Ventoinha ligando muito cedo e expansão de memória
Boa tarde, adquiri um acer aspire 5, modelo: A515-45-R74D com 8GB de RAM e estou obtendo dois problemas.
1. O processador parece esquentar demais com tarefas leves, ao entrar na bios a ventoinha já começa a fazer muito barulho, instalei o software hwmonitor e rodei um vídeo no youtube, nada mais, estava batendo 80 graus…
2. No site diz que a memória RAM é expansível até 24GB de RAM, vindo com 8GB RAM soldada na placa mãe e um slot livre até no máximo 16gb, adquiri esta memória RAM
e o notebook só reconhece 16GB… esses problemas são crônicos? é atualização de driver? bios?
Respostas
-
Olá @ThiagoBruning,
Seja bem-vindo!
Em relação ao seu problema #1, consulte o tópico abaixo:
Em relação ao problema #2, verifique se o firmware UEFI do seu Aspire A515-45 está atualizado com a última versão (1.52) disponível:
0 -
Primeiramente obrigado por responder! Desculpe se for uma pergunta besta… mas como eu vejo qual versão atual da minha BIOS? e pra atualizar basta eu executar este .exe?
0 -
Para verificar a versão de firmware UEFI/ BIOS atualmente instalado em seu laptop, pressione as teclas
Win
+X
, selecione a opção Prompt de comando / Terminal, em seguida digite (ou copie & cole) o comando abaixo indicado:wmic bios get biosversion, smbiosbiosversion
😉👍🏻
0 -
Infelizmente não reconheceu o comando
0 -
no caso a BIOS está na última versão
0 -
Verifique se o comando foi inserido corretamente!
Ou utilize as Informações do Sistema (msinfo32) do Windows, no menu Iniciar comece a digitar "Sistema".
0 -
Amigo, a BIOS está na última versão, não sei o que fazer.
0 -
Não desconectei o cabo da bateria interna, apenas conectei o módulo de memória…
segue os prints0 -
Antes de realizar qualquer tipo de manutenção e/ou upgrade, deve-se desconectar quaisquer fontes de energia! Tais como, fonte do carregador (AC) e bateria interna (DC).
O módulo RAM da Crucial modelo CT16G4SFRA32A figura na lista de módulos suportados pelo seu Aspire A515-45:
Seria interessante testar este módulo em outro equipamento e verificar se o mesmo está funcionando!
0 -
Qual processo devo fazer agora? devo retirar o pente de memória e desconectar a bateria do notebook?
0 -
Desconecte primeiro a fonte do carregador e a bateria interna (vide conector abaixo) e então remova o módulo de memória.
0 -
Amigo, fiz os seguintes procedimentos: removi a bateria da placa mãe, removi a memória ,apertei o botão de ligar algumas vezes para liberar estática, após isso enseri o pente, reconectei a bateria liguei na tomada e liguei o notebook. Ele reconhece a memória, mas reconhece apenas 8GB dela e não 16GB, totalizando assim apenas 16GB no total. Acha que pode ser alguma configuração de software que preciso fazer?
0 -
Experimente desabilitar o recurso Inicialização rápida nas configurações de energia do Windows (Fast Startup) e a opção Fast boot nas configurações do firmware UEFI.
Depois poste aqui novamente um screenshots do CPU-Z, com este módulo RAM da Crucial instalado.
0 -
Desabilitei o fast startup, e desabilitei o fast boot na BIOS, segue os anexos do cpu-z
0 -
Você consegue postar uma foto bem detalhada deste módulo RAM da Crucial que você comprou!? Se possível imagens bem nítidas da etiqueta e chips.
Pois estou começando achar que este módulo esteja com defeito ou seja falsificado! 🤔
0 -
segue a foto do pente, eu seria muito azarado se fosse falsificado, a nota tá excelente no mercado livre.
1 -
Não é questão de falta de sorte! E sim, a quantidade de produtos falsificados que estão inundando o mercado!
Ao que tudo indica este módulo é falsificado!
De acordo com os seus screenshots do CPU-Z, podemos ver que trata-se de um módulo de 8 GB com chips da Kingston DDR4-2666. Sendo que a serigrafia nos chips indicam ser fabricados pela Micron.
Entre em contato com o vendedor / revenda e solicite a devolução ou troca do mesmo.
0 -
Rapaz você tem razão! Fui totalmente moleque… não havia reparado, vou solicitar devolução e utilizar estes prints caso necessite de provas. Sendo assim eu posso reabilitar o fast boot novamente sem problemas?
Em relação ao aquecimento, realizei seu método de desabilitar o MemoryCompression e aparentemente resolveu, o processador manteve em 50 graus, batendo 70 mas rapidamente desce.1 -
Sim, você pode desfazer as alterações anteriores.
Depois nos conte se deu tudo certo! 😉👍🏻
1