AN517-54 Motivo do Driver de vídeo Nvidia estarem causando BSOD (Tela azul)
Olá. Eu tenho um Notebook Acer Nitro 5, modelo AN517-54, a Placa de vídeo é uma GTX 1650, atualmente uso o Sistema Operacional Windows 11. Eu gostaria de saber (tenho essa dúvida) se alguém aqui saberia explicar o motivo de os novos drivers da Nvidia estarem causando BSOD (Blue Screen of Death - Tela azul da morte), muitos dizem que é por ser CPUs antigas, procede, a GTX1650 não está apta a receber os drivers mais recentes da Nvidia? Observe: Meu computador é um Intel Core i5-11400H. Desde já, grato.
[Título editado para incluir modelo do produto]
[Título editado para incluir descrição do tópico]
Respostas
-
Olá,
O Windows 11 por si só é um grande bug!
Com essa última atualização (24H2) as coisas pioraram ainda mais! E a tendência é a compatibilidade e suporte ficarem cada vez mais restritos.
Em relação aos problemas de BSOD durante a instalação dos drivers NVIDIA, parece que este problema era causado em virtude da biblioteca do Microsoft Visual C++ (MSVC) utilizada nos drivers da NVIDIA versões 555.85 a 565.90. E que acabava gerando uma verificação de bug em computadores que usam CPUs mais antigas e que não possuem suporte instruções SSE 4.2.
O driver NVIDIA versão 566.03 (e mais recentes) promete solucionar este problema:
0 -
Em tempo, lembrando que recentemente foram lançados os novos drivers GeForce 566.14:
Driver GeForce Game Ready (566.14 - WHQL)
E também, foi lançado oficialmente o NVIDIA App, que irá substituir o software GeForce Experience:
0 -
Olá eGomes, tudo bem? Espero que sim.
Eu realizei o downgrade do Sistema Operacional, baixei o Windows 10 num pendrive bootavel, e troquei de sistema. Eu também aproveitei para limpar 100% dos meus SSDs (Nvme e SSD SanDisk tbm), através do Diskpart >Selecionar o disco e Clean all.
Após isso, executei a instalação do novo sistema operacional como mencionado, e baixei todas as atualizações disponíveis após a atualização, as recomendadas pelo próprio Windows update.
Feito isto, o Driver de vídeo presente no dispositivo pós atualização era o 472.xx, eu consegui atualizar mais alguns driver posteriores, sem registro de tela azul, consegui executar e instalar os drivers de versão: 472.xx, 526.98, 528.49 e também o 551.61 (na primeira vez, pois após ter removido ele com DDU e tentar reinstalar, também deu BSOD).
Também executei o teste sugerido pelo NVIDIA SUPPORT, baixei o Coreinfo, e executei o procedimento .\coreinfo64 -f.
O resultado foi:
POPCNT * SUPPORTS POPCNT INSTRUCTION.
Portanto a hipótese de que seria das CPUs antigas e não suporta POPCNT se tornou improvável.
Após isto, também tentei após remover completamente o driver 551.61 com DDU em modo de segurança, instalar o driver de vídeo nvidia 566.03, e também entramos no mesmo erro.
Também chequei a BIOS, e está atualizada, chipset ainda não chequei. Alguma dica de como prosseguir? Rapaz, já tô cansado de virar esse computador de ponta cabeça e não achar nenhuma solução, e pior, nem mesmo o técnico que levei o notebook conseguiu achar. Tá complicado!
1 -
Também esqueci de mencionar que executei vários ''checkups'' através do Prompt de Comando, executei o Sfc /Scannow, ele disse haver arquivos corrompidos que foram ''consertados'' (provavelmente devido ao erro na instalação de driver)? E um outro mais demorado, também para tentar restaurar o sistema sem ter que dar uma nova restauração de fábrica e ficar zerado, sem nada se resolver…
Como dito acima, aguardo possíveis dicas de solução, abs, bom fim de semana.
0 -
Olá @David_Tavares,
Você pode tentar fazer um teste desabilitando "temporariamente" o isolamento do núcleo e a integridade da memória (HVCI / VBS) antes de instalar / atualizar o driver do controlador gráfico NVIDIA. E então, verificar se estes problemas de BSODs ainda persistem (vide artigo abaixo, item "Solução de problemas"):
0 -
O isolamento de núcleo do meu dispositivo também está desativado, eu acredito que nunca cheguei a deixar ele ativado diretamente. Vou tentar o outro processo que você me mencionou e volto em breve. Grato.
0 -
@eGomes Como mencionado anteriormente, realmente o Isolamento de Núcleo do meu dispositivo já estava desligado. Mas, ativei, reiniciei, desativei de novo e reiniciei. Também usei o DDU para remover o driver de vídeo v528.49 NVIDIA, e após, reiniciei o dispositivo do modo seguro, e tentei instalar a última atualização da NVIDIA, o driver v566.14 baseado no meu SO.
GeForce > GeForce GTX 16 series (Notebooks) > GeForce GTX1650 > Windows 10 64-bit > Português Brasil.
O resultado é novamente BSOD. E o código do erro informado durante a BSOD é: DRIVER_UNLOADED_WITHOUT_CANCELLING_PENDING_OPERATIONSO que falhou: nvpcf.sys
Baseando nessas duas informações, alguma ideia?
1 -
Para contornar o problema de BSOD causado pelo driver nvpcf.sys (NVIDIA Platform Controllers and Framework) você pode desinstalar o dispositivo ou renomear este arquivo via modo de segurança:
0 -
@eGomes Buenas amigo. Segui os procedimentos indicados na comunidade dell, e posso afirmar que funcionou.
Grato pelo auxílio, e espero que esse fórum (essa questão aqui) sirva para auxiliar outras pessoas com problema semelhante no futuro, foi difícil mas está resolvido.
Era o ''arquivinho'' nvpcf.sys deu dor de cabeça.
Após acessar C:\Windows\System32\drivers e encontrar o arquivo nvpcf.sys, e mudar para
nvpcf.sys.old, remover o driver antigo via DDU e reinstalá-lo, O PROBLEMA FOI RESOLVIDO.
Obrigado pela ajuda, forte abraço.
1 -
Rapaz, que luta! 😅
Ficamos felizes em saber que tenha dado tudo certo!
Parabéns pelo seu esforço! 😉👍️
0