AN517-54 Motivo do Driver de vídeo Nvidia estarem causando BSOD (Tela azul)

Opções
David_Tavares
David_Tavares Member Posts: 31 Die Hard WiFi Icon
editado November 2024 em Gaming - Predator e Nitro

Olá. Eu tenho um Notebook Acer Nitro 5, modelo AN517-54, a Placa de vídeo é uma GTX 1650, atualmente uso o Sistema Operacional Windows 11. Eu gostaria de saber (tenho essa dúvida) se alguém aqui saberia explicar o motivo de os novos drivers da Nvidia estarem causando BSOD (Blue Screen of Death - Tela azul da morte), muitos dizem que é por ser CPUs antigas, procede, a GTX1650 não está apta a receber os drivers mais recentes da Nvidia? Observe: Meu computador é um Intel Core i5-11400H. Desde já, grato.

[Título editado para incluir modelo do produto]

[Título editado para incluir descrição do tópico]

Melhores respostas

• David_Tavares
    Responder ✓

@eGomes Como mencionado anteriormente, realmente o Isolamento de Núcleo do meu dispositivo já estava desligado. Mas, ativei, reiniciei, desativei de novo e reiniciei. Também usei o DDU para remover o driver de vídeo v528.49 NVIDIA, e após, reiniciei o dispositivo do modo seguro, e tentei instalar a última atualização da NVIDIA, o driver v566.14 baseado no meu SO.

GeForce > GeForce GTX 16 series (Notebooks) > GeForce GTX1650 > Windows 10 64-bit > Português Brasil.

O resultado é novamente BSOD. E o código do erro informado durante a BSOD é: DRIVER_UNLOADED_WITHOUT_CANCELLING_PENDING_OPERATIONS

O que falhou: nvpcf.sys

Baseando nessas duas informações, alguma ideia?

IMG_20241114_010918796_HDR.jpg
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 5,934 Guru
    Responder ✓

Rapaz, que luta! 😅

Ficamos felizes em saber que tenha dado tudo certo!

Parabéns pelo seu esforço! 😉👍️

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉

Respostas

• eGomes
    editado November 2024

Olá,

O Windows 11 por si só é um grande bug!

Com essa última atualização (24H2) as coisas pioraram ainda mais! E a tendência é a compatibilidade e suporte ficarem cada vez mais restritos.

Em relação aos problemas de BSOD durante a instalação dos drivers NVIDIA, parece que este problema era causado em virtude da biblioteca do Microsoft Visual C++ (MSVC) utilizada nos drivers da NVIDIA versões 555.85 a 565.90. E que acabava gerando uma verificação de bug em computadores que usam CPUs mais antigas e que não possuem suporte instruções SSE 4.2.

O driver NVIDIA versão 566.03 (e mais recentes) promete solucionar este problema:

PC may bugcheck when installing NVIDIA graphics driver version 555.85 through 565.90 on PCs using older CPUs that do not support SSE 4.2 instructions

It's time to say "goodbye" to the Acer Community. I'll be ending my participation soon. Thank you all! 👋😉
  • eGomes

Em tempo, lembrando que recentemente foram lançados os novos drivers GeForce 566.14:

Driver GeForce Game Ready (566.14 - WHQL)

E também, foi lançado oficialmente o NVIDIA App, que irá substituir o software GeForce Experience:

https://www.nvidia.com/pt-br/geforce/news/nvidia-app-download-and-features/

• David_Tavares

Olá eGomes, tudo bem? Espero que sim.

Eu realizei o downgrade do Sistema Operacional, baixei o Windows 10 num pendrive bootavel, e troquei de sistema. Eu também aproveitei para limpar 100% dos meus SSDs (Nvme e SSD SanDisk tbm), através do Diskpart >Selecionar o disco e Clean all.

Após isso, executei a instalação do novo sistema operacional como mencionado, e baixei todas as atualizações disponíveis após a atualização, as recomendadas pelo próprio Windows update.

Feito isto, o Driver de vídeo presente no dispositivo pós atualização era o 472.xx, eu consegui atualizar mais alguns driver posteriores, sem registro de tela azul, consegui executar e instalar os drivers de versão: 472.xx, 526.98, 528.49 e também o 551.61 (na primeira vez, pois após ter removido ele com DDU e tentar reinstalar, também deu BSOD).

Também executei o teste sugerido pelo NVIDIA SUPPORT, baixei o Coreinfo, e executei o procedimento .\coreinfo64 -f.

O resultado foi:

POPCNT * SUPPORTS POPCNT INSTRUCTION.

Portanto a hipótese de que seria das CPUs antigas e não suporta POPCNT se tornou improvável.

Após isto, também tentei após remover completamente o driver 551.61 com DDU em modo de segurança, instalar o driver de vídeo nvidia 566.03, e também entramos no mesmo erro.

Também chequei a BIOS, e está atualizada, chipset ainda não chequei. Alguma dica de como prosseguir? Rapaz, já tô cansado de virar esse computador de ponta cabeça e não achar nenhuma solução, e pior, nem mesmo o técnico que levei o notebook conseguiu achar. Tá complicado!

• David_Tavares

Também esqueci de mencionar que executei vários ''checkups'' através do Prompt de Comando, executei o Sfc /Scannow, ele disse haver arquivos corrompidos que foram ''consertados'' (provavelmente devido ao erro na instalação de driver)? E um outro mais demorado, também para tentar restaurar o sistema sem ter que dar uma nova restauração de fábrica e ficar zerado, sem nada se resolver…

Como dito acima, aguardo possíveis dicas de solução, abs, bom fim de semana.

• eGomes

Olá @David_Tavares,

Você pode tentar fazer um teste desabilitando "temporariamente" o isolamento do núcleo e a integridade da memória (HVCI / VBS) antes de instalar / atualizar o driver do controlador gráfico NVIDIA. E então, verificar se estes problemas de BSODs ainda persistem (vide artigo abaixo, item "Solução de problemas"):

• David_Tavares

O isolamento de núcleo do meu dispositivo também está desativado, eu acredito que nunca cheguei a deixar ele ativado diretamente. Vou tentar o outro processo que você me mencionou e volto em breve. Grato.

• David_Tavares
    Responder ✓

@eGomes Como mencionado anteriormente, realmente o Isolamento de Núcleo do meu dispositivo já estava desligado. Mas, ativei, reiniciei, desativei de novo e reiniciei. Também usei o DDU para remover o driver de vídeo v528.49 NVIDIA, e após, reiniciei o dispositivo do modo seguro, e tentei instalar a última atualização da NVIDIA, o driver v566.14 baseado no meu SO.

GeForce > GeForce GTX 16 series (Notebooks) > GeForce GTX1650 > Windows 10 64-bit > Português Brasil.

O resultado é novamente BSOD. E o código do erro informado durante a BSOD é: DRIVER_UNLOADED_WITHOUT_CANCELLING_PENDING_OPERATIONS

O que falhou: nvpcf.sys

Baseando nessas duas informações, alguma ideia?

IMG_20241114_010918796_HDR.jpg
  • eGomes

Para contornar o problema de BSOD causado pelo driver nvpcf.sys (NVIDIA Platform Controllers and Framework) você pode desinstalar o dispositivo ou renomear este arquivo via modo de segurança:

https://www.dell.com/community/en/conversations/precision-mobile-workstations/dell-7560-7760-rtx-a3000a4000-nvpcfsys-bluescreens/647f9dc3f4ccf8a8de23570a?commentId=64e77dba6ac840788aba5688

• David_Tavares

@eGomes Buenas amigo. Segui os procedimentos indicados na comunidade dell, e posso afirmar que funcionou.

Grato pelo auxílio, e espero que esse fórum (essa questão aqui) sirva para auxiliar outras pessoas com problema semelhante no futuro, foi difícil mas está resolvido.

Era o ''arquivinho'' nvpcf.sys deu dor de cabeça.

Após acessar C:\Windows\System32\drivers e encontrar o arquivo nvpcf.sys, e mudar para

nvpcf.sys.old, remover o driver antigo via DDU e reinstalá-lo, O PROBLEMA FOI RESOLVIDO.

Obrigado pela ajuda, forte abraço.

Captura de Tela (17).png
  • eGomes
    Responder ✓

Rapaz, que luta! 😅

Ficamos felizes em saber que tenha dado tudo certo!

Parabéns pelo seu esforço! 😉👍️

• juniorsales07
    juniorsales07 Member Posts: 15 Troubleshooter

ola amigo sei como é pq o meu deu isso e fiz um video de como realmente resolver isso é meio longo, mas se for feito de forma correta resolver de vez seu problema e se poder compartilhar o video agradeço. E sim isso ta em todos os PCs q tem a GTX 1650.

Segue o link do video: https://youtu.be/8jg5CKbJTC4?si=5AUDmn4sIG4g0z99

• yuriar25
    yuriar25 Member Posts: 8

Tinkerer

Olá conseguiram resolver este erro? atualiza no final da tela azul porem volta com o driver atualizado. estranho isso viu;;….