Predator Neo PHN16-71 Problema com hub usb c / Reconhece e desconecta em segundos

2»

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,296 Guru

O dispositivo Thunderbolt vai estar enumerado no item Dispositivos de sistema.

• danielnetto
    danielnetto Member Posts: 19 Troubleshooter

Sim exatamente o mesmo nome, Generic USB Hub. Acredito que aqui o note está reconhecendo certo. Testei um teclado conectado ao Hub e funciona, chego a digitar no teclado mas 5 segundos depois o Hub se auto desconecta. O hub desconecta tendo algo plugado ou não, faz um som de desconectar umas 3 vezes e some de vez. É como se fosse algo relacionado a energia. Não entendo.

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,396 Trailblazer

Verificou se não pode ser o antivírus, caso utilize, que esteja desabilitando o hub?

Falo pois utilizo o Kaspersky, tem um módulo que bloqueia a webcam, por exemplo, e quando ativado não funciona por nada.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• danielnetto

É fiz o que falou mas nada. :( Entrei no modo de segurança, desinstalei e reinstalei o thunderbolt e continua igual. Como eu disse em outro comentário:

"Acredito que aqui o note está reconhecendo certo. Testei um teclado conectado ao Hub e funciona, chego a digitar no teclado mas 5 segundos depois o Hub se auto desconecta. O hub desconecta tendo algo plugado nele ou não, faz um som de desconectar umas 3 vezes e some da lista de dispositivos. É como se fosse algo relacionado a energia, como se cortasse a energia nele. Meu teclado é rgb e dá pra ver que luz pisca nessas 3 vezes que ele desconecta e depois apaga a luz por completo e nada que plugar no hub funciona mais. Como se não tivesse mais o hub entrada."

Será que é alguma incompatibilidade do hub? Estranho que em notebooks mais antigos da própria Acer continua funcionando…

• danielnetto

Só tenho o antivirus do próprio windows 11. Eu tenho outro notebook Acer Nitro 5 com windows 11 também e funciona normal. Muito estranho não funcionar algo tão simples.

• eGomes

Uma vez que o teste tenha sido realizado, desfaça as alterações realizadas nas configurações do BIOS e reative o TBT.

É possível que esteja havendo algum problema de incompatibilidade com a suspensão seletiva USB, experimente desabilitar temporariamente este recurso:

https://pt.ilinuxgeek.com/article/what-is-usb-selective-suspend-on-windows-10-and-how-to-disable-it

• danielnetto

Já havia feito isso também. Agora tenho uma nova questão. Eu comprei um hub usb 3.0 com a entrada USB padrão e ele usa o mesmo driver "Generic USB Hub" porém funciona normal.
    Ou esse driver não está funcionando com o USB-C Thunderbolt (No Nitro 5 que tenho esse hub funciona normal mas é USB-C padrão) ou minha entrada pode estar com problema (Quero descartar essa possibilidade)

• Commodore_1995#
    Commodore_1995# ACE Posts: 98,322 Trailblazer

Tente desconectar todos os dispositivos das outras portas usb do computador e também do hub e depois conecte apenas o hub. Agora, será que esse hub, por não possuir fonte de alimentação externa, precisa estar conectado em outra porta usb, além da usb-c? Qual o modelo do hub?

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • RenanVilela

Pelo Gerenciador de Dispositivos, vá na aba Exibir e ative Mostrar Dispositivos Ocultos.

Verifique se há algo relacionado ao Hub.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• danielnetto

É um hub genérico, vê a foto dele no primeiro post. Eu tenho outro notebook Nitro 5 e funciona normalmente, mas é USB-C padrão. Tenho começando a suspeitar a questão de compatibilidade com o USB-C Thunderbolt ou então minha entrada não está boa. Ele só usa a energia da entrada e eu conectava 3 das 4 entradas no outro note. Teclado, mouse e um microfone usb. Agora nesse novo note reconhece mas se desconecta em segundos.

• danielnetto

Confere esse print. O "Generic USB Hub" que está ativo é o que comprei hoje (08/06) a conexão é um USB normal. E o outro que está desativado é o Hub que conectei pelo USB-C Thunderbolt. O mesmo driver para 2 Hubs e 1 fica desconectando.

• danielnetto

Fiz outro teste, comprei um OTG que é USB-C para USB Normal Fêmea. Conectei joystick e meu celular por ele. Acontece a mesma coisa, desconecta 3 vezes. A porta do notebook para de alimentar entrada. Como se desligasse a entrada USB-C Thunderbolt porque meu celular para de carregar. Então só pode ser defeito físico do notebook?

• eGomes
    Responder ✓

Isso não é normal! Melhor entrar em contato com o Suporte Técnico e acionar a garantia (RMA) do seu equipamento:

https://www.acer.com/br-pt/support/contact-acer

• RenanVilela

Também acho que não é normal, visto que testou com outro hub diferente.

Como foi mencionado, o ideal é entrar em contato com o Suporte e enviar o mesmo para que possa ser resolvido.

Se possível nos dê um feedback posteriormente.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• danielnetto

Oi pessoal, voltei para explicar e finalizar o meu caso. Enviei para a assistência o notebook e em 2 semanas recebi de volta reparado. Foi constatado vício na placa-mãe e colocaram uma nova. Realmente era um problema físico no USB-C. Mas está tudo certo novamente. Tive uma boa experiência com a assistência técnica e também aqui no fórum. Muito obrigado pela ajuda! Abraços! 🙏