Nitro 5 AN515-56 (Nitrosense problema)

2»

Respostas

• Santos94
    Santos94 Member Posts: 30 Enthusiast WiFi Icon

não, comprei ele a particular e já vinha assim com esse problema, no início pensei que fosse problema de limpeza porque cheguei a limpar as ventoinhas e trocar a pasta térmica, mas depois disso o problema continuou até substituição de novas ventoinhas que pelos vistos também não solucionou o problema.

• Santos94
    editado dezembro 24

não, já o comprei assim com o problema nas ventoinhas, mas na assistência de reparação disseram-me que o problema era de software.

• JackE
    JackE ACE Posts: 45,089 Trailblazer

Mais provavelmente firmware do BIOS ou sua interação com o aplicativo NitroSense. Há uma data de fabricação na etiqueta UPC da caixa original?

Jack E/NJ

• Santos94

De momento não encontro nada refertente a isso.

Bem, parece que não existe solução para isto, só me resta uma ultima solução, vender este dispostitivo e comprar outro.

• JackE

OK. Pressione WIN+R. Digite 'msinfo32'. Qual número de versão do firmware do BIOS aparece no painel direito? Há uma atualização de firmware que aborda especificamente problemas de ventilador para máquinas fabricadas antes de maio de 2021

Jack E/NJ

• Santos94

Penso que será isto. Onde posso encontrar essa atualização ??

• Santos94

Atualizei do site oficial da ACER. Não existe nenhuma mais recente disponivel.

• JackE
    editado 12:45

Quem instalou o Win11Pro? O PredatorSense pode ter problemas com esta versão, especialmente se sua máquina originalmente tinha o Win10 Home instalado de fábrica.

Além disso, as atualizações do BIOS geralmente são destinadas a corrigir problemas que podem se aplicar apenas a alterações não anunciadas feitas em versões de produção posteriores do mesmo modelo. Consequentemente, aplicar indiscriminadamente atualizações do BIOS a modelos de produção anteriores apenas porque a data do firmware é mais recente NÃO é uma boa prática.

Jack E/NJ

• Santos94

fui eu que instalei e já Tive o Windows 10 Home inclusive com todos os drivers de Fábrica instalados e o problema continuou, vi num fórum um rapaz que instalou o versão LTSC e o problema ficou solucionada, acha credível também fazer isso ? Porque não queria agora estar a perder a versão instalada que tenho nem os dados guardados.

• JackE

Então eu acho que o problema provavelmente começou com uma atualização de firmware da v1.05 ou anterior. Mas tentar voltar para a v1.05 é mais arriscado e mais complexo do que tentar o LTSC. O aplicativo PredatorSense provavelmente ainda será inútil com o LTSC.

Eu sugiro que você compre outro drive de inicialização barato para tentar o LTSC para testar se os fãs se acalmam. Apenas remova e coloque sua configuração atual do drive de inicialização do Win11Pro de lado por enquanto para que você não perca nada.

Jack E/NJ

• Santos94
    editado 18:19

já fiz downgrade da BIOS desde a versão 1.02, 1.05, 1.06, 1.08 até ao mais recente 1.10, segui um tutorial num vídeo do YouTube a explicar como se faz o downgrade, mas ainda assim o problema não resolveu através da BIOS, por isso é que não sei mais nada que fazer para resolver de vez este problema. Mais vale mesmo vender o laptop, vi também que existem ventoinhas de substituição de 5v 0.5 A e de 12v 1A, será que isso faria diferença ao fazer substituição das ventoinhas ?