AN515-43: Leds do power piscando

KevemBr
KevemBr Member Posts: 42 Devotee WiFi Icon

No final de 2021 meu notebook (Nitro 5 AN515-43) começou a apresentar um problema, a bateria não carregava, quando os conectado os leds do power (o laranja e o azul) ficavam piscando, depois de postar e tentar algumas soluções não consegui resolver o problema, decidi então comprar uma fonte nova, e bem, o problema se resolveu, quase 1 ano depois de trocar a fonte, novamente o problema voltou, revisando as discussões antigas que postei aqui segui alguma das recomendações e comprei um multimetro, nunca usei um multimetro, então provavelmente fiz alguma coisa errada, mas seguindo as orientações deu outro post eu testei o carregador como falaram.

Eu testei assim e com a chave virada para a sessão verde com um "A" nos 20m (ambos os casos o intuito era corrente continua de 20v), ambos os casos marcou 0.00 as vezes indo para 0.01, testei tambem num carregador de um Lenovo antigo que tenho de 1.7A e marcou 17 e uns quebrados no multimetro. Então creio que seja problema do carregador mesmo

Coloquei as pontas vermelha e preta como falaram também.

O notebook atualmente só carrega desligado e com o conector em posições especificas (direção e até a profundidade que ele está inserido). As vezes ele continua carregando por um tempo depois de ligado e para do nada. Outras vezes até fica carregando sem problema algum e para só se mecher nele.

Respostas

  • Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 12,656 Trailblazer

    Olá, o problema com o multímetro pode ser resolvido se você inserir um pino de metal no centro do plugue e segurar a caneta de teste contra esse pino, a caneta de teste vermelha não está fazendo contato com o núcleo. Na minha opinião, o problema de carregamento é a bateria de 2019, se não for substituída, essa bateria após 5 anos estará descarregada ou terá um chip Smart ruim, execute um relatório de bateria: Cole isso no prompt de comando: powercfg /batteryreport e abra o relatório com seu navegador Edge, clique com o botão direito e selecione "Imprimir em Microsoft PDF", anexe o relatório à sua resposta, digite @Puraw ou use "Citar" quando responder para que eu receba um alerta.

  • KevemBr
    KevemBr Member Posts: 42 Devotee WiFi Icon

    Segue o relatório da bateria, sobre o multímetro, não seria arriscado o pino ficar preso dentro do plug? Além disso como eu disse, depois que troquei a bateria ano passado, ele voltou a carregar normalmente, e mesmo desligado ele para de carregar se mudar a posição do plug. Por isso estava achando que o problema poderia ser, ou o plug, ou o dc jack do notebook

  • Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,297 Trailblazer
    editado outubro 4

    Olá! Primeiro que para medir corrente contínua ou alternada, você tem que interromper o circuito. É por isso que estava dando zero de corrente. Agora, se você quer medir tensão contínua, aí sim, você deve conectar a ponteira preta na parte externa do plugue e a ponteira vermelha no pino central. Deveria aparecer os 19v. Se não está aparecendo os 19v, pode ser apenas o cabo da fonte com defeito ou algum problema na própria fonte chaveada. Basicamente, a fonte chaveada, tem uma ponte retificadora que converte a tensão alternada em contínua. Depois essa tensão passa por um transformador que depois é regulada por ci regulador ou um diodo zener e depois é filtrada por um capacitor de filtro. Tem que averiguar aonde pode estar o problema na fonte.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Puraw
    Puraw ACE, Member Posts: 12,656 Trailblazer

    Olá, basta inserir uma agulha naquele plugue, eu faço isso o tempo todo ao verificar plugues/terminais, o pino não fica preso. Você disse que trocou o adaptador de energia, não a bateria. A bateria tem 3 anos com 50% de desgaste, o que é uma vida útil normal, mas você pode considerar substituí-la, pois ela também não suporta o Connected Standby que o Windows11 23H2 com Modern Standby habilitado requer.

  • KevemBr
    KevemBr Member Posts: 42 Devotee WiFi Icon

    Testei novamente com um clips inserido dentro do plug e de fato apresentou resultado, marcou 19.7 no multímetro. Poderia ser então um problema do dc jack (tem como testar com o multímetro)? Seria realmente necessário trocar a bateria? Usava ele apenas na tomada, e não uso o Windows 11, nem pretendia trocar pra ele.

  • KevemBr
    KevemBr Member Posts: 42 Devotee WiFi Icon

    Tentei olhar o dc jack e parece que o problema está nele mesmo. Tirei algumas fotos e parece que um dos pinos está afundado

    Teria como reparar isso? Ou teria que trocar o dc jack por um novo?

  • KevemBr
    KevemBr Member Posts: 42 Devotee WiFi Icon

    Esquece, a peça tá solta mesmo, vou levar em algum lugar e ver se eles trocam o dc jack... Teria que remover a solda dele para trocar né?