Nitro 5 An515 58 travando, muito aquecido.

claudio1234
claudio1234 Member Posts: 7

Tinkerer

editado dezembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

tenho o nitro 5 com rtx 3050, baixei o windows 10 nele, mas nas configurações foi sugerido para atualizar, entao atualizei. No começo estava rodando jogos normal ou até melhor, apesar de eu achar que os fps iriam cair; entretanto, alguns dias depois apareceu uma tela de inicialização do windows 11, que nao tinha aparecido ainda, como se eu tivesse acabado de baixar ele, mas essa tela nao apareceu quando eu baixei, comecei a fazer mas em certo ponto parei pois precisava fazer login e algumas coisas, entao usei a opção de terminar mais tarde. Logo após isso alguns problemas estranhos começaram. Perdi em torno de 30 fps em um jogo que nao teve atualização nem nada, nao mudei as configurações também. Como o jogo ja rodava com uma taxa alta, nao foi um problema grande, mas junto com essa perda tambem tive varios gargalos e travamentos rapidos, o que me prejudica bastante, no nitro sense o cpu estava com pouco uso e temperatura muito alta, a gpu estava funcionando normalmente. Qualquer coisa relacionada ao processador, eu perco fps nos jogos. Acredito que tenha alguma coisa a ver com essa tela de inicialização do windows, ate porque ele ja estava pronto e configurado no windows 10, quando mudou pro 11 nao aconteceu nada de inicio, apenas depois de eu sair dessa tela. Alem de todos esses problemas, toda vez que abro meu jogo, algumas configurações mudam, nao todas, mas algumas em especifico, e tambem toda vez que abro aparecem algumas coisas como se eu tivesse entrado no jogo pela primeira vez na temporada. Meu notebook ja está otimizado em tudo para desempenho, o fps antes disso so era bom por causa disso, acho que foi alguma configuração nessa tela de configuração do windows 11 que mudou alguma coisa, pois foi logo apos, e acho que é alguma coisa no processador. os drivers mais novos estao instalados. O que pode ser isso? O que posso fazer?

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,325 Guru
    editado dezembro 2023

Olá @claudio1234,

Eu particularmente prefiro e recomendo sempre fazer uma instalação limpa do Sistema Operacional (SO).

Todos nós sabemos que o Windows 11 é a evolução natural do Windows 10. E que com a sua chegada trouxe inúmeras melhorias, novidades, além de ter introduzido uma interface visual mais bonita e atraente.

Porém infelizmente, na prática dependendo da configuração do hardware envolvido, as coisas podem não funcionar como o esperado. Podendo ser necessário um dispêndio de tempo e paciência para testar configurações. E o que é pior: você chegar na conclusão que só perdeu seu tempo e não vale a pena insistir!

Basicamente, faça uma nova instalação "limpa" do Windows 11, baixando todos os drivers atualizados (se necessário) + atualizações do Windows Update.

Caso os problemas de lentidão, travamentos e queda de FPS persistam. Não pense duas vezes, em voltar a utilizar o Windows 10.

Seu suporte vai até outubro de 2025. Até lá, quem sabe as coisas não melhorem e você possa testá-lo novamente! Ou quem sabe ainda, não seja lançado o Windows 12!? 😉

• claudio1234

Tinkerer

entao eu preciso restaurar o windows para o padrao de fabrica ou preciso reinstalar o windows?

• eGomes
    editado dezembro 2023

Olá,

Como já sugerido anteriormente:

Experimente fazer uma "nova" instalação!

Use a ferramenta oficial da MSFT para criar uma mídia USB com a imagem do Windows 11 23H2.

Download disponível no link abaixo indicado:

Criar mídia de instalação do Windows 11

• claudio1234

Tinkerer

oi, fiz tudo isso e realmente deu certo, ontem teve uma atualização do windows, depois que baixei os jogos estao apresentando alguns travamentos rapidos, de 120 fps para 40, depois voltam ao normal, o que pode ser dessa vez?

• eGomes
    editado janeiro 30

Olá @claudio1234,

Infelizmente as últimas atualizações do Windows estão bastante "problemáticas" podendo apresentar perda de conexões Wi-Fi e Bluetooth. Além de causar erros de instalação, por causa do tamanho da particão de recuperação.

A recomendação é desinstalar e aguardar até que novas atualizações sejam disponibilizadas.

• claudio1234

Tinkerer

• eGomes

Acesse Configurações > Windows Update > Histórico de atualização > Desinstalar atualizações.

• claudio1234

Tinkerer

oi, eu fui ver e eram atualizações do driver do processador, há alguma maneira de reverter?

• eGomes

Se possível poste aqui um screenshot com esta lista de itens.

• eGomes

Estes dispositivos são referentes a dispositivos do sistema (chipset) e áudio!

No Gerenciador de Dispositivos (devmgmt.msc) guia Driver, há uma opção chamada Reverter Driver o qual permitirá você desinstalar a versão atual de um determinado dispositivo e retornar para a versão anterior.

Quando foi a última vez que você realizou uma limpeza e troca da pasta térmica do seu Nitro 5 AN515-58!? Pois é possível que esteja na hora de fazer uma manutenção caprichada e deixar o seu laptop com aquele talento.

• claudio1234

Tinkerer

obrigado, ele chegou em dezembro. Qual frequência devo realizar uma limpeza e trocar a pasta termica?

• eGomes
    editado janeiro 30

Tudo vai depender de como você utiliza seu laptop!

Se você fizer o uso de maneira intensa rodando jogos e aplicações pesadas, é possível que seja necessário realizar uma manutenção preventiva a cada 1 ou 2 anos (em média). Em virtude dos ciclos de aquecimento e resfriamento que a CPU e GPU são submetidos. Que por sua vez, com o passar do tempo irá reduzir a eficiência da pasta térmica.

Caso as ventoinhas (FANs) do sistema de refrigeração (cooler) fiquem muito empoeirados, este prazo poderá ser reduzido.