Porta Gigabite não recebe 1 Giga no Predator PO5-620

Lusanri
Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter
editado agosto 2023 em Gaming - Predator e Nitro

Olá.

O produto que eu adquiri foi o Predator Orion PO5-620, cujo tem como adaptador de rede o Realtek Gaming 2.5GbE Family Controller.

Meu plano de internet é de fibra ótica de velocidade de 1 Giga. O PC possui compatibilidade para receber esta conexão. Ao acessar as propriedades dele, notei que estava com "Auto Negociação". Como meu plano de internet é de 1 Giga e a máquina pode receber até 2.5 Gbps, pensei em colocar nesta opção.

Antes a velocidade que recebia era no máximo uns 360mb/s. "Settando" para 2.5 Gbps subiu apenas 50mb/s (410mb/s), mas "settando" para 1.0 Gpbs obtive 620mb/s, mas não chegou ao que o plano prometia. Em outras máquinas a velocidade chega de fato ao que foi contratado (940mb/s).

O cabo que eu estou utilizando é o recomendado, CAT5e.

Também chequei se tinha alguma atualização para a placa de rede, mas está na versão mais atual. Meu sistema operacional é o Windows 11 Pro.

Não sei mais o que pode estar acontecendo. O problema não seria com a operadora de serviço de internet, pois cumpre a velocidade em outras máquinas. Se possível alguém poderia me ajudar no caso? Desde já agradeço.

Melhor resposta

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,826 Guru
    editado agosto 2023 Responder ✓

    Pelo menos já tivemos uma melhora bastante significativa em relação ao teste anterior. E também já podemos deduzir que seja algo relacionado a drivers e/ou configuração dos parâmetros do adaptador LAN.

    Abra uma janela do Prompt de comando / Terminal (modo Admin), em seguida digite o comando abaixo indicado:

    netsh interface tcp set global autotuninglevel=normal
    

    Em seguida, reinicie o computador e execute novamente um teste de velocidade.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

«13

Respostas

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter

    Print com os detalhes do Ethernet:

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,001 Trailblazer

    Olá, bom dia.

    Já tentou utilizar outro cabo ou até mesmo mudar de porta (Lan) no roteador?

    Em tese em Auto Negociação já deveria receber o contratado, ao menos mostrar pelo SpeedTest.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,826 Guru
    editado agosto 2023

    Olá @Lusanri,

    Seja bem vindo(a)! Além de seguir a sugestão do nosso colega @RenanVilela para fazer um teste com outro cabo de rede (de preferência cat 6), verifique se os conectores 8P8C (aka RJ45) estão utilizando o esquema de crimpagem T568-B.

    Experimente também atualizar o driver do controlador de rede:

    https://www.realtek.com/en/component/zoo/category/network-interface-controllers-10-100-1000m-gigabit-ethernet-pci-express-software

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter

    Olá @RenanVilela. Sim, já testei em outras portas e até com outro cabo CAT5e e CAT6, porém dá no mesmo. Segue abaixo a print do teste de velocidade realizado em outra máquina, utilizando o mesmo cabo:

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter

    Sim, o cabo ele é assim mesmo:

    Tentarei utilizar este driver e conto se solucionou.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,001 Trailblazer

    Entre em Modo Seguro com rede e faça o teste, veja se haverá alguma alteração.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,826 Guru
    editado agosto 2023

    Se possível, faça um teste com este mesmo cabo no outro PC que está conseguindo atingir as velocidades máximas desejadas. Pois existe a possibilidade de que este cabo esteja com algum problema no conector ou fratura em um dos fios e com isso estar gerando erros de CRC e/ou perca de pacotes durante a transmissão.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter
  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,826 Guru

    Ok @Lusanri,

    Isso significa que o cabo está ok! Houve alguma melhora após atualizar o driver do controlador de rede!?

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter

    Nada de diferente quando executo o teste em modo de segurança com acesso à internet.

    Nenhuma melhoria, inclusive realizei o teste mais uma vez pelo terminal utilizando o arquivo CLI da SpeedTest para ter certeza de ter nenhuma interferência na conexão quanto a anúncios no site, mesma coisa:

    URL do resultado: https://www.speedtest.net/result/c/79982db0-71c0-46d7-80b8-7d550fececc6

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,826 Guru

    Agradecido pelas informações adicionais e testes realizados! Experimente configurar as seguintes opções nas Propriedades do seu adaptador de rede Realtek:

    Large Send Offload v2 (IPv4) = Off
    Large Send Offload v2 (IPv6) = Off
    Green Ethernet = Disabled
    Power Energy Eficient = Disabled
    Idle Power Saving = Disabled

    Reinicie o seu computador e então execute novamente o teste de velocidade da sua conexão.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,001 Trailblazer

    Consegue subir um LiveLinux ou um WindowsToGo em um pendrive para realizar o teste?

    Pois caso em um desses dê certo então sabemos que possa ser algo em relação ao SO instalado na máquina.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,826 Guru

    Desinstale também qualquer software bloatware acelerador de Internet (exemplo: cFosSpeed, Internet Speed Booster, etc), caso você possua instalado nesta máquina.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter

    @eGomes Removi o máximo possível daqui.

    Configurei nestas opções também, mas continua a mesma coisa:

    URL: https://www.speedtest.net/result/c/e038d00e-cca4-4809-9005-8e43d7159995

    Tentei com o Rufus instalar no pendrive mas tive uns problemas com ele. Mas de fato em outras máquinas está dando a velocidade contratada.

  • RenanVilela
    RenanVilela ACE Posts: 15,001 Trailblazer

    Se possível tente com o Yumi que também dá certo, seria mais para termos uma noção.

    Acer Predator Helios 300 Core i7 9750H
    Sodimm DDR4 2666MHz 16 GB Sk Hynx
    Sodimm DDR4 2666MHz 16GB Crucial
    SSD 512GB Sandisk Plus
    SSD M2 Nvme 512GB XPG GAMMIX S11 Lite
    SSD M2 Sata3 128GB WD
    ________________________________________________________________________________________________________________
    -->>  Dicas para amenizar a temperatura durante Jogos — Acer Community  <<--
    ________________________________________________________________________________________________________________

    Se a minha resposta te ajudou, curta o comentário e fortaleça com o Sim se possível!!

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,826 Guru
    editado agosto 2023 Responder ✓

    Pelo menos já tivemos uma melhora bastante significativa em relação ao teste anterior. E também já podemos deduzir que seja algo relacionado a drivers e/ou configuração dos parâmetros do adaptador LAN.

    Abra uma janela do Prompt de comando / Terminal (modo Admin), em seguida digite o comando abaixo indicado:

    netsh interface tcp set global autotuninglevel=normal
    

    Em seguida, reinicie o computador e execute novamente um teste de velocidade.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Quando você conecta na banda de 5Ghz sem fio, qual é a taxa de download e upload?

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :) 
  • Lusanri
    Lusanri Member Posts: 17 Troubleshooter
    editado agosto 2023

    @eGomes digitei o comando e reiniciei a máquina. No mesmo segundo que o windows iniciou fui fazer o teste de velocidade e atingiu 945mb. Mas depois de uns 5min, fiz o teste de novo e retornou novamente para a mesma faixa de 400mb.

  • eGomes
    eGomes Member Posts: 3,826 Guru

    Só agora vi que você editou seu tópico!

    Neste caso, verifique se não há algum programa ou serviço de terceiros que esteja alterando indevidamente as configurações anteriormente mencionadas.

    Se possível, dê mais detalhes sobre a configuração da sua rede, informando também, o modelo (nome completo) do modem / roteador fornecido pelo seu ISP. Pois é bastante comum alguns aparelhos possuirem portas LAN "capadas" pelo Provedor de Internet.

    É hora de dizer adeus ao Windows 11! 🤢🤮👎🏻 Linux Zorin e Mint, aí vou eu...🫡🫣

  • Experimente desinstalar o antivírus, caso você tenha algum instalado. Isso pode interferir no desempenho da rede também.

    Oi! Eu não sou sou a cortana! Mas estou aqui para ajudar! Hi! I'm not the cortana! But I'm here to help!
    Se você gostou da minha resposta, marque como solução clicando em sim! If you liked my answer, mark it as a solution by clicking on yes!
    Aceite somente a resposta que ajudou a solucionar o seu problema! Please accept only the response that helped to solve your problem!
    Detection tool click here to find the serial number or partnumber of your model!                                                          
                                                      
                                                     egydiocoelho Trailblazer
     
    ProductKey clique aqui para descobrir o serial do windows! click here to discover the windows serial!
    Para usuários da comunidade inglesa, espanhola, francesa e alemã, usarei o google tradutor! :)
    For users of the English, Spanish, French and German community, I will be using google translator! :)