Aspire A515-54 quero aumentar a vram do meu notebook

UmbraRegis
UmbraRegis Member Posts: 1 New User
editado novembro 13 em Laptops

tenho um notebook Aspire A515-54 i5 de decima geração e quero aumentar a sua vram mas quando vou na parte avançada da minha bios nao aparece todas a opções e nao consigo fazer elas aparecerem

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

Respostas

• Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 13,262 Trailblazer
    editado novembro 12

Olá, não há opções na BIOS relacionadas à RAM. A única maneira de aumentar a RAM e a VRAM é atualizando sua RAM. Este modelo suporta até 20 GB (veja o link Crucial) e você pode substituir seu módulo atual por um módulo DDR4 de 16 GB para obter mais VRAM. O Windows alocará a VRAM adequadamente. Acer Aspire A515-54G-54QQ | Memory RAM & SSD Upgrades | Crucial.com

Hi, there are no options in BIOS related to RAM, the only way to increase RAM and VRAM is by upgrading your RAM this model supports up to 20GB (see the Crucial link) and you an replace your current module with a 16GB DDR4 module to get more VRAM, Windows will allocate VRAM accordingly.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,366 Trailblazer
    Responder ✓

Olá, bom dia.

A VRAM é alocada de forma dinâmica pelo próprio sistema operacional, não sendo possível aumentar de forma manual.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• M999
    M999 Member Posts: 5 New User

• RAM física: É a memória RAM instalada no computador, como módulos DDR4 ou DDR5.
    • VRAM: É a memória usada pela placa de vídeo para processar gráficos. Se você não tem uma placa dedicada com VRAM própria, o sistema usa a RAM do computador para suprir essa necessidade.

Como funciona na prática?

1. Para placas gráficas integradas (iGPU):
      • iGPUs, como as integradas em processadores Ryzen ou Intel, não possuem VRAM dedicada. Elas utilizam a RAM física para armazenar texturas, modelos 3D e outras informações gráficas.
      • Se você tem 8 GB de RAM,a iGPU pode usar, por exemplo, até 2 GB disso(dependendo das configurações do sistema).
      • Ao aumentar sua RAM física para16 GB, o sistema pode alocar mais memória para aiGPU, aumentando o desempenho gráfico.
    2. Para placas dedicadas (dGPU):
      • Placas de vídeo dedicadas, como as da NVIDIA ou AMD, têm VRAM própria.
      • O Windows pode, em alguns casos, usar um pouco da RAM física para complementar a VRAM, mas isso só acontece se a VRAM da placa estiver esgotada (e não é o ideal porque a RAM é mais lenta).

Exemplo prático:

• Imagine que você tem um notebook com:
      • 8 GB de RAM
      • Um processador com uma iGPU integrada.
      • Você está jogando um game que exige 4 GB de VRAM.

Com 8 GB de RAM, o sistema talvez consiga alocar apenas 2 GB para a iGPU, e o jogo terá dificuldades.

Se você aumentar a RAM para 16 GB, o sistema pode alocar até 4 GB para a iGPU, permitindo rodar o jogo com mais fluidez.

Resumo:

A única maneira de aumentar a quantidade de memória gráfica(VRAM) disponível para sua iGPU ou para uso suplementar pela dGPU é aumentar a memória RAM física, pois o Windows ajusta automaticamente a alocação com base na quantidade total disponível.