aumento de frequência da memória - Acer Nitro V15-51

lelemchd16
lelemchd16 Member Posts: 2 New User

oi gente.

gostaria de verificar se é possível aumentar a frequência da minha memória ram, porque pelo CPU-Z traz essa informação de "ddr5-5600", e ao lado a frequência utilizada de 2800, então imaginei que a utilização estivesse limitada.

podem me confirmar? agradeço

Melhores respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,601 Guru
    editado agosto 13 Responder ✓

@lelemchd16,

Seja bem-vindo(a)!

A frequência de operação do seu módulo RAM DDR5 está correta, pois estamos falando de operação Double Data Rate (2800 MHz x 2 = 5600 MT/s).

• eGomes
    editado agosto 14 Responder ✓

Boa tarde @lelemchd16,

Para garantir a melhor compatibilidade, estabilidade e desempenho do sistema ao utilizar dois módulos RAM (em dual-channel), recomenda-se optar por módulos exatamente iguais: modelo, marca, densidade, velocidade, timings, etc.

Quando isso não é possível, o controlador de memória irá nivelar a velocidade de funcionamento em favor do módulo RAM mais lento.

Se possível, anexe aqui um screenshot do CPU-Z guia Memory.

😉

Respostas

• eGomes
    editado agosto 13 Responder ✓

@lelemchd16,

Seja bem-vindo(a)!

A frequência de operação do seu módulo RAM DDR5 está correta, pois estamos falando de operação Double Data Rate (2800 MHz x 2 = 5600 MT/s).

• lelemchd16
    lelemchd16 Member Posts: 2 New User
    editado agosto 14

obrigada!!! realmente não sabia, mas isso me ajudou muito.

e no caso de comprar uma nova memória, eu devo pegar uma de 5600 de frequência?

se eu pegar uma de frequência menor, pode influenciar no funcionamento da que tem a frequencia mais alta?

• eGomes
    editado agosto 14 Responder ✓

Boa tarde @lelemchd16,

Para garantir a melhor compatibilidade, estabilidade e desempenho do sistema ao utilizar dois módulos RAM (em dual-channel), recomenda-se optar por módulos exatamente iguais: modelo, marca, densidade, velocidade, timings, etc.

Quando isso não é possível, o controlador de memória irá nivelar a velocidade de funcionamento em favor do módulo RAM mais lento.

Se possível, anexe aqui um screenshot do CPU-Z guia Memory.

😉