma dúvida: como eu atualizo a BIOS? é só abrir aquele arquivo que o @eGomes mandou? eu nunca fiz antes, então tenho um certo receio pois vi muita gente comentando que isso pode dar um problemão e eu não sei a real complexidade disso, então prefiro perguntar antes @fabioburns

• eGomes

@PabloVasconcellos,

Você poderá conferir algumas dicas de como atualizar o firmware do seu Nitro V15 no tópico abaixo indicado:

• PabloVasconcellos

Tinkerer

Valeu mais uma vez, amigo.

Consegui atualizar a BIOS e também fazer o lance dos drivers de vídeo, mas infelizmente não resolveu meu problema. Continua congelado e desligando ao abrir qualquer jogo. Realmente terei que enviar pra garantia (pela segunda vez).

Mas muito obrigado de toda forma!

• eGomes

Seu Nitro V15 está utilizando o Windows 11 24H2!?

Caso afirmativo, experimente realizar um último teste (antes de enviar o mesmo para RMA...) e fazer uma nova instalação do Windows 11 com a versão 23H2 (downgrade):

• PabloVasconcellos

Tinkerer

Pior que está sim!

Pra fazer o downgrade eu preciso formatar novamente o computador ou existe uma forma de fazer isso sem perder o que já tenho instalado?

• eGomes
    editado dezembro 2024

Você pode usar as configurações de recuperação para desinstalar a versão 24H2. No entanto, se esta opção não estiver mais disponível ou não funcionar, você terá que baixar o arquivo ISO do Windows 11 23H2 através do UUP dump:

https://pureinfotech.com/download-windows-11-23h2-iso-after-24h2/

Mas antes, você pode tentar desativar o(s) seguinte(s) recurso(s):

• Auto HDR;
    • Inicialização rápida (Fast Startup);
    • Modo Jogo (Game Mode).

Em seguida, faça um teste novamente e veja se estes problemas de travamento persistem.

• fabioburns

Tinkerer

Boa tarde eGomes,

Passando para atualizar a situação.

Aconteceu agora pouco novamente, a tela estava ligada, no desktop, eu não estava mexendo, do nada piscou em seguida ficou preta, fez um som notificando como se tivesse conectado um dispositivo novo e na sequencia a imagem ficou bugada, tudo cinza e distorcido. Ativei o modo suspenso, desativei e voltou ao normal logo em seguida.

O máximo que fiz foram as atualizações do Windows update que aparecem pelas notificações, se não me engano fiz alguma da Intel Graphics também.

Uma ótimo fds, obrigado

• eGomes

Olá @fabioburns,

Infelizmente os Nitro V15 estão muito problemáticos! E pra piorar ainda mais, tem esse Windows 11 24H2, que é uma verdadeira bomba.

Você pode utilizar o Monitor de Confiabilidade do Windows (Win + R, digite: perfmon /rel [Enter]) para tentar obter mais detalhes sobre os problemas e eventuais mensagens de erros que por ventura estejam ocorrendo em seu laptop.

Se o seu Nitro V15 ainda estiver na garantia, não perca o seu tempo!

• fabioburns

Tinkerer

Olá eGomes,

Obrigado!
    Entendi, está sim na garantia, porém ficaria sem a máquina por um certo tempo acredito, e sabe-se lá quanto. Pois precisa enviar para assistência autorizada primeiro, em Barueri pelo que vi. E não posso ficar muito tempo sem computador.

E fiz o que me passou, e aparece algumas vezes seguidas o erro abaixo. Pelo menos a fonte é sempre a mesma (IntelGraphicsSoftware.Service). Imagino que esses dados sejam do problema que venho tendo. Segue abaixo. Lhe agradeço.

Fonte
    IntelGraphicsSoftware.Service

Resumo
    Parou de funcionar

Data
    ‎04/‎01/‎2025 15:54

Status
    Relatório enviado

Descrição
    Caminho do Aplicativo com Falha: C:\Program Files\Intel\Intel Graphics Software\IntelGraphicsSoftware.Service.exe

Assinatura do problema
    Nome de Evento de Problema: APPCRASH
    Nome do Aplicativo: IntelGraphicsSoftware.Service.exe
    Versão do Aplicativo: 24.50.1001.1
    Carimbo de Data/Hora do Aplicativo: 66e80000
    Nome do Módulo de Falhas: KERNELBASE.dll
    Versão do Módulo de Falhas: 10.0.26100.2454
    Carimbo de Data/Hora do Módulo de Falhas: 398a1cce
    Código de Exceção: e0434352
    Deslocamento de Exceção: 00000000000c837a
    Versão do sistema operacional: 10.0.26100.2.0.0.768.100
    Identificação da Localidade: 1046
    Informações Adicionais 1: b82d
    Informações Adicionais 2: b82db5d901fac7046ef27064943eb835
    Informações Adicionais 3: 50d7
    Informações Adicionais 4: 50d74f676fdb6501edd284cf0a1d8588

Informações adicionais sobre o problema
    ID de Compartimento de Memória: a627e5227d27915ad04a22bce75c161e (1173788847614203422)

• eGomes

O problema é que se o seu Nitro V15 estiver com defeito de hardware, você corre o risco de acabar ficando no prejuízo!

Pelo seu log parece que o seu laptop está com catapora, de tanto erro que está ocorrendo! 🤕🤒

O Windows 11 por si só já é ruim, mas com essa atualização 24H2 ficou ainda pior...

Parece que o driver da Intel está apresentando problemas no Windows 11, e estão sugerindo desativar o serviço Intel Graphics Software Service (IntelGraphicsSoftware.Service.exe) até que o problema seja resolvido:

https://community.intel.com/t5/Graphics/The-new-Intel-Graphics-Software-control-panel-causes-high-CPU/m-p/1654719/highlight/true#M137221

Muito frustrante e desanimador tudo isso! 🤕👎🏻

• fabioburns

Tinkerer

Boa tarde eGomes

Realmente, é catapora, rs

Muito obrigado pelo suporte, vou solicitar a garantia sim. Com tudo que ja instalei devo deixar nele? E as senhas salvas em navegadores, etc, devo apagar tudo ou não tem problema em deixar? Pois parece que a assistência é terceirizada da Acer, corro o risco de mexerem em meus dados pessoais?

Agradeço novamente a força.

• eGomes
    Responder ✓

Salve @fabioburns,

Sim, sua preocupação é válida e muito importante!

Você pode restaurar as configurações de fábrica do seu aparelho:

https://community.acer.com/pt/kb/articles/14751-como-redefinir-o-windows-de-fabrica

Depois nos conte se deu tudo certo!

😉👍🏻