4 anos sem updade de BIOS no AN515-44

WagnerFerrarezi
WagnerFerrarezi Member Posts: 2 New User
editado fevereiro 29 em Gaming - Predator e Nitro

Pessoal da ACER, a AMD já lançou inúmeras correções de segurança nos Ryzen e estamos desde 2021 sem nenhum update para o Nitro 5 Ryzen 5 e 7. Venderam horrores no BR e esquecerem do produto. Desde a atualização do Windows 11 o eTPM apresenta problemas de travamento com Jogos e vídeos (off e online) já conhecidos e nenhuma ação por parte da ACER. Certamente minha próxima compra não será um ACER. Há algum roadmap pelo menos com uma atualização dos drivers da AMD AGESA?

Respostas

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru
    editado março 1

    Olá @WagnerFerrarezi,

    Seja bem-vindo!

    Infelizmente esta é a mais pura e triste realidade destes laptops! O microcódigo AGESA e SMU só pode ser atualizado via firmware UEFI. A solução é desativar o fTPM nas configurações do BIOS e fazer o downgrade para o Windows 10 (ou utilizar uma Distro Linux).

    Para se ter uma dimensão do tamanho do problema e total descaso, a versão do AGESA recomendada para os processadores AMD Ryzen™ 4000 Mobile Series que equipam os Nitro 5 AN515-44 é RenoirPI-FP6 1.0.0.D (previsto para ser liberado em fevereiro/2024):

    https://www.amd.com/en/resources/product-security/bulletin/amd-sb-7009.html

    Para mais detalhes:

  • Giulianna_Retired
    Giulianna_Retired Member Posts: 58 Devotee WiFi Icon

    Olá @WagnerFerrarezi,

    Lamento a sua insatisfação, eu me certificarei de encaminhar seu caso ao Administrador da Comunidade. Apenas para esclarecer, as discussões nos fóruns da Acer foram projetadas como uma comunidade per-to-per, onde usuários da Acer ajudam outros usuários da Acer. Embora esta comunidade não seja um portal direto para o Atendimento ao Cliente, muitos funcionários da Acer leem os vários tópicos postados aqui, e você notará que alguns funcionários da Acer interagem com os membros quando apropriado. Mas, queremos que a Acer Community seja um lugar onde os membros possam trocar seus próprias ideias.

    Para reclamações formais ou solicitação de reparo recomendamos entrar em contato com os portais através dos canais de suporte.

    Obrigada,

    Giulianna,
    Moderador da Comunidade

  • Matheus2001VD
    Matheus2001VD Member Posts: 2 New User

    Cara eu também estou esperando a atualização de BIOS e drivers para o meu também AN515-44 que adquiri bem no final de 2022, não sei mais oque fazer, se entro com ação judicial, ou outra coisa, não sei eu paguei caro pelo produto e quero que pelo mesmo dure

  • Dreanrj
    Dreanrj Member Posts: 1 New User

    Acompanhando o fórum e pela recente postagem , vim postar meu relato , comprei um acer nitro 5  AN515-44-R629 ano passado mes 07 o mesmo ainda se encontra na garantia.

    os problemas dele são os mesmo que todos os usuários desses modelos enfrentam e fiz as mesmas gambiarras pro notebook funcionar sem passar por estresse pela falta de atualização de bios.

    |Entrei em contato com a garantia da acer , liguei pro 0800 e as respostas são genéricas e repetem a mesma coisa de mandar o laptop pra ROM Assistencia Técnica LTDA, então eu fiz um simples pergunta.

    A ROM tecnologia vai atualizar a BIOS? senhor não sei informar só enviando o produto!

    eles sabem do problema e não resolvem porque não querem!

    eu falei pra menina no telefone ler o fórum do próprio site deles que todos os usuarios sabem que é falta de atualização de bios e que só depende da acer. eu escrevo em postagem do insta da acer e não adianta,mais não podemos desistir e uma coisa é certa!?acer nunca mais ! na mesma época eu comprei um de outra marca que ja atualizou a bios e está perfeito sem gambiarra.

  • eduramosrock
    eduramosrock Member Posts: 89 Fixer WiFi Icon

    o meu comprei em janeiro de 2022, quando foi em fevereiro de 2023 o mesmo virou um peso para papel, desligou e ficou só com os leds piscando, e não ligava mais, 1 mês após acabar a garantia, é exatamente o an515-44 ryzen 7 4800h, pesquisando falaram que poderia ser bateria, mesmo sendo uma máquina de 1 ano e 1 mes que tinha comprado no site oficial da acer, comprei e nao era o problema, comprei um carregador pois vi relatos q poderia ser, e também não era, então liguei ele sem a bateria, o mesmo ligou porém ele fica com o processador cravado em 0.38ghz extremamente lento que nao serve nem pra internet, não indico essa marca para ninguém, passou o tempo que ACER era uma marca que tinha qualidade, hoje em dia só vendem essas porcarias descartáveis, notebook que foi caro, paguei 5.560 reais para 1 ano depois virar um lixo por conta da péssima qualidade, NÃO RECOMENDO ESSA MARCA nunca mais!!!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    Olá,

    Acredito que esta falta de atualização do microcódigo AGESA e SMU em laptops Acer equipados com processadores AMD Ryzen, seja devido ao fabricante OEM da placa-mãe.

    Estive investigando e descobri que alguns modelos fabricados pela Compal Eletronics ainda recebem atualizações de firmware / BIOS, enquanto que outros modelos específicos fabricados pela Quanta Computer, não! 🤔

    Ou seja, a culpa também é do fabricante da placa-mãe! Que por sua vez, não disponibiliza tais atualizações para os projetos dos seus parceiros comerciais.

    Deixando seus clientes (nós) a ver navios...🤨

  • 92tilApocalypse
    92tilApocalypse Member Posts: 11

    Tinkerer

    Isso mesmo, e tem como fazer uma reclamação online, indico a todos a fazerem o mesmo. Meu Windows 11 roda todo torto e travamentos frequentes e eu sempre me perguntei o porque até descobrir mais nesse fórum, ou seja além de tudo ainda nos causa danos psicológicos.

    Obrigado pela informação @eGomes, acho que a Acer deveria intervir e cobra a Quanta, eu comprei esse modelo em 2022 é muito recente pra ter todo esse prejuizo!

  • mateushonorato
    mateushonorato Member Posts: 1 New User

    Também possuo um Nitro AN515-44 e to nessa até hoje esperando atualização da BIOS, desde que comprei o notebook tem vários problemas desses que já foram relatados várias vezes nos fórums, mais de quatro anos e nada de update.

  • Gabrielqwdqweq
    Gabrielqwdqweq Member Posts: 4 New User

    até agora nada, tá horrivel de usar AN515-44-R8hn
    eu to pegando raiva da acer

  • Gabrielqwdqweq
    Gabrielqwdqweq Member Posts: 4 New User

    alguma novidade sobre o processo?

  • WagnerFerrarezi
    WagnerFerrarezi Member Posts: 2 New User

    O silêncio da ACER é ensurdecedor, desovaram esses lixos dos NITRO5 aqui no BR e sumiram.

    Ainda tenho problemas de micro travamentos e instabilidade com o Windows 11 que sabemos que já foram corrigidas por atualizações do AGESA e infelizmente temos que aceitar que fizemos uma péssima escolha por comprar essa marca.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,954 Guru

    A Acer não conserta o problema do firmware UEFI / BIOS dos Nitro AN515-44 (bem como outros modelos), pois é necessário modificar 2/3 do código fonte para implementar as correções de segurança e melhorias do microcódigo AGESA e SMU. Ou seja, por pura preguiça e total descaso!

    Pra eles é muito mais cômodo anunciar que estes laptops chegaram ao fim do seu suporte (EOL).