NITRO 5 AN517-54 PROBLEMAS NO PROCESSADOR E TEMPERATURA

Khalebbr
Khalebbr Member Posts: 15 Troubleshooter

Boa Tarde!

• Modelo: Acer nitro 5 AN-517-54
  • Placa de Vídeo GTX 1650
  • Processador Intel core i5 11400h 2.70Ghz
  • 16Gb Ram
  • SSD NVME 1TB
  • SSD 512GB

PEQUENO DESABAFO: Desde minha compra esse notebook (Setembro 2023) só deu dores de cabeça, me sinto bastante frustrado pois foi meu primeiro Notebook gamer, sempre tive o sonho de infância de ter um. Mas enfim, nunca enviei para a assistência técnica pois infelizmente necessito dele para trabalhar (trabalho com projetos de engenharia). Comprei um Notebook Gamer pois nos horários vagos e finais de semana pretendia usá-lo para desestressar e me divertir nos jogos (infelizmente não deu).

O PROBLEMA: Quando estou jogando, qualquer jogo que seja, a temperatura da CPU vai aumentando gradativamente, começa com 80 graus e vai oscilando até atingir picos de até 95 graus, após 15~20min quando a temperatura atinge 96~97 graus o processador da um gargalo, a GPU cai para 10~15% e o desempenho do jogo despenca para 20FPS, os clocks da CPU ficam travados em 200mhz. Esses dias estava jogando um jogo chamado Tunch com minha irmã (jogo 2D de plataforma), e surpreendentemente aconteceu esse problema de gargalo, isso com a temperatura da CPU girando em torno de 74~80 graus, causando bastante estranheza, pois o jogo é leve (pode ver vídeo no youtube).

Quando isso acontece a única solução é Reiniciar o sistema, pois mesmo após fechar o jogo o notebook continua apresentando lentidão.

OBS: Já mudei plano de energia, já mexi no painel de controle da Nvidia, já mexi no Nitro Sense colocando desempenho máximo nas ventoinhas e equilibrio no desempenho, já mexi nas opções gráficas do windows, já atualizei instalei reinstalei drivers.

O que me deixa mais indignado é que por 2 vezes o problema simplesmente desapareceu, comprei em setembro e na primeira semana deu problema, em outubro ficou 3 semanas sem dar esse problema, de dezembro para janeiro ficou cerca de 1 mês sem esse defeito, foi o mês mais feliz desde que comprei esse notebook, pois eu conseguia jogar the witcher 3 no ULTRA, Valorant, CS2 e até Call of Duty Warzone. Porém fui atualizar o driver do Geforce experience e simplesmente voltou tudo dnv e não normalizou mais.

Já formatei a máquina diversas vezes, já tentei de tudo que se possa imaginar, porém esse defeito continua me infernizando.

Abaixo segue prints do problema, monitoramento feito pelo HWMonitor antes de abrir the witcher 3, durante o jogo e após acontecer o gargalo.

• antes de jogar The Witcher III (Gráficos no médio)
  • Durante o jogo The Witcher 3 (qualidade média)
  • Após dar o gargalo na CPU e a GPU ser reduzida o uso em 90%:
  • Após fechar o jogo:
  • Após reiniciar o sistema:

Considerações finais: Percebam que antes de abrir o game os clocks do processador está no talo, temperatura normal. Durante o jogo os clocks permanecem, temperatura sobe para 74 graus, GPU 100%, nos prints que seguem durante o jogo, a temperatura do processador já está na casa dos 85 graus. Após 20min os clocks do processador despencam para 197mhz (não passa mais de 200mhz), a temperatura cai para 67 graus, o uso da GPU cai para 0% e o notebook fica inutilizado, sendo necessário fazer a reiniciliazação do sistema para voltar ao normal.

Já solicitei o reparo na assistencia técnica e irei enviar o notebook, se alguém estiver com o mesmo problema ou conseguiu resolver de outra forma, pelo amor de Deus me ajude!

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,295 Guru
    editado fevereiro 29

Olá @Khalebbr,

Alguns testes que podem ser realizados para tentar identificar as possíveis causas para o problema de superaquecimento que você está enfrentando no seu Nitro 5 AN517-54:

• Providenciar a limpeza e aplicação de pasta térmica de boa qualidade (melhor condutividade);
    • Substituir os "thermal pads" das VRAM;
    • Manter somente o SSD original (remover temporariamente o SSD da Kingspec NX-1TB);
    • Instalar um heatsink no PCH (opcional);
    • Restringir o uso do Modo de aumento de desempenho de processador em dias de muito calor;
    • Instalar o Windows 11 novamente + ferramenta debloat (Chris Titus Tech Windows Utility);
    • Fazer o downgrade para o Windows 10.

Em relação aos jogos que você está rodando: CS2, Valorant e The Witcher III são "conhecidos" por fazerem uso intenso da CPU. Procure por tutoriais disponíveis na Internet com dicas para otimizar o uso destes recursos e melhorar o seu desempenho.

Nos links abaixo indicados, você poderá encontrar algumas dicas que poderão ajudá-lo a solucionar o possíveis problemas de vazamento de memória + queda de FPS abruptas no The Witcher III:

https://forums.cdprojektred.com/index.php?threads/witcher-3-ng-ray-tracing-gpu-pci-e-bus-vram-overload-cause-of-fps-drop-stuttering-issue-fixed.11112562/page-3#post-13570934

https://forums.cdprojektred.com/index.php?threads/the-witcher-3-ng-4-02-rt-optimalization-guide-memory-leak-fix.11112433/

Entretanto, de nada adianta as dicas acima se você estiver utilizando:

• A ferramenta MSI Afterburner para "travar" o clock da GPU:VRAM nas suas frequências máximas de operação;
    • Usar o controle de "park" da CPU para manter os seus núcleos "acordados" constantemente e operando na frequência máxima ou de turbo boost de maneira desnecessária;
    • Realizar ajustes nas configurações do jogo para obter FPS acima dos 200, sendo que o monitor utilizado suporte taxas de atualização de apenas 60 Hz ou 144 Hz.

Lembre-se:

Laptops não são iguais a PCs Desktop! O uso do "bom senso" e "equilíbrio" deve ser uma busca constante e prevalecer sempre…

• Khalebbr
    Khalebbr Member Posts: 15 Troubleshooter

Boa noite @eGomes ! Agradeço demais as sugestões do que fazer, já tentei de tudo e pesquisando a fundo vi que trocar a pasta térmica não faz diferença, o notebook tem apenas 5 meses de uso, e no primeiro mês já apresentou problemas. Um conhecido meu também possui um acer nitro 5 em uma versão mais "fraca" que o meu, com uma gtx 1050 e ele consegue jogar Valorant com gráficos no máximo, o meu eu não consigo jogar nem com gráficos no baixo.

Meu irmão possui um notebook idêntico ao meu AN517-54 (compramos no mesmo dia no site da ACER). O dele nunca apresentou problemas de temperatura. Fiz alguns testes no notebook dele e no meu com o jogo Deadby daylight, para a nossa surpresa o meu notebook deu superaquecimento e queda de desempenho, Clocks da CPU caindo drasticamente, uso da GPU caindo para 0% enquanto o dele o jogo continuou funcionando normalmente. Manti o pc dele como estava com as ventoinhas no modo automático, reiniciei minha máquina e coloquei a ventoinha na potência máxima (modo turbina de avião). Novamente o mesmo problema, enquanto o dele, nada.. Eu cheguei a conclusão que é um defeito de fábrica no notebook.

solicitei a assistência técnica, e o notebook já foi enviado para os devidos reparos.

Alguns pontos que você citou que eu não sabia e nem cheguei a cogitar no meu notebook:

Trocar as Thermal pads

Remover o SSD 1TB

Instalar um heatsink

ferramenta Debloat

Quando meu notebook chegar, se continuar com os mesmos problemas irei ver o que fazer, no pior das hipóteses irei vender e comprar de outra marca ou montar um desktop.

sobre o downgrade para o windows 10 eu também tentei isso, mas não obtive êxito.

Nunca usei afterburner, baixei apenas para usar a ferramenta de monitoramento.

O Turbo Boost não cheguei a baixar nos drivers da Acer