Nitro 5 AN 515-44 - Reiniciando sozinho em games - Kernel Evento 41 (63)
Olá, estou com um problema recente no meu Nitro 5 que possui a seguinte configuração:
Processador: Ryzen 7 4800H
GPU: NVIDIA GeForce 1650
16 GB RAM
Qualquer game que inicio, assim que carrega, ele simplesmente reinicia sozinho. Ao checar os eventos do "ruindows" 11 ele indica um nível-crítico que é o evento 41 (63) do Kernel-Power. Conforme Log a seguir:
TimeCreated
[ SystemTime] 2023-06-25T13:58:03.5953076Z
EventRecordID 34351
Correlation
Execution
[ ProcessID] 4
[ ThreadID] 8
Channel System
Computer JEFFPC
Security
[ UserID] S-1-5-18
BugcheckCode 0
BugcheckParameter1 0x0
BugcheckParameter2 0x0
BugcheckParameter3 0x0
BugcheckParameter4 0x0
SleepInProgress 0
PowerButtonTimestamp 0
BootAppStatus 0
Checkpoint 0
ConnectedStandbyInProgress false
SystemSleepTransitionsToOn 0
CsEntryScenarioInstanceId 0
BugcheckInfoFromEFI false
CheckpointStatus 0
CsEntryScenarioInstanceIdV2 0
LongPowerButtonPressDetected false
LidReliability false
InputSuppressionState 0
PowerButtonSuppressionState 0
LidState 1
Já fiz de tudo: limpeza, troca de pasta térmica, fiz testes de memória VRAM e RAM, atualizei os drivers mais recentes, reinstalei os antigos e estáveis (indicados no suporte da Acer), e já tentei as indicações recomendadas nos fóruns da Microsoft.
Alguém poderia me ajudar?
Respostas
-
Olá @JeffersonPD91,
Seja bem-vindo! Infelizmente esse erro é um problema "crônico" nos laptops Acer equipados com processadores AMD Ryzen, devido a falta de atualização do código AGESA e SMU. Você pode conferir mais detalhes e a versão do mesmo nos Nitro 5 AN515-44, no(s) tópico(s) abaixo indicado:
Experimente desabilitar a opção AMD-IOMMU e AMD-SVM nas configurações do BIOS. Se você instalou a última atualização do Windows 11 (KB5027231), tente reverte-la pois pode estar causando problemas por incompatibilidade ou bug de BIOS.
1 -
Ok meu nobre. Muito obrigado pela resposta. Vou testar aqui e trazer um feedback. (Só pra constar, a BIOS está atualizada a versão mais recente postada no site suporte da ACER).
1 -
Infelizmente o windows não permite desinstalar essa atualização (KB5027231). Só permite outras;
0 -
@eGomes após fazer um benchmark com Red Dead Redemption 2 e GPU-Z, esse foi o resultado até o momento da reinicialização.
As frequências finalizaram em 1500 MHz (Clock) e 1740 MHz (GPU)
775 MHz (RAM)
0 -
Talvez você não tenha instalado ainda esta atualização (KB5027231)! Ou se tiver usado a ferramenta DISM com o parâmetro /ResetBase, para limpar as atualizações anteriores, não será possível reverter a sua instalação.
Pressione as teclas Win + R (Executar), digite: dxdiag <pressione Enter>, aguarde a ferramenta concluir a verificação inicial (barra indicadora verde), em seguida clique no botão "Salvar informações…" e então anexe aqui o arquivo DxDiag.txt. utilizando o botão "Subir arquivo" (vide ícone clips logo abaixo).
Abra o menu Iniciar \ Painel de Controle \ Todos os Itens do Painel de Controle \ Segurança e Manutenção \ Monitor de Confiabilidade (ou pressione Win + R e digite: perfmon /rel e tecle <ENTER>). Clique em "Exibir todos os relatórios de problemas". Em seguida, examine e procure por eventuais erros críticos e de hardware que estejam ocorrendo, e se houver arquivos de despejo disponíveis (DUMP) faça o upload aqui.
1 -
Segue o arquivo do DX e o Log XMTL após testar novamente. Antes tinha acontecido uma BSOD envolvendo o ntoskrnl senão me engano. Mas dei a mancada de fazer uma limpeza e não salvar.
1 -
@eGomes não tinha nada no relatório de problemas. Mas consegui essa transcrição da BSOD:
O computador foi reinicializado após uma verificação de erro. Essa verificação foi: 0x00000101 (0x000000000000000c, 0x0000000000000000, 0xfffff80210456180, 0x0000000000000000). Um despejo de memória foi salvo em: C:\WINDOWS\Minidump\062523-10796-01.dmp. Id de Relatório: c81d0613-66a6-43ed-9029-729adbd602c1.
1 -
Você pode desinstalar o software DriverEasy! Faça o upload aqui deste arquivo para darmos uma analisada:
C:\WINDOWS\Minidump\062523-10796-01.dmp
0 -
Eu instalei ele hoje para atualizar todos os drivers (aí fechou durante uma reinicialização). O problema já ocorria antes de eu instalar esse software.
Como eu disse, infelizmente o arquivo*.dmp foi apagado.
0 -
Ok @JeffersonPD91,
Examine a pasta
C:\Windows\Minidump
e veja se há algum outro despejo disponível.0 -
Faz quanto tempo que você comprou o seu? Tenho exatamente esse modelo e o mesmo também dava esse erro, comprei em janeiro do ano passado, quando passou um mês q a garantia acabou ele deu problema de vez no caso em fevereiro deste ano, e agora o processador fica travado em 0.38ghz deixando extremamente lento, além de não carregar mais, quando comprei de cara ele apresentou esse erro, mas como não era sempre achei que poderia ser sistema, então deixei para la, boa sorte para o seu problema não se agravar porque o meu virou um peso para papel de tão lento que ficou e não achei solução em lugar nenhum. Praticamente 6k que joguei no lixo comprando isso,
1 -
Esse lixoeok é um combo de problemas
1 -
Aparentemente estão ocorrendo violações de acesso (c0000005), talvez seja pela versão antiga da ferramenta Furmark (1.8.2) que você possui instalado. Experimente baixar a versão mais recente:
1 -
@eGomes Infelizmente não tem nada pasta Minidump chequei inclusive com a opção exibir arquivos ocultos marcada.
Quanto
0 -
Sem problemas, @JeffersonPD91! Quando for gerado você faz o upload aqui. Apenas confirme se o seu Windows está configurado para gerar os arquivos de despejo de memória:
1 -
Infelizmente @eduramosrock a garantia do meu encerrou mês passado. Na época achei o core i7 menos vantajoso mesmo sendo de na geração mais recente, em vez do Ryzen 7. Na época muitos acharam melhor. Obviamente me enganei
0 -
Está sim. Postarei quando surgir
0