A315-56: Meu Acer Aspire 3 apresenta erros em monitor secundário na orientação vertical

arthurbarbosa1997
arthurbarbosa1997 Member Posts: 7

Tinkerer

editado fevereiro 5 em Laptops

Tenho um Aspire 3 modelo N19C1, core i3, 12 gb ram, Intel UHD Graphics, que quando vou utilizar um monitor secundário com a orientação vertical apresenta uma aparente demora no processamento de alguns programas.. Cheguei a testar o monitor em outro notebook com configurações inferiores a ele onde funcionou perfeitamente, daí tenho a certeza de que o problema está no computador. Já atualizei todos os drivers disponíveis e estou com o Windows 11 atualizado também.

Um detalhe é que esse outro notebook que testei é Windows 10, então não sei se pode ser algo relacionado ao sistema operacional também..

Segue em anexo como grande maioria dos programas fica quando coloco no monitor com a orientação na vertical. Fica assim por alguns segundos e depois fica normal, porém a cada movimento que faço em um site por exemplo onde precise carregar algo que ainda não apareceu na tela, ela fica toda quadriculada dessa forma. Vídeos são praticamente impossíveis de serem assistidos, fica tudo quadriculado. Vale lembrar que isso só ocorre na orientação vertical, na horizontal não tem esse problema.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Melhor resposta

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,316 Guru
    editado fevereiro 6 Responder ✓

Você está utilizando qual modo de projeção (Win + P), Duplicar ou Estender tela quando você conecta este seu 2º monitor!? Utilize o modo Estender, e então veja se você consegue selecionar refresh rates maiores (75 Hz).

Experimente atualizar o driver do controlador gráfico integrado com o driver abaixo:

Gráficos de processador Intel® 7ª a 10ª Geração - Windows*

Antes de instalar o driver acima, use a ferramenta DDU para remover as versões anteriores. Pois seu sistema está com pelo menos 8 versões diferentes instaladas.

Respostas

• RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,405 Trailblazer
    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• arthurbarbosa1997

Tinkerer

É um Acer Aspire A315-56..

Atualizando o caso:
    Fiquei cerca de 2 horas com o suporte da microsoft fazendo todos os testes possíveis em meu computador e por fim foi constatado que o problema não é o sistema operacional, mas sim uma imcompatibilidade do computador com o monitor que estou utilizando. Me foi indicado solicitar o suporte da acer para um driver mais atualizado se possível, porque o instalado atualmente está constatado como o mais atual.. Data de atualização do driver 21/06/2006. O monitor suporta até 75Hz, mas a configuração do computador só permite até 59Hz. Desinstalamos os drivers, dentre outros testes, mas nada resolveu. Vi que ele chegou a buscar um possível driver compatível para download, mas não foi encontrado, nem no site da Acer e nem fora. Vi que ele chegou até esse site aqui: https://www.driverscape.com/download/acpi-x64-based-pc

Onde se você reparar, a data de atualização do driver é exatamente a do print que enviei: 21/06/2006

• RenanVilela

Penso que se fosse uma incompatibilidade então no modo horizontal também deveria ocorrer tal problema.

Qual é o monitor que você está utilizando?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• arthurbarbosa1997

Tinkerer

Especificações do monitor:

marca: 3green
    modelo: 76316
    part number: 1953g
    tamanho da tela: 19.5´´
    tipo da tela: led
    orientação da tela: widescreen 16:9
    resolução: hd+ 1600x900
    conectividade: hdmi e. Vga
    ergonomia: - ajuste de altura - ajuste de rotação horizontal - ajuste de rotação vertical - ajuste de inclinação
    brilho: 220cd/m²
    cores: 16.7 milhões
    contraste: 500.000:1
    tempo de resposta: 2ms
    taxa de atualização: 75hz
    energia: bivolt

Mas funciona perfeitamente em ambas orientações em um notebook da positivo com configurações inferiores.. Então o problema tecnicamente não deveria ser o monitor.

• RenanVilela

Como vemos está sendo utilizado um driver genérico.

Dei uma procurada e não encontrei nenhum site com driver disponível, mas encontrei uma reclamação no ReclameAqui de um usuário pedindo driver de som, então nesse caso acho que vale a pena você abrir uma reclamação para que possamos ver se o pessoal da empresa responda e também disponibilize algum driver, se de fato houver.

Obs: você já chegou a testar em outras resoluções também?

Bem como já procurou se no próprio monitor há algum menu onde possa alterar algo em relação aos Hz?

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• arthurbarbosa1997

Tinkerer

Cheguei a testar em outras resoluções.. No menu do monitor são oferecidas apenas configurações mais básicas, não inclui configuração de Hz..

Vou abrir um chamado com a empresa ou tentar entrar em contato por telefone pra ver se eles tem algo disponível..

Fico muito grato pelo tempo investido para me ajudar na solução desse problema.

Queria saber de ti se não acredita que possa haver alguma solução "interna" relacionada a Acer.. Pergunto porque como disse, com o suporte da Microsoft foram feitos diversos testes buscando soluções "internas" relacionadas ao sistema operacional, atualizações de driver e configurações relacionadas à exibição de imagem no monitor, e só por último me foi sugerido como solução "externa" entrar em contato com o suporte da Acer..

O que você pensa que pode estar acontecendo para que funcione em um computador com configurações inferiores normalmente e no meu não?

Digo, sei que podem existir "n" motivos, e só o fato de um ser superior ao outro não quer dizer muita coisa, mas aparentemente se tratando de "compatibilidade", parece ser compatível com um e com o outro não..

Não sei se ajuda de alguma forma, mas vou enviar aqui as informações do outro notebook.

• eGomes

Olá,

Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag <pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botão Salvar informações... e então anexe aqui o arquivo DxDiag.txt.

• arthurbarbosa1997

Tinkerer

Opa, bom dia! segue em anexo o doc. Desde já, obrigado pelo seu tempo e colaboração irmão!

• RenanVilela

Como eu disse anteriormente, se de fato fosse alguma incompatibilidade então no modo horizontal o problema deveria também ocorrer, não acha?

Se você colocar na vertical, mas de cabeça par abaixo, o problema também ocorre?

Pelo site da Intel há um atualizador de drivers automático, seria interessante baixá-lo e verificar por ele se há algum driver de vídeo disponível.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• eGomes
    editado fevereiro 6 Responder ✓

Você está utilizando qual modo de projeção (Win + P), Duplicar ou Estender tela quando você conecta este seu 2º monitor!? Utilize o modo Estender, e então veja se você consegue selecionar refresh rates maiores (75 Hz).

Experimente atualizar o driver do controlador gráfico integrado com o driver abaixo:

Gráficos de processador Intel® 7ª a 10ª Geração - Windows*

Antes de instalar o driver acima, use a ferramenta DDU para remover as versões anteriores. Pois seu sistema está com pelo menos 8 versões diferentes instaladas.

• arthurbarbosa1997

Tinkerer

Puts cara, fiz o que disse e vi que tinha sim uma atualização do driver de gráficos no site da intel disponível e acreditei que ele poderia ser a solução, mas infelizmente ainda não consegui solucionar o problema.. Aproveitei e fiz o teste da orientação vertical invertida e também apresentou o erro 😥

Mas respondendo sua pergunta sobre questão de compatibilidade, cara eu entendo muito pouco dessas coisas, mas você tem razão.. Eu até voltei a cogitar a possibilidade de ter algo a ver com o sistema operacional, mas também não tenho conhecimento pra afirmar.

Penso que de repente esse driver genérico de monitor que não esteja em total compatibilidade com o win11 e talvez até o 10 esteja, não sei. Você acredita que seja uma possibilidade?

• RenanVilela

Teste a dica do nosso amigo acima, veja se o problema ocorre na opção Estender, Duplicar.

teste também somente com o monitor como principal tela, veja se o problema vai ocorrer.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• arthurbarbosa1997

Tinkerer

Galera MUITO OBRIGADO pela ajuda de vocês! Finalmente deu certo!!!

Primeiro fiz os testes como você indicou eGomes. Já estava usando antes no modo estender, mas ainda não tinha testado duplicado e outra: Quando testei o monitor do próprio notebook na vertical deu o mesmo erro!

Daí baixei os arquivos que você havia disponibilizado, utilizei o DDU no modo de segurança como recomendado, reiniciei o computador voltando para o modo normal e logo depois instalei o driver. Reiniciei o computador novamente e o resultado foi: SUCESSO!

Mais uma vez, agradeço a vocês pelo tempo gasto e pelo empenho em me ajudar nessa questão.

Um grande abraço e uma excelente semana!