Predator315-52 | No Bootable Device
Bom dia comunidade.
Mais uma vez tô sofrendo um problema com o meu Predator de 3 anos. Agora acho que o SSD se despediu porque ligando ele aparece "No Bootable Device".
O que aconteceu?
Na semana passada apareceu pela primeira vez uma tela azul, mas depois de várias tentativas de ligar e desligar o laptop consegui entrar no sistema. Eu vi que o SSD estava bem cheio e ao final decidi de reinstalar o Windows (através do sistema, não com USB).
Depois o laptop entrava no Windows, mas deixando ele ligado sem fazer nada, ele travou automaticamente e tentou de reinicar o sistema. Mas quando trabalhava com ele, até ficando em reuniões Zoom, funcionava sem problemas.
Hoje finalmente não tinha mais como entrar no sistema. Tenho a mensagem "No Bootable Device", tentei entrar no Bios para alterar o UEFI por Legacy ou vice versa mas nem tinha essas opções, nem para alterar a ordem dos dispositivos para fazer o Boot.
Já desconectei a bateria também - sem reaultado.
Ligando o Laptop agora aparece "Your device ran into a problem and needs to restart" numa tela azul, depois de um tempo ele tenta de reinicar, aparece a logo do Predator e está escrito "Preparando Reparo Automático".
Depois não há mais nada, ele fica eternamente nessa tela.
Será "apenas" um problema do Bios ou o SSD não funciona mais?
Qualquer dica estará bem vinda :-)
Melhores respostas
-
Isso, o ideal direito de um pendrive para que possa apagar todas as partições existentes do SO antigo.
O pendrive deve aparecer normalmente na tela de BootMenu, caso não aparecer desative o SecureBoot.
Eu sugiro a opção de cima ainda para assim instalar do "0", como se diz.
Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
SSD M2 Sata3 128GB WD
________________________________________________________________________________________________________________
-->> Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community <<--
________________________________________________________________________________________________________________
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Bom dia Renan.
Muito obrigado - já é a segunda vez que você me ajudou - pelo visto essa vez também com sucesso. Vou resumir aqui para que outros tenham todas as informações.
O meu SSD estava bem cheio. (Já apareceu em vermelho no explorer)
Depois apareceu a informação: "no bootable device"
Tentei alterar as configurações no Bios de UEFI para Legacy - sem resultado
Decidi de reinstalar o Windows 11 através do Laptop - funcionou para 1 dia só
Decidi de reinstalar o Windows 11 através de um pendrive, formatando o SSD para fazer uma instalação do absoluto zero. Pelo visto isso deu certo, o laptop entra no SO sem problemas e bem mais rápido que antes (claro, não tem mais "lixo digital") .
Obrigado Renan - você é fera! Show1
Respostas
-
Olá, bom dia.
Na Bios, guia Information, o SSD está sendo reconhecido?
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!0 -
Boa tarde Renan.
Muito obrigado pela sua resposta. Seguem uns prints do Bios (feitos pelo celular). Na aba "Boot" as vezes aparece "Windows Boot Manager" as vezes nada. Pelo que saiba deveriam aparecer várias opções aqui.[Comentário editado para excluir número de série]
0 -
O SSD está sendo reconhecido, então pode ser que não seja problema com ele.
Inicie o note e já pressione Alt+F10.
Na tela que aparecer selecione Soluções de Problemas, Opções Avançadas, Prompt de Comandos, na tela presta digite os códigos a seguir:
chkdsk c: /r/f (esse comando serve para analisar e reparar possíveis erros)
Quando finalizar reinicie e veja se vai conseguir iniciar o SO.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Experimente desconectar a bateria de lition e depois o ssd. Depois conecte o SSD e por último a bateria.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0 -
Boa tarde Renan
Fiz o processo 2x mas infelizmente não deu resultado - não consigo iniciar o sistema operacional. Foram 5 estágios e ao final um resumo:
"Não há problemas no sistema de arquivos"
Espero que seja uma boa notícia :-)
Eu vi que com Alt+F10 é possível restaurar o PC. OK fiz isso há 2 dias já, mas aparentemente não deu certo.
Também vi "reparo de inicialização".
Tem como testar se um SSD tem defeitos? Seria o chkdsk?
Tentei reiniciar o laptop mas só aparece a logo do Predator e em baixo primeiro um simbolo de carregamento, depois uma tela azul e depois a logo do Predator "Preparando Reparo Automático". E ele fica assim.0 -
Boa tarde Commodore.
Fiz isso, mas infelizmente não deu resultado :-)0 -
O chkdsk pode sim identificar problemas, mas acredito que não tão afundo.
O ideal seria tentar uma formatação limpa, apagando todas as partições.
E depois verificar com CrystalDiskInfo como está a saúde do SSD, pode ser que esteja em um nível crítico, é difícil ocorrer em SSDs mas acontece e já peguei alguns casos.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Muito obrigado pelas respostas rápidas. Mesmo sem resultado (ainda) fiquei feliz.
" tentar uma formatação limpa "
Então faço uma instalação do Windows através de um pen-drive? (só que o USB nem está aparecendo na sequência do Boot no Bios.
Consigo formatar o C: de forma limpa através das ferramentas do Windows com Alt + F10 (na verdade nem deveria ter partições), ou tem um jeito melhor?
Com Alt + F10 seria isso:
Restaurar o PC - remover arquivos (remover tudo - foi o que eu fiz há 2 dias)0 -
Isso, o ideal direito de um pendrive para que possa apagar todas as partições existentes do SO antigo.
O pendrive deve aparecer normalmente na tela de BootMenu, caso não aparecer desative o SecureBoot.
Eu sugiro a opção de cima ainda para assim instalar do "0", como se diz.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Bom dia Renan.
Muito obrigado - já é a segunda vez que você me ajudou - pelo visto essa vez também com sucesso. Vou resumir aqui para que outros tenham todas as informações.
O meu SSD estava bem cheio. (Já apareceu em vermelho no explorer)
Depois apareceu a informação: "no bootable device"
Tentei alterar as configurações no Bios de UEFI para Legacy - sem resultado
Decidi de reinstalar o Windows 11 através do Laptop - funcionou para 1 dia só
Decidi de reinstalar o Windows 11 através de um pendrive, formatando o SSD para fazer uma instalação do absoluto zero. Pelo visto isso deu certo, o laptop entra no SO sem problemas e bem mais rápido que antes (claro, não tem mais "lixo digital") .
Obrigado Renan - você é fera! Show1 -
Excelente que deu certo.
Qualquer outra duvida é só postar.
Mesmo assim, se possível, verifique com o CrystalDiskInfo a saúde do SSD.
SSD 512GB Sandisk Plus
SSD M2 Sata3 128GB WD
Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!1 -
Tente primeiro desconectar a bateria de lition e a bateria rtc. Depois, pressione o botão power por trinta segundos. Em seguida, conecte a bateria rtc e a de lition e veja se o problema continua.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!0