Acer Aspire 5 A515-54G-52C1 Travando em segundos de uso, mesmo sem programas aberto
Boa tarde.
Já faz uns meses que estou com um problema de congelamento geral do notebook.
Recentemente o notebook tem congelado com segundos após iniciar o Windows, algumas vezes não chega nem a carregar o Windows e poucas vezes funciona por no máximo 5 minutos.
Quando o notebook congela, a única opção é desligar forçado pelo botão de power, pois já fiquei esperando por horas e nunca destravou. E quando reinicia, congela novamente.
Já foi reinstalado o Windows e formatado algumas vezes, já foi trocado o ssd por um novo e instalado o Windows do zero, mesmo assim o problema continua.
Não sei mais o que fazer para tentar encontrar e resolver o problema.
Alguém já passou por isso e conseguiu resolver? Ou alguém conseguiria me ajudar?
Muito obrigado!
Respostas
-
Olá @YuriNS,
Seja bem-vindo!
Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: perfmon /rel <ENTER>, em seguida anexe aqui imagens do Monitor de Confiabilidade e também da lista contida em Exibir todos os relatórios de problemas.
Localize e compacte (.ZIP) todos os arquivos de despejo de memória (*.DMP) que estiverem disponíveis nos locais abaixo:
C:\Windows\memory.dmp C:\Windows\Minidump
Em seguida faça o upload dos mesmos, utilizando a opção Subir arquivo (vide ícone clips abaixo).
1 -
Você já tentou trocar a pasta térmica e limpar os ventiladores? Isso pode ser superaquecimento.
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Boa tarde,
Não consegui localizar os arquivos e pastas que pediu.
C:\Windows\memory.dmp
C:\Windows\Minidump
Talvez por ter formatado e reinstalado o windows ontem.
Anexei os prints do que consegui.
Durante esse processo o notebook congelou 2 vezes, e se na terceira vez que reiniciei que ele ficou tempo suficiente para tentar buscar algo (antes de travar novamente).
1 -
Boa tarde.
Já sim, inclusive ontem mesmo, antes de formatar e reinstalar o windows.
Mas normalmente quando o Notebook congela, ele não está nem quente.
Então não parece ser aquecimento.
0 -
Já passei por isso. Inicialmente achei que fosse por conta do windows 10 mesmo.. Após várias tentativas de recuperação via Recovery formatando e reinstalando, decidi formatar mesmo e instalar Linux no lugar do windows.. Resultado: fiquei sem sistema operacional.. não consigo recuperar meu windows original e também não consigo instalar Linux (nenhuma distribuição), pois meu note acer não deixa desabilitar o modo UEFI para ativar LEGACY a fim de instalar Linux. Parabéns à acer.
2 -
Oi @Nelson123 ,
Eu estava pensando nisso, colocar um Linux para testar se era algo com o Windows mesmo.
Mas depois do seu relato estou pensando melhor. Não consegue instalar o Windows novamente ou só revalidar a licença que não consegue?
Vou espera para ver se o @eGomes e o @egydiocoelho ou outra pessoa conseguem me auxiliar, antes de tentar outro SO.
Como esse computador eu comprei para minha irmã estudar e ela não é muito familiarizada com outros SOs, prefiro tentar resolver com e manter o Windows mesmo.
0 -
@YuriNS,
Clique em exibir detalhes nos erros "O Windows não foi desligado corretamente" para verificarmos se é possível identificar a causa destes desligamentos espontâneos.
Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag <pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botão "Salvar informações…" e então anexe aqui o arquivo DxDiag.txt.
1 -
Oi @eGomes
Consegui instalar o drive, mesmo assim ainda continua travando.
Refiz o dxdiag, anexei junto com uns prints que consegui pegar.
Detalhe: Depois de atualizar o drive para o que me indicou, o windows update começou a baixar um outro. Na primeira vez deixei baixar e instalar e o problema continuou, ai refiz a instalação limpa do drive atual novamente, refiz o dxdiag e pausei o windows update, para manter o drive que me indicou.
Ainda assim continua o problema.
Sobre o comentário "aparenta não ter sido assinado digitalmente!", preciso fazer algo ou só a instalação limpa do novo drive resolve isso?
1 -
Olá, YuriNS!
De fato estão ocorrendo muitos erros neste seu laptop!
Execute o Diagnóstico de Memória do Windows (mdsched.exe), conforme link abaixo:
DICA IMPORTANTE:
- Antes de executar este teste melhore a ventilação do seu laptop, deixando livre as entradas de fluxo de ar. De preferência, deixe alguns centímetros afastado da superfície (mesa) caso você não disponha de cooler para laptop. Pois a tendência é o sistema atingir temperaturas elevadas durante a execução do mesmo, por estar operando em "full load".
Caso os testes apresentem algum erro, não perca tempo acione o mais rápido possível o Suporte Técnico da Acer (RMA) e solicite a troca e/ou devolução do mesmo.
1 -
Oi @eGomes
Realizei o teste de memória, e não acusou nenhum erro (anexo da foto do final do teste, pq quando iniciou o windows ele travou antes de mostrar o resultado).
Fiz outros testes aqui, e acredito que o problema pode está na comunicação da placa mãe com o SSD M2.
Eu já havia testado com dois SSD M2 diferentes, o que veio originalmente no notebook e outro que tinha comprado que estava na caixa ainda. Ambos apresentaram o problema de congelamento no Windows.
Então eu testei rodar o Ubuntu pelo pen-drive, sem instalar no SSD, e o notebook não congelou.
Mas quando instalei o Ubuntu no SSD M2, ele voltou a congelar.
Então acredito que não deva ser problema de drive ou software, e provavelmente é algo com a parte de comunicação com o SSD M2.
O que você acha? teria alguma outra possibilidade ou outros testes para fazer?
0 -
Olá @YuriNS,
Não é normal este comportamento de travar após a execução dos testes de RAM. Estou começando a suspeitar que o controlador de memória da CPU do seu equipamento esteja com problemas.
De fato, é uma outra possibilidade que você deve investigar. Use a ferramenta CrystalDiskInfo para verificar o estado de saúde das suas unidades SSD.
1 -
Você tem como testar com outra memória ram e outro ssd?
Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!
egydiocoelho Trailblazer
ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor!1 -
Oi @eGomes e @egydiocoelho
Utilizei o CrystalDiskInfo, aparentemente nenhum problema com o SSD M2 mesmo. Coloquei em anexo o txt e a imagem.
Acredito que o problema pode ser em algum componente na linha de comunicação com o SSD M2, infelizmente não tenho como conectar outro tipo de SSD ou HD, pois não tem slot para isso.
Então, já testei com três SSDs M2 diferentes. Com o SSD original da maquina, com um SSD novo lacrado e hoje pra tirar a duvida testei com o SSD do meu notebook (que funciona perfeitamente).
Em todos eles ocorre o problema de congelamento. Descartei a possibilidade de problemas nos SSDs.
Sobre a memória RAM, um dos pontos negativo desse notebook da Acer é possuir um dos módulo de RAM soldado na placa-mãe… Então não consigo trocar todos, mas já removi o outro e testei apenas o slot soldado e congela da mesma forma.
Deixei o notebook rodando o Ubuntu pelo pendrive, no modo Try… Já faz mais de 1h sem congelar (foto com video do youtube rodando a mais de 1h).
Mas quando eu instalo e rodo o Ubuntu pelo SSD, ele volta a congelar em minutos.
Vou deixar ele rodando no pendrive hoje durante o dia todo, para ver se vai congelar em algum momento. Mas como já se passou mais de uma 1h, acredito que não congele no pendrive.
0 -
Olá @YuriNS,
Eu compartilho da mesma opinião em relação aos chips de memória RAM soldados diretamente no PCB!
Para tirarmos a dúvida em relação as suas memórias faça o download, monte uma mídia USB e execute o teste da ferramenta Memtest86+.
Qual versão / build do Windows 11 você está utilizando!? Você baixou a mídia de instalação a partir do site oficial da Microsoft!? Ou usou alguma ferramenta específica!?
Ao concluir a instalação do Windows 11, você está instalando o driver Intel® Rapid Storage Technology (IRST)!? Caso afirmativo, experimente não atualizar o mesmo e utilizar apenas o driver do controlador NVMe padrão da Microsoft.
1 -
Oi @eGomes,
Fiz o teste com a ferramenta Memtest86+, deixei rodar duas vezes e não acusou nenhum erro (anexo).
A primeira instalação do Windows 11 foi um update direto do Windows 10 pelo Windows Update, das outras vezes usei a ferramenta para criar mídia de instalação do Windows 11, que tem no link que você mandou. Por via das duvidas, baixei e refiz uma nova mídia de instalação.
Instalei e testei com modo sata AHCI e com o RST with optane, congelou da mesma forma nos dois modos. Congelou tanto com o drive padrão da Microsoft e com o da Intel (IRST).
0 -
Olá @YuriNS,
De acordo com as imagens que você anexou a bateria do Aspire 5 A515-54G está apresentando um nível de desgaste bastante elevado, para um laptop que foi adquirido a poucos meses!
Recomendo entrar em contato com Suporte Técnico da Acer e solicitar a garantia / reparo do produto através de um dos seus canais de atendimento.
Chat:
https://service.acer.com/chat/support/pt/BR/
Email:
suportebrasil@acer.com.br
Página Web:
WhatsApp:
ou Telefone:
0800-762-2237
1