Tenho um Aspire 3 modelo N19C1, core i3, 12 gb ram, Intel UHD Graphics, que quando vou utilizar um monitor secundário com a orientação vertical apresenta uma aparente demora no processamento de alguns programas.. Cheguei a testar o monitor em outro notebook com configurações inferiores a ele onde funcionou perfeitamente, daí tenho a certeza de que o problema está no computador. Já atualizei todos os drivers disponíveis e estou com o Windows 11 atualizado também.
Um detalhe é que esse outro notebook que testei é Windows 10, então não sei se pode ser algo relacionado ao sistema operacional também..
Segue em anexo como grande maioria dos programas fica quando coloco no monitor com a orientação na vertical. Fica assim por alguns segundos e depois fica normal, porém a cada movimento que faço em um site por exemplo onde precise carregar algo que ainda não apareceu na tela, ela fica toda quadriculada dessa forma. Vídeos são praticamente impossíveis de serem assistidos, fica tudo quadriculado. Vale lembrar que isso só ocorre na orientação vertical, na horizontal não tem esse problema.
[Título editado para incluir modelo do produto]