AN517-54: Placa de Video GTX 1650 não aparece nem HDMI funciona.

JackJr
JackJr Member Posts: 5

Tinkerer

editado setembro 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Uma Ajuda aqui: Comprei um Nitro 5 AN517-54 e com alguns dias de uso fiz a atualização dos drivers, começou a dar tela azul. Voltei a versão inicial do Windows e parou de dar tela azul, porém não funciona mais o HDMI e a placa de vídeo que veio GTX 1650, só apresenta UHD Grafic. Já fiz atualização e nada. Apresenta que o Windows não é compatível.

[Título editado para incluir modelo do produto]

Respostas

• Olá @JackJr você deve usar apenas os drivers fornecidos pela Acer e atualizações subsequentes do Windows Update; os drivers do fabricante não devem ser instalados, a menos que a própria Acer recomende.

Em relação à reinstalação do Windows, é importante saber se você utilizou o Acer recovery, que é a forma de garantir que o computador permaneça na situação de fábrica:

https://community.acer.com/pt/kb/articles/14751-como-restablecer-windows-de-fabrica

Obrigado.
    Uma saudação.

• Haga clic en "Me gusta" si mi respuesta fue útil o márquela como solución si se resolvió, ¡gracias!
    • Colaborador pro bono, no trabajo ni hablo en nombre de Acer
    • Please click "Like" if my answer was helpful or mark it as solution if it was solved, thanks!
    • Pro bono contributor, I do not work or speak on behalf of Acer
    • MVP de MSFT (2003-21) & Windows Insider & (alezmvp)
  • Olá, boa tarde.

Abra o Gerenciador de Dispositivo, aba Exibir e Mostrar Dispositivos Ocultos, verifique em Adaptadores de Vídeo se a GPU dedicada estará visível.

Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Olá! Se você ainda puder trocar o notebook, não perca tempo e peça a troca. Geralmente, quando a placa de vídeo desaparece no gerenciador de dispositivos, pode indicar um problema de solda fria.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • JackJr

Tinkerer

Já voltei à versão de fábrica com o Acer Recovey e mesmo assim, abri o Gerenciador de Dispositivo, aba Exibir e Mostrar Dispositivos Ocultos, verifiquei em Adaptadores de Vídeo mas a GPU dedicada não está visível. Tentei instalar os drivers fornecidos pela Acer, fiz atualização do Windows e nada.

• eGomes
    eGomes Member Posts: 4,304 Guru

Olá @JackJr,

Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag <pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botão "Salvar informações…" e então anexe aqui o arquivo DxDiag.txt. utilizando o botão "Subir arquivo" (vide ícone clips abaixo).

Localize e compacte (.ZIP) todos os arquivos de despejo de memória (*.DMP) que estiverem disponíveis nos locais abaixo:

C:\Windows\memory.dmp
    C:\Windows\Minidump

E também faça o upload dos mesmos, utilizando a opção Subir arquivo (vide ícone clips abaixo).

• Nesse caso sugiro acionar a garantia.

Lembro que houveram algumas máquinas com problema na GPU, um modelo um pouco diferente, aparentemente era um lote defeituoso, apresentava o erro 45 salvo engano.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

• Talvez seja necessário rebalar a placa de vídeo, caso o seu notebook não esteja na garantia.

Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          

egydiocoelho Trailblazer

ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • eGomes
    editado setembro 2023

Uma outra possibilidade, seria por excesso de pasta térmica aplicada sobre o BGA do controlador gráfico integrado (iGPU) ou dedicado (dGPU). Onde o excesso deste material acaba se espalhando pelas laterais do circuito do die, devido a pressão necessária exercida pelo sistema de fixação (parafusos / presilhas) do dissipador de calor (cooler). E com isso, este material acaba entrando em contato com os componentes SMD do processador / chipset, podendo inclusive fechar curto-circuito.

Já tinha visto comentários no Reddit e YouTube, onde usuários relatam que estavam enfrentando problemas de mal funcionamento e travamentos por causa disso.

Recentemente, eu resolvi abrir meu Aspire 5 A515-45G para conferir o estado do composto térmico atual e já aproveitar para substituí-lo pela pasta da Snowdog. E para minha surpresa, olha só o que eu encontrei:

Excesso de pasta térmica sobre os componentes SMD do processador:

Controlador de vídeo dedicado (dGPU), até que não tinha tanto excesso de pasta se comparado com a CPU:

Após realizar a limpeza, com auxílio de álcool isopropílico:

• O meu também veio dessa forma, provavelmente essa pasta deve ser colocada de modo automático e não manual, acredito eu, daí não é aplicada de forma tão correta assim.

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• eGomes
    editado setembro 2023

De fato @RenanVilela,

Após realizar a substituição da pasta térmica, notei uma ligeira melhora na temperatura da CPU (na casa dde 3 a 5 °C a menos). O que já é bastante expressivo, pelo simples fato de trocar o composto térmico.

Outra coisa que chamou bastante atenção, foi o tempo de redução da temperatura da CPU após a conclusão de tarefas pesadas (full load <=> idle).

Nitidamente, é possível observar que agora ocorre de maneira bem mais rápida. O que por sua vez, acaba ajudando o sistema de refrigeração do laptop. Muito provavelmente, por causa da melhor condutividade da pasta térmica.

• Seu note em idle chega a ficar em quantos graus?

Aqui estou para trocar a pasta já, estou vendo a CoolerMaster e Kryonaut (sem ser a de metal líquido).

SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Sata3 128GB WD

• eGomes

Salve @RenanVilela,

Segue screenshot com as temperaturas depois que eu utilizei aqui a pasta térmica! Antes em full load a CPU estava batendo (fácil) na casa dos 80 ºC:

Eu estava em dúvida entre as opções abaixo, e acabei optando pela Snowdog Husky por causa do preço e condutividade térmica 12.8 w/mk (conforme anunciado):

Thermal Grizzly Hydronaut
    Cooler Master MasterGel Pro V2
    Gelid GC-Extreme
    Noctua NT-H1
    Snowdog Husky

Também não vejo real necessidade (isso sem falar no preço) que justifique usar pasta térmica a base de metal líquido na refrigeração de laptops.

Abraço!

• Eu também estou pensando em trocar a pasta térmica do ph315-52. Eu estou pensando em adquirir a grizzly kryonaut.

egydiocoelho Trailblazer

• eGomes

A Thermal Grizzly Kryonaut tem duas versões (patrão 😎 / pobreta 😅):

Kryonaut Extreme
    Kryonaut Ultra High Performance

• JackJr

Tinkerer

Olá amigos! Muito obrigado pela ajuda de vocês!

Foi necessário entrar em contato com a garantia para resolver o problema da placa. Depois que enviei o laptop para assistência, foi resolvido o problema. Já estou com ele em pleno vapor!

Mas pela nota de serviço, o custo seria de quase R$ 2500. Se não tivesse na garantia…

Penso que tenha sido algum defeito de série específica.

Muito obrigado mesmo pela vossa ajuda!

• Ainda bem que você conseguiu resolver o problema.

egydiocoelho Trailblazer