AN517-54 Clock caindo para 0,19 Ghz em jogos e programas pesados

GZ4netti
GZ4netti Member Posts: 4 New User

Boa tarde pessoal, eu e meu primo estamos com o mesmo problema com o mesmo Notebook AN517-54 com RTX 3050, quando em jogos pesados ou programas pesados após um tempo de uso o clock do processador cai drasticamente para 0,19 ghz e não volta a subir mais. (Mesmo conectado na tomada)

De inicio achamos que fosse o upgrade de SSD que fizemos, colocamos um SSD 500 GB Kingston NV2, M.2 2280 por ser Gen 4x4 achavamos que fosse o slot pois de fábrica o slot 2

só suporta Gen 3x4 mas o slot 1 suporta Gen 4x4 então trocamos de slot os SSDs já que o de fábrica é uma geração menor.

Mas mesmo assim o problema persiste.

Tentei alterar no ThrottleStop para clock minimo de 3.000Ghz mas não resolveu.

Percebi que tem mais tópicos parecidos com esse aqui no forum, vou tentar atualizar minha BIOS, para ver se o problema resolve e retorno aqui.

Resolvi abrir mais esse tópico para dar enfase a esse problema pois vc liga para a Acer apontando o problema e eles só falam para tentar formatar o windows (já tentei 4x e nada) atualizar os drivers da nvidea (já tentei tambem e nada) e por ultimo atualizar a BIOS (o que eu tenho medo de dar ruim!) Mas como nenhuma das outras opções não deram certo vou apelar para a atualização da BIOS mesmo.

O que recomendam?

Respostas

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,184 Guru
    editado outubro 2023

Olá @GZ4netti,

Seja bem-vindo!

Além de verificar se o firmware UEFI do seu Nitro AN517-54 está atualizado com a última versão disponível, verifique se este problema de clock limitado a 0.19 GHz não está sendo causado por "throttling" térmico!

Faça o download e mantenha executando a ferramenta HWiNFO enquanto você roda algum aplicativo e/ou jogo pesado até que este problema ocorra. E então, anexe aqui um screenshot da tela Status dos sensores (com todos os sensores disponíveis).

• Olá, boa tarde.

Como está um problema recorrente será que não pode ser um lote defeituoso do produto?

Visto que, salvo engano, tem no mínimo uns 4 usuários com o mesmo problema mencionado.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• eGomes
    editado outubro 2023

Pois é…

Eu também estou começando a suspeitar que seja algo relacionado ao Intel Dynamic Platform Thermal Framework. O DPTF gerencia de maneira dinâmica as funções térmicas e consumo elétrico (TDP) do processador, de acordo com os parâmetros estabelecidos (via tabela do firmware UEFI) pelo fabricante OEM (aka Acer).

Inclusive, há relatos de que a duração da bateria pode ser afetada (reduzido para menos de 3 a 4 horas), se o mesmo não for instalado corretamente!

Pois como você mesmo disse, estamos vendo este problema de maneira muito recorrente! Afetando não só este, como em outros modelos…🤔

• GZ4netti
    editado outubro 2023

Boa noite eGomes, atualizei a BIOS para a ultima versão mas o erro acabou de ocorrer. segue print com as informações na hora:

Repare que tentei deixar um minimo de clock no ThrottleStop mas não rolou…

versão da BIOS atualizada:

[Comentário editado para excluir informação sensível]

• GZ4netti
    editado outubro 2023

Boa noite eGomes, consegue validar para mim? Acabei de atualizar a BIOS para a versão mais recente, mas acabou ocorrendo novamente:

Não sei mais o que tentar… Sinceramente!

[Comentário editado para excluir informação sensível]

• eGomes
    editado outubro 2023

Olá @GZ4netti,

Como podemos ver nas suas imagens seu processador i5-11400H está com o clock limitado por estrangulamento térmico (BD PROCHOT)!

Clique no botão Limits da ferramenta ThrottleStop, e então clique no botão Clear para limpar os eventos.

Procure melhorar a refrigeração do seu laptop instalando uma base refrigeradora e/ou mantendo afastado da superfície da mesa por alguns centímetros, para melhorar a circulação do fluxo de ar:

• Ognorium
    Ognorium Member Posts: 2 New User

O mesmo está acontecendo no meu, mas acontece até mesmo quando está em IDLE, também quando eu conecto um cabo de rede

• eGomes

Olá @Ognorium,

Seja bem-vindo!

Verifique no Gerenciador de Tarefas se não há algum processo e/ou serviço consumindo recursos de maneira excessiva.

Experimente atualizar o driver do controlador de rede. Caso você tenha dificuldade para encontrar a versão mais recente, informe aqui o HWID ou descrição completa do modelo usando o Gerenciador de dispositivos (devmgmt.msc).

• Thiagoamp
    Thiagoamp Member Posts: 3 New User

Oi pessoal tudo bem? Estava\Estou (Até o momento dessa mensagem está de boa) com o mesmo Problema que vocês estão passando com o Acer nitro 5 3050 11400h, fui jogar Alan wake 2 do nada o FPS caiu para 10, reinicia o notebook tentei de novo e a mesma coisa, atualizei a BIOS e nada, mudei de jogos com Resident 3 e Forza 5 a mesma coisa 30 minutos no máximo o FPS caia bruscamente, percebi que o clock do meu Notebook foi para 0,19 (788mhz), aí abri o notebook e deixei só com o SSD original, ficou de boa(Observação meu SSD é um da Lexar 620 1tb 3x4 nvme) fiz um clone dele no Machium e coloquei como principal até o momento sem erro. Se tiver novidades atualizo vocês.

• GZ4netti

Boa noite pessoal, removi o SSD secundário e nunca mais deu o erro também!
    Mas hoje chegou minha case de SSD e coloquei meu SSD secundário pra testar (via USB C), logo na primeira partida de Rainbow Six, deu o mesmo problema do Clock (detalhe que o SSD só estava conectado via porta USB C e nao estava em uso, o jogo está instalado no SSD primário.)
    Aparentemente os notebooks nao conseguem gerenciar a energia quando há mais de uma forma de leitura (+1 SSD) nao importando marca ou qual slot esteja conectado.

• Realmente é estranho pois a fonte conseguiria suprir sem problemas.

Acredito que seja algum problema no gerenciamento de energia, como você disse.

Vi que está utilizando o Throttlestop, ali na opção, ative a opção SpeedSh!ft e deixe o valor em 0, verifique como a frequência ficará (ela precisará cravar no clock escolhido).

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Lukaszz
    Lukaszz Member Posts: 2 New User

E aí estou com o mesmo problema e tenho um SSD nvme extra, será que é isso também? Será que isso é um problema geral? Seria isso um problema de fábrica?

• eGomes

Olá,

Muito provavelmente! Um dos motivos talvez seja devido a ausência de dissipador de calor no PCH destes laptops:

• diegofelps
    diegofelps Member Posts: 10

Tinkerer

Estou com o mesmo problema.. Vi que você resolveu deixando um ssd instalado.. Você manteve instalado no notebook o de 4° geração ou original de 3°?
    Comprei um de 1tb de 4°g adicionei e ocorre o mesmo erro de cair no meu caso para 0,8ghz.

• Modesto
    Modesto Member Posts: 1 New User

Gente sou meio leigo no assunto, mas meu notebook do mesmo modelo do colega estava apresentando as mesmas características de vez em quando, oq percebi, geralmente é quando estou na casa da minha sogra, onde não levo base de ventilação, ja em casa, uso a base, creio que só tenha acontecido uma vez em casa, já aqui já casa dela ontem mesmo deu umas 3 vezes, creio que, esteja ligado realmente a temperatura da CPU