AN515-57: Alguém sabe dizer qual componente está dando BD PROCHOT e travando processador em 0,19ghz
Tudo começou as uns 5 meses atrás, estava jogando Lethal Company, do nada o nitro 5 começa a travar, fui no gerenciador de tarefas e lá estava o processador travado em 0,19ghz, desde então fiz varias pesquisas, descobri que estava travando por conta de superaquecimento em algum componente, troquei pastas térmica diversas vezes fiz uma limpeza geral e o problema só retardava um pouco para acontecer, desativei o BD PROCHOT via throtteStop e ao invez do pc travar em 0,19ghz ele reiniciava quando atingia alguma temperatura, fiz teste de estresse no Aida64 e vi o throtting, fiz underclock (para 1,5ghz no i5-11400h) e undervolt (para menos 30mV) de cpu e placa de video, e continua travando em 0,19ghz só retardou um pouco mais. Hoje observando o HWmonitor e Aida64 via que tem um sensor chamado "processador" no Aida64 que no HWmonitor e chamado de TZ00, os dois mudam igualmente de temperatura nos dois programas e quando eles batem 97ºC, o Clock do processador cai para 0,19ghz, a forma como esse sensor diminui de temperatura é diferente do CpuPackage e a placa de video, enquanto o CpuPackage diminui a temperatura rapido quando reduz o estresse do NItro 5, o TZ00 ou Processador diminui lentamente como se os fans não tivesse resfriando ele (obs: fans no maximo).
Alguém sabe me dizer onde fica esse sensor na placa mãe, TZ00 no HWmonitor ou Processador no Aida64?
[Titulo editado para incluir o modelo do produto]
Respostas
-
Olá,
Seja bem-vindo!
Procure informar o modelo (nome completo) do seu laptop Nitro.
BD-PROCHOT é formado por um conjunto de sensores externos que monitoram o sistema. Ele pode ser disparado por inúmeros fatores, alguns exemplos:
1 -
Meu Laptop Nitro é o Acer Nitro 5 AN515-57. Descobri o causa do Clock caindo para 0,19ghz. Dentro dos fans do meu Nitro tinha umas espumas cheias de poeira, removi as espumas e as temperaturas ficaram abaixo de 70ºC, com undervolt e underclock baixou para 60ºC.
Obg pela Ajuda.1 -
seguinte, agora estou com outro problema, antes de remover as espumas dos coolers, o rpm deles chega a 6383 (processador) e 7123 (Placa de vídeo), no nitrosense na velocidade maxima, dps de removidas as espumas o rpm só chega 5263 (processador) e 5769 (Placa de vídeo) na velocidade maxima. O processador sofre Throtting e o rpm n aumenta. tem alguma forma de resolver?
0 -
Olá,
Quando você realizou o procedimento de limpeza, foi substituído a pasta térmica da CPU e GPU!?
0 -
Sim, foi trocado pasta termica e termalpad
0 -
Olá, o problema voltou, sempre que o sensor TZ00 chega a 97ºC , o processador reduz clock para 0,19ghz. Enquanto processador estar em 83ºC e Placa de video em 76ºC, SSD em 78ºC, abaixo do limite deles, só sobra esse sensor TZ00 com temperatura alta. quando desativo o BD PROCHOT, quando TZ00 chega em 98ºC o note desliga. o que devo fazer?
0 -
Procure melhorar a ventilação do seu laptop, instalando uma base refrigeradora (base cooler).
Você pode usar a ferramenta ThrottleStop e trabalhar com clocks mais baixos. E assim, ver se consegue melhorar os valores de temperatura atuais.
Se estiver utilizando a ferramenta MSi Afterburner para fazer overclock na GPU e VRAM, desfaça as alterações e retorne aos seus valores padrões (stock).
0 -
ja tenho uma base ventilada, uso o ThrotteStop e MSi Afterburner para fazer undervolt e underclock de processador e placa de video. e esse sensor TZ00 esta muito alto
0 -
Este sensor ao qual você se refere pode estar localizado próximo aos slots SO-DIMM ou do circuito regulador de tensão (VRM).
Você vai ter que abrir seu laptop ou procurar uma Assistência Técnica especializada (recomendado) para fazer uma inspeção e identificar possíveis componentes que estejam apresentando problemas de superaquecimento.
0