Há uns dois meses, a GTX 1650 do meu Nitro 5 parou de funcionar. Quando qualquer aplicação tenta usá-la, o Windows 11 trava, a aplicação não carrega e, após alguns segundos sem qualquer resposta, ou ocorre uma tela azul (nvlddmkm.sys) ou a tela fica preta por alguns segundos e o computador volta a funcionar com a GPU integrada.
Testei diversos drivers para resolver o problema, tanto novos como antigos, e nenhum deles modificou a situação.
Diante disso, achei natural desativar a GTX 1650 pelo gerenciador de dispositivos, o que de fato resolve as telas azuis. No entanto, apenas por desativar esta GPU que nem é usada na maior parte do tempo, a discharge rate da bateria saltou de menos de 10W para mais de 20W com o sistema ocioso, reduzindo a duração da bateria para menos da metade do esperado em tarefas simples (mais de 5h → menos de 2h30). Se a 1650 é reativada, imediatamente a discharge rate volta para a faixa dos 8 - 10W, mas isto expõe o computador ao risco de uma tela azul a qualquer momento (ao abrir o navegador, por exemplo).
Enfim, gostaria de saber se alguém já lidou com um problema assim, ou alguma sugestão do que posso fazer. Para mim, ter a 1650 funcionando nem é tão importante, esse notebook com a bateria durando como deveria já é perfeito para mim, ainda que na Vega 7.