Nitro V15 congelado ou desligando ao abrir um jogo

Rapaz, sendo bem sincero… quanta dor de cabeça!

Eu comprei um Acer Nitro V15 com um i7 e uma RTX 4050 pensando em trabalhar com softwares adobe e também jogar um pouco de vez em quando. O problema é que depois de um mês usando o notebook ele simplesmente apagou e não ligava mais. Mandei pra garantia e disseram que a placa mãe estava viciada: trocaram e me enviaram de volta.

Chegando aqui ele ligou, eu formatei logo de cara pra instalar o win11 (ele veio com linux) e simplesmente me deparei com um novo problema: na maioria das vezes que vou abrir um jogo a tela começa a piscar e fica congelada ou o computador simplesmente reinicia sozinho. E olha que nem são jogos pesados (po isso acontece até com F1 2010, 2010 GALERA! EU NÃO TO CONSEGUINDO JOGAR UM JOGO DE 2010 com um I7 de 13ª geração e uma 4050)

Valorant? dá pau também. League of legends? as vezes funciona, as vezes não.

Pelo amor de Deus, o que posso fazer? sim, todos os drivers estão atualizados e não, eu não entendo tanto a ponto de ser tão técnico com as informações. Só estou frustrado pois ainda estou pagando isso e ele literalmente acabou de voltar de um conserto. Vou ter que enviar pra garantia novamente?

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,596 Guru
    editado dezembro 22

Olá @PabloVasconcellos,

Seja bem-vindo!

Verifique se o firmware UEFI do seu Nitro V15 ANV15-51 está atualizado com a última versão disponível (1.21):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_ANV15-51/downloads?suggest=ANV15-51;1

Em relação ao seu problema para rodar seus jogos:

Se você estiver usando o Windows 11 24H2, experimente desabilitar o recurso Auto HDR:

https://www.adrenaline.com.br/microsoft/windows/auto-hdr-no-windows-11-24h2-esta-travando-alguns-jogos-microsoft-confirma/

• PabloVasconcellos
    PabloVasconcellos Member Posts: 3 New User

Agradeço sua sugestão, mas infelizmente fiz as duas coisas e realmente nada resolveu.

Agora se liguem nisso: eu percebi que quando estou jogando com o notebook fora da tomada os jogos abrem normalmente. Sem estar conectado na bateria o notebook não apresenta esse problema, inclusive joguei aqui alguns bons minutos e nada de congelar ou desligar como acontece quando está na tomada.

Existe alguma explicação pra isso? eu pretendo mandar pra garantia de qualquer maneira, mas como estamos no natal e eu não quero ficar sem nada pra fazer, vou deixar pra enviar pra garantia depois do ano novo. Até lá vou usando pra coisas leves (ou quando for jogar, fazer isso fora da tomada)

• eGomes

Infelizmente estes Nitro V15 ANV15-51 estão se superando no quesito decepção e frustração!

Quando você está utilizando seu laptop com o carregador AC plugado ele ativa o modo desempenho e entende que pode utilizar as frequências de operação Turbo Boost.

Procure utilizar as ferramentas HWiNFO ou HWMonitor enquanto você roda seus jogos. E monitore as temperaturas do seu Nitro V15.

• PabloVasconcellos
    PabloVasconcellos Member Posts: 3 New User
    editado dezembro 24

Farei isso sim, obrigado!

E sim, estou extremamente decepcionado e frustrado. A garantia de alguma maneira cobraria ter me dinheiro de volta? (ainda que eu tenha comprado no cartão parcelado) ou somente o conserto ou envio de uma máquina nova do mesmo modelo? é tanta gente reclamando que eu to com muito pé atrás de pegar outro.

Sobre a questão de funcionar os jogos fora da tomada: funciona, mas o desempenho cai drasticamente, de maneira inclusive assustadora. League of legends é um jogo leve pra configuração dessa máquina, mas simplesmente cai pra 30 fps quando o notebook não está ligado na tomada e isso torna o jogo injogável. Ao conectar o carregador ele sobe pra 300 fps NA MESMA HORA, mas depois de alguns poucos minutos ele simplesmente congela e desliga, como disse antes.

Achei que tivesse encontrado uma solução paliativa até acionar a garantia depois do ano novo, mas pelo jeito não vai ser viável já que cai tanta a performance…

• eGomes

@PabloVasconcellos escreveu:

"A garantia de alguma maneira cobraria ter me dinheiro de volta? (ainda que eu tenha comprado no cartão parcelado) ou somente o conserto ou envio de uma máquina nova do mesmo modelo? é tanta gente reclamando que eu to com muito pé atrás de pegar outro."

Para estes assuntos recomendo a você conversar diretamente com a loja / revenda onde você adquiriu seu aparelho para avaliar esta possibilidade.

😉👍🏻