Nitro 5 AN515-56 (Nitrosense problema)
boas, depois de muita pesquisa em fóruns e tentar arranjar soluções já reparei que isto é um problema comum em muitos outros modelos.
Sempre que dou boot no meu nitro 5 as ventoinhas aumentam sempre gradualmente até atingirem a velocidade de 5000 RPM. Já experimentei colocar em modo manual para as bloquearem a velocidade pretendida mas ainda assim qualquer processo que abra as ventoinhas voltam a disparar até as 5000 RPM. Já tentei fazer modificações na bios mas não encontrei nada, tentei controlar as ventoinhas através do aplicativo NBFC pelo Github mas ainda assim elas continuam a disparar, tentei também brincar com as opções avançadas de energia de colocar a política de arrefecimento em modo passivo e reduzir o estado máximo do processador para 60 %. A minha grande questão é, existe alguma solução alternativa para resolver este problema com as ventoinhas ?
PS: as ventoinhas são novas e os estados de temperatura dos componentes estão boas, entre os 30 e os 40 graus em modo equilibrado que é o que eu mais uso. A BIOs está atualizada para a última versão 1.10.
Respostas
-
se alguém souber alguma solução por favor que me ajude porque é impossível estar em modo repouso a trabalhar e estar a ouvir constantemente a velocidade das ventoinhas a rotação máxima !
0 -
O que acontece com a velocidade do ventilador se você permanecer dentro do menu do BIOS?
Jack E/NJ
0 -
Continua sempre em alto RPM, será problema de Hardware ?
0 -
Já tentei de tudo e não acho isto normal. já o levei a uma reparação técnics e eles disseram que não tinham solução, só me referiram ao fazer o undervolt mas ainda assim não acho que estes laptops sejam assim a sair da marca.
0 -
A velocidade do ventilador ainda está alta no menu do BIOS?
Jack E/NJ
0 -
Fiz ontem, daí as temperaturas estarem entre os 30 Cº e os 40 Cº.
Isto é o que me acontece sempre quando estou sem fazer nada em modo automático.
Precisava de uma solução para isto urgentemente, preciso dele para trabalhar e tem sido horrivel para mexer nele. Também já estive a ver em fóruns colocar um dissipador no PCH mas este modelo não permite porque o CHIP é muito mais pequeno e também a situação de colocar 2 SSD NVMe, já estive a eperimentar troar todos e continuam as ventoinhas a disparar do nada.
1 -
Você está utilizando SSDs nos dois slots M.2!? Caso afirmativo, experimente fazer um teste utilizando apenas o que fica mais afastado do PCH.
0 -
Já testei, continua a disparar as ventoinhas e a temperatura do PCH está com temperatura ideal para o funcionamento.
0 -
Existe alguma configuração avançada na BIOS que consiga fazer isso ? Consigo ter acesso às opções avançadas para definir a velocidade da ventoinha mas ainda assim parece não fazer fiderença nenhuma.
0 -
Se possível poste aqui screenshots com a leitura de todos os sensores disponíveis.
0 -
aqui vai ! as unicas temperaturas que me estão a fazer um pouco de confusão é do DTS
1 -
DTS = Digital Thermal Sensors
Estes sensores estão localizados internamente nos núcleos (Cores) da CPU, e tende a reportar temperaturas mais elevadas.
Experimente realizar o reset do controlador EC:
- Remova a fonte do carregador;
- Abra seu laptop, desconecte o cabo da bateria e pilha CR2032;
- Pressione e mantenha o botão / tecla
Power
pressionado por30
~60
segundos; - Remonte seu laptop, reconectando a pilha CR2032 e bateria;
- Em seguida, ligue o seu laptop novamente.
0 -
Experimente fazer um teste com Live USB do Linux Mint ou Zorin. E então, veja como os FANs do seu Nitro se comportam.
É possível que algum driver, processo ou serviço do Windows esteja consumindo recursos ou interferindo no sistema. E consequentemente, esteja obrigando o mesmo a ter que manter os FANs ativos.
Outra duas possibilidades, seriam:
- Falha no circuito que monitora a rotação dos FANs;
- Oscilação de tensão (ruído) ou resistência incorreta em algum componente do circuito que monitora os sensores de temperatura.
Para estes casos, será necessário recorrer a uma Assistência técnica que disponha de um osciloscópio e possa realizar testes.
0 -
Eu reparo que ao ativar o Coolboost a rotação das ventoinhas diminui mas após uns 15 segundos volta novamente às velocidade máxima e a rotação reponde bem à velocidade pretendida que eu quero quando estou a personalizar a velocidade.
Outro exemplo é que elas mantêem-se em velocidade 0 durante algum tempo quando não estou a fazer nada no PC mas mal abra uma aplicação (exemplo do Chrome), elas disparam novamente para a velocidade máxima.
Tem como criar um comando através do CMD ou criar algum processo para desligar e ligar instantâneamente o coolboost ? porque se estiver sempre a fazer isso e a manipular esse processo a velocidade das ventoinhas mantêm-se estáveis.
0 -
Infelizmente eu não sei dizer se o NitroSense possui alguma opção de permita ajustar a opção Coolboost via linha de comando.
Você já tentou fazer uma nova Windows!?
0 -
Sim, continua igual, mas o problema deve estar na BIOS, precisava de levar mais uma atualização crítica porque vejo muitos modelos com o mesmo problema que o meu inclusive o modelo Predator. Existe alguma BIOS modificada que possamos manipular a velocidade das ventoinhas ?
0 -
> >but the problem must be in the BIOS> >
Sim! Isso aconteceu depois que você tentou atualizar o BIOS?
Jack E/NJ
1