AN517-41: Meu laptop não reconhece memorias ram de 16 gb..... pfvr me ajudem

klausorim
klausorim Member Posts: 6

Tinkerer

editado dezembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Boa tarssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssse possuo um notebook acer Nitro 5 modelo an517-41, que possui duas memorias ram de 8gb 3200 cada instaladas totalizando 16gb, porem afim de melhorar o desempenho da maquina adquiri duas memorias de mesmo barramento 3200 porem de 16 gb cada totalizando 32 gb porem ao instalar as memorias novas a maquina deixou de iniciar ficando a tela preta sem puxar nem a bios, imaginando que fossem as memorias novas que estavam com problemas fui a um conhecido que possui um notebook de outra marca ddr4 e pedi para ele testar as memorias e as duas estão funcionando normalmente, conclusao meu notebook nao esta reconhecendo as mesmas , gostaria de saber como proceder para que elas sejam reconhecidas, caso seja necessario a versão da minha bios é insyde corp.v1.08, 21/07/21.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,302 Guru

Olá @klausorim,

Seja bem-vindo!

Antes de instalar estes novos módulos RAM, experimente atualizar o firmware UEFI / BIOS do seu Nitro AN517-41 com a última versão disponível (1.11):

https://www.acer.com/br-pt/support/product-support/Nitro_AN517-41/downloads?suggest=an517-41;1

• klausorim

Tinkerer

ola obrigado pela ideia atualizei a bios para a 1.11 e nao funcionou sera que existe mais alguma coisa que preciso atualizar para ela reconhecer???

• eGomes

Experimente fazer um Clear CMOS, removendo a bateria CR2032 por 1 minuto.

Faça um teste com apenas um módulo RAM instalado (teste nos dois slots individualmente).

Se possível poste aqui uma foto bem nítida da etiqueta com modelo / part number destes módulos que você está tentando instalar.

• Olá, boa noite.

Qual foi o modelo completo do módulo de memória que você adquiriu?

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Verifique se as memórias possuem perfis xmp ou não.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • klausorim

Tinkerer

agradeço pelas dicas fiz o clear CMOS mas nao funcionou vou colocar aqui as especificações das memorias RAM que eu comprei para que voces possam me auxiliar, ao meu ver sao iguaizinhas as de 8gb so que cada uma tem 16 gb, muito obrigado

• klausorim

Tinkerer

ola possuem sim o xmp conforme as mostro nas fotos que postei agora no comentario do e gomes, obrigado pela ajuda

• klausorim

Tinkerer

Sodimm DDR4 3200MHzcl20-22-221.35v xmp da marca kingston

• Testando o módulo sozinho o sistema inicia?

Se possível teste também com o módulo nativo

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• eGomes

Este módulo Kingston FURY KF432S20IB/16 (com perfil XMP) é o mesmo que utilizo aqui em um Aspire 5 A515-45G:

• eGomes
    editado dezembro 2023

Em tempo, uma coisa que está chamando a atenção é essa tensão de operação 1.35 V impressa na etiqueta da sua embalagem:

Se estes módulos RAM exigirem esta tensão de operação, pode ser isso a causa do problema! E pior ainda, estou suspeitando que esses módulos que você adquiriu sejam falsificados!

Segue abaixo foto da etiqueta impressa da embalagem e do módulo que eu comprei:

Observe e compare as diferenças na serigrafia e layout do PCB.

• Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• klausorim

Tinkerer

agradeço o apoio e a ajuda, nao sei dizer se e falsificado ou nao porem, eu coloque essas memorias em outra maquina e funcionaram perfeitamente e nesta aqui nao estao funcionando , mesmo que nao sejam originais deveriam funcionar nao deveriam? ou sera que a maquina nao esta suprindo a energia delas ?

eu fui a uma loja e peguei uma memoria de 16 gb de outra marca e coloquei e mesmo assim nao funcionou ja com memorias de 8 gb de mesma voltagem de operação funciona….

alguma ideia

• Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• eGomes

Coloque estes módulos na máquina que funcionou e então poste aqui screenshot da ferramenta CPU-Z guias: Memory e SPD (para cada slot # que estiver em uso).

Talvez nosso amigo @RenanVilela, possa fazer a gentileza de postar aqui as especificações dos módulos RAM suportados pelo Nitro AN517-41.

• Eu também sugiro que você tente atualizar o bios. Isso pode ser resolver problemas de incompatibilidade.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)