AN515-44-R629: problemas estranhos na dGPU
Há uns dois meses, a GTX 1650 do meu Nitro 5 parou de funcionar. Quando qualquer aplicação tenta usá-la, o Windows 11 trava, a aplicação não carrega e, após alguns segundos sem qualquer resposta, ou ocorre uma tela azul (nvlddmkm.sys) ou a tela fica preta por alguns segundos e o computador volta a funcionar com a GPU integrada.
Testei diversos drivers para resolver o problema, tanto novos como antigos, e nenhum deles modificou a situação.
Diante disso, achei natural desativar a GTX 1650 pelo gerenciador de dispositivos, o que de fato resolve as telas azuis. No entanto, apenas por desativar esta GPU que nem é usada na maior parte do tempo, a discharge rate da bateria saltou de menos de 10W para mais de 20W com o sistema ocioso, reduzindo a duração da bateria para menos da metade do esperado em tarefas simples (mais de 5h → menos de 2h30). Se a 1650 é reativada, imediatamente a discharge rate volta para a faixa dos 8 - 10W, mas isto expõe o computador ao risco de uma tela azul a qualquer momento (ao abrir o navegador, por exemplo).
Enfim, gostaria de saber se alguém já lidou com um problema assim, ou alguma sugestão do que posso fazer. Para mim, ter a 1650 funcionando nem é tão importante, esse notebook com a bateria durando como deveria já é perfeito para mim, ainda que na Vega 7.
Melhor resposta
-
Fiz uma gambiarra: comecei a instalação do driver de novo (para criar a pasta C:\NVIDIA com os arquivos do driver) para pegar o nvlddmkm.sys (não encontrei o nvlddmkm.sy_) e colocá-lo na pasta drivers da System32. Feito isso, tentei usar a 1650 e tive outra tela azul. No entanto, o consumo de energia retornou para o patamar normal (~10W).
Enfim, acho que o defeito na GPU é uma questão de reballing mesmo. Enquanto não o faço, posso usar o Windows 11 para forçar todos os programas a usarem a placa integrada (o problema é ter que ficar adicionando um por um…). Novamente, a placa integrada já é suficiente para mim e forçando cada programa a usá-la via Windows consigo evitar as telas azuis e manter a autonomia que esperava.
Agradeço por todas as respotas.
1
Respostas
-
Olá, boa noite.
O ideal seria levar o notebook para algum técnico analisar a fundo o chip gráfico, as vezes está perdendo solda ou algo do tipo, trilhas, etc, quando exigido não recebe energia que necessita.
O que você pode fazer é deixá-la ativa e acessar o painel Nvidia e alterar os programas que você utiliza para que sejam iniciados pela gpu integrada.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Agradeço pela resposta. Tentei desativar a 1650 pelo painel da NVIDIA, mas deste modo a discharge rate continuou alta (~20W), e, embora não tenha ocorrido uma tela azul no pouco tempo que testei, percebi uma pequena demora consistente na inicialização do navegador (tela branca por 2-3 segundos, todas as vezes). Acabei deixando como estava antes, com a 1650 desativada via gerenciador de dispositivos, o que eliminou o atraso que surgiu com o uso do painel da NVIDIA, mas manteve o alto consumo de energia.
0 -
Nesse caso então sugiro que leve à algum técnico para que seja avaliado de uma melhor forma.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Adicionalmente, você pode verificar se o componente de driver citado na tela de erro do Windows não está corrompido, substituindo-o por um dos componentes originais dentro dos arquivos do próprio driver. Para isso:
- Faça backup do componente defeituoso: acesse a pasta C:\Windows\System32\drivers, procure o arquivo nvlddmkm.sys, e renomeie-o para nvlddmkm.sys.old.
- Ache o componente substituto nos arquivos do driver: Vá até a pasta C:\NVIDIA\DisplayDriver\Número de versão do driver (exemplo: 555.99). Dentro dela, procure o arquivo nvlddmkm.sy_ e copie-o para a raiz do seu disco C:, de forma que fique em C:\nvlddmkm.sy_ (o arquivo mencionado pode estar dentro de uma pasta chamada InternationalDisplay).
- Prepare o componente substituto: Abra o CMD como Administrador > Digite cd.. e pressione Enter (faça isso duas vezes, até que se localize na raiz do Disco C:) > Digite expand -r nvlddmkm.sy_ nvlddmkm.sys e pressione Enter novamente.
- Coloque o substituto no lugar: Abra o Explorador de Arquivos, vá até a raiz do Disco C:, e veja o novo arquivo criado. Copie o arquivo nvlddmkm.sys para a pasta C:\Windows\System32\drivers. Reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido.
Caso a solução acima sugerida não resolva, é possível que as suas tentativas com drivers diversos tenham colocado alguns arquivos desses drivers em conflito (ou mesmo que o Windows Update tenha feito isso, se por acaso ele tentou modificar seus drivers de vídeo recentemente, o que também é uma possibilidade). Nesse caso, sugiro que você use o programa Display Driver Uninstaller e apague todas as configurações e arquivos anteriores relacionados. Depois disso, refaça a instalação do driver mais recente Nvidia, em modo de instalação Personalizada (Avançada), e selecione Executar Instalação Limpa, na próxima tela.
0 -
Estranho. Não tenho nem o arquivo nvlddmkm.sys na System32 nem uma pasta C:\NVIDIA, embora tenha instalado a versão mais recente (555.99) dos drivers hoje mesmo.
0 -
A saúde da bateria está boa, variando entre 85 e 87,7% (51 de 57Wh).
1 -
Fiz uma gambiarra: comecei a instalação do driver de novo (para criar a pasta C:\NVIDIA com os arquivos do driver) para pegar o nvlddmkm.sys (não encontrei o nvlddmkm.sy_) e colocá-lo na pasta drivers da System32. Feito isso, tentei usar a 1650 e tive outra tela azul. No entanto, o consumo de energia retornou para o patamar normal (~10W).
Enfim, acho que o defeito na GPU é uma questão de reballing mesmo. Enquanto não o faço, posso usar o Windows 11 para forçar todos os programas a usarem a placa integrada (o problema é ter que ficar adicionando um por um…). Novamente, a placa integrada já é suficiente para mim e forçando cada programa a usá-la via Windows consigo evitar as telas azuis e manter a autonomia que esperava.
Agradeço por todas as respotas.
1